Versículos sobre discípulos

Na lista de hoje trago para vocês os melhores versículos sobre discípulos que podemos encontrar na Palavra. Estes versículos sobre discípulos nos ajudarão a entender verdades importantes sobre quem foram os discípulos de Jesus e quem são eles hoje em dia.

Estudar estes versículos sobre discípulos pode te ajudar a entender melhor sobre o assunto, fazer um trabalho, preparar uma ministração ou apenas utilizar esta lista como referência.

O que você vai ver nesse post?

Separação clara entre discípulos e multidão

Começamos a nossa lista de versículos sobre discípulos mostrando a separação clara que existe entre a multidão que seguia Jesus e os seus discípulos. Começamos por um texto simples:

“Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos”

Mateus 23:1

Note que a Palavra, no texto acima faz uma separação entre a multidão e os discípulos. Assim como o faz no texto abaixo:

“Depois disto partiu Jesus para o outro lado do mar da Galiléia, que é o de Tiberíades. E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos. E Jesus subiu ao monte, e assentou-se ali com os seus discípulos.”

João 6:1-3

No texto abaixo note como todo o povo (multidão) ouvia a Jesus mas ele se dirige apenas aos discípulos em suas instruções:

“E, ouvindo-o todo o povo, disse Jesus aos seus discípulos: Guardai-vos dos escribas, que querem andar com vestes compridas; e amam as saudações nas praças, e as principais cadeiras nas sinagogas, e os primeiros lugares nos banquetes; Que devoram as casas das viúvas, fazendo, por pretexto, largas orações. Estes receberão maior condenação.”

Lucas 20:45-47

Versículos sobre discípulos – Proximidade

Uma verdade sobre os discípulos, é que eles eram muito próximos de Cristo. Eles não era como a multidão, que ouvia o que Cristo falava, muitas vezes não entendia e iam para suas casas. Os discípulos estavam próximos, recebiam a mensagem de maneira clara, viviam com Cristo.

Nos versículos abaixo vemos como Jesus era próximo dos discípulos:

“E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta? E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.”

Lucas 8:9,10

No texto abaixo note que toda a multidão estava lá, mas apenas os discípulos estavam realmente próximos a Jesus:

“E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos? E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil.”

João 6:8-10

Novamente, em outro momento da vida de Cristo, em algo provavelmente mais particular, quem estavam juntos eram os discípulos:

“E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram.”

Lucas 22:39

Obediência dos discípulos

Uma segunda verdade sobre os discípulos é que eles obedeciam a Cristo. Eles seguiam a Cristo onde quer que Ele fosse, estavam próximos e obedeciam o que Jesus dizia. Neste primeiro texto os vemos sguindo a Cristo:

“E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram;”

Mateus 8:23

Neste segundo vemos eles obedecendo Jesus, exatamente como Ele havia pedido:

“E, indo os discípulos, e fazendo como Jesus lhes ordenara, trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima.”

Mateus 21:6,7

A posição do discípulo

Outra coisa que precisamos saber sobre os discípulos que eles sabiam a posição deles. Jesus os ensinava isso. Eles sabiam que eles não era maiores, mas que deveriam ser como Ele:

“Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos?”

Mateus 10:24,25

Os discípulos também sabiam que, como tais, teriam que fazer uma parte do trabalho:

“Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos”

João 4:2

Ainda na questão de quem eles eram, da posição deles em relação ao mestre, eles sabiam que precisavam cuidar do mestre:

“Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele. E entretanto os seus discípulos lhe rogaram, dizendo: Rabi, come.”

João 4:30,31

Versículos sobre discípulos – Inconstância

Apesar de tudo o que vimos até aqui, aprendemos também com a Palavra que mesmo estes discípulos de Cristo, pessoas próximas, que o amavam, que o serviam, não eram exatamente um exemplo de constância:

“E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.”

João 6:65,66

Note no texto acima que muitos discípulos deixaram de andar com Cristo após ouvirem uma palavra mais dura.

Esboço de ministração sobre discípulos

Com todos estes textos e ideias que foram compartilhadas aqui, podemos extrair muitas ministrações. Porém quero deixar uma um pouco mais preparada para você.

Que tipo de discípulo temos sido?

Texto base: João 6:47-69

Mensagem principal: Devemos ser os discípulos que tomaram uma decisão, carregam essa decisão todos os dias e não olham para trás.

Para você refletir

Todos nós estamos ligados a Cristo de uma maneira ou de outra. Podemos ser como os fariseus, que o conheciam de longe, criticavam ou não criam em suas Palavras. Essa é a posição de muitas pessoas hoje em dia.

Podemos ser como a multidão, que ouvia Cristo, muitas vezes não o entendia e voltavam para suas casas, muitas vezes da mesma maneira que chegaram para ouvi-lo.

Também podemos ser como aqueles que o seguiam, recebiam algum milagre e logo se esqueciam de quem Ele era. Temos um exemplo disso na história dos dez leprosos, em Lucas 17.

Podemos ser como os discípulos que seguiam a Jesus. Estes se dividem em diversos grupos. Temos aqueles que começaram a seguir Jesus, não aguentaram as verdades que ouviram e logo o abandonaram. Vemos isso no texto de João 6, quando Jesus diz que eles deveriam comer a sua carne e beber o seu sangue para ter parte com ele. Muitos se escandalizaram e foram embora. Será que temos sido como este tipo de discípulo, que quando ouve algo que não lhe agrada abandona os caminhos do Senhor?

Podemos ainda ser como os discípulos que tomaram a decisão de ficar. Também encontramos estes em João 6. Após muitos darem as costas para Cristo, Pedro se levanta e admite a dura verdade: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.” (João 6:68)

Assim como outros, Pedro tinha algo muito claro em seu coração: eu não tenho outro lugar para ir, tomei uma decisão em minha vida e não vou voltar atrás. Essa é a atitude de quem entende sua posição em Cristo, como um servo que foi comprado, um servo que tem um Senhor a quem deve servir por amor. Não voltar atrás, quando tudo nos diz para fazê-lo, é ter o coração voltado para Cristo e o espírito provado e aprovado.

Que tipo de discípulos temos sido? Que tipo de discípulos queremos ser?

Tópicos para abordar

  1. Texto
  2. A multidão
  3. Os que foram curados
  4. Os discípulos que abandonaram
  5. Os discípulos que tomaram a decisão de ficar

Perguntas para compartilhar

Caso você esteja preparando uma ministração para célula, pode ser interessante ter algumas peruguntas para compartilhar:

  • Qual é o tipo de discípulo que você tem sido?
  • O que falta para você estar mais próximo de Cristo?

imagens para compartilhar

Em algumas de nossas listas, prepararmos imagens para que vocês possam compartilhar. Seguem as dessa vez.

Ahhhh, e se você quiser preparar uma imagem para que as outras pessoas possam compartilhar também, é só enviar pra gente que analisaremos se vale a pena incluir aqui. Lembre-se apenas que deve ser uma criação sua e não algo que você pegou na internet, ok?

Mais textos e versículos sobre discípulos

Quer saber o que mais já falamos sobre esse assunto? Que tal dar uma olhada em algum destes posts:

Há bastante tempo atrás também gravei um vídeo falando sobre o assunto:

Além disso, como sempre fazemos em nossas listas, caso você se lembre de outros versículos sobre discípulos que não estão aqui nesta lista, deixe o seu comentário.

Se você gostou deste post, não deixe de se inscrever em nosso canal do Youtube e nos seguir no Instagram.

Paz.

❗ Você sabia? ❗


Existem formas de você aprender ainda mais sobre a palavra:

Deixe um comentário