Homem em frente ao vidro representando os Versículos sobre decisão

Versículos sobre decisão

Na lista de hoje trazemos alguns versículos sobre decisão que podem ajudar de diversas formas:

  • Tomar uma decisão importante
  • Tomar decisões à luz da bíblia
  • Tomar decisões como Jesus
  • Outros

Seja qual for o uso, sabemos que a melhor forma de tomarmos decisões e quando fazemos isso da maneira que mais agrada a Deus. Por isso é tão importante entendermos estes versículos sobre decisão.

Os momentos de decisão em nossas vidas são os momentos que definem o nosso futuro, que moldam aquilo que viveremos. Se querermos viver plenamente os planos de Deus, precisamos nos atentar a estes versículos sobre decisão.

Versículos sobre decisão

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte.” (Tiago 1:5‭-‬6)

“Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem-ordenados!” (Provérbios 4:26)

“Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.” (Provérbios 16:3)

“Não havendo sábia direção, o povo cai, mas, na multidão de conselheiros, há segurança.” (Provérbios 11:14)

“Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.” (Provérbios 14:12)

“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31)

“Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16‭-‬17)

Os 7 passos da decisão

Com os textos que vimos acima, podemos perceber que existem 7 passos para tomarmos decisões corretas. São eles:

  1. Não seja apressado para tomar decisões importantes – Pv 4:26
  2. Peça sabedoria para Deus para tomar a decisão correta – Tg 1:5-6
  3. Aconselhe-se com pessoas sábias – Pv 11:14
  4. Não confie apenas nos seus sentimentos – Pv 14:12
  5. Busque sabedoria nas escrituras – 2 Tm 3:16-17
  6. Confie no SENHOR, que Ele fará o melhor – Pv 16:3
  7. Responda para você: a decisão que estou tomando glorifica a Deus? – 1 Co 10:31

Seguindo estes sete passos que os versículos sobre decisão nos ensinam, você certamente tomará decisões mais acertadas.

Personagens bíblicos que tomaram decisões importantes

A bíblia é cheia de exemplos de pessoas que tomaram decisões importantes e que impactaram totalmente as suas vidas. Quero destacar apenas algumas destas pessoas para o post não virar um livro.

Abraão

Abraão passou pelo mais difícil processo de decisão: entregar seu filho em Holocausto ou não obedecer a Deus. A questão aqui, pelo menos para mim, é que ele tinha tanta certeza da sua confiança no SENHOR, que ele não duvidou que Deus providenciaria o cordeiro.

Quando separou-se de Abrão, Ló teve que decidir para onde levaria sua família. Instigado pelo que viu, decidiu sem consultar ao SENHOR e acabou indo para Sodoma. Confiou apenas em seus sentimentos.

Noé

Com um pedido diferente que o SENHOR lhe havia feito, cabia a decisão de confiar no SENHOR e obdecê-lo, ou de desobedecer e não acreditar. Noé tomou a decisão correta de confiar em Deus.

Jonas

Quando Deus lhe pede para ir para Nínive, Jonas toma a decisão de rumar para Társis. Pobre Jonas, teve que passar alguns dias no ventre do peixe antes de entender que era necessário obedecer. Não refletiu se a decisão que estava tomando glorificava ou não a Deus.

Mais versículos sobre decisão

Como sempre fazemos em nossas listas, caso você se lembre de outros versículos sobre decisão que não colocamos inicialmente aqui, deixe o seu comentário que ficaremos muito felizes em avaliar o texto indicado.

Muitas pessoas nos indicam textos que deixamos passar e isso torna a lista muito mais completa, ajudando outras pessoas.

Caso você tenha gostado dessa lista, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e comprar o nosso livro Muito além de um Pai.

Paz.

Deixe um comentário