Versículos sobre batismo

Na lista de hoje trago para vocês os melhores versículos sobre batismo que podemos encontrar na Palavra.

Esta lista de versículos sobre batismo pode te ajudar a estudar sobre o assunto, montar uma ministração ou até mesmo dar uma aula na EBD.

Caso exista algo que podemos melhorar nessa lista, ou você queira falar conosco sobre ela, deixe o seu comentário.

O que veremos nesse post

Versículos sobre batismo nas águas

O textos que mais encontramos na Bíblia sobre o assunto são de versículos sobre batismo nas águas. Principalmente aqueles que relatam os realizados por João Batista.

Vemos que um dos nomes dados para esse batismo é “batismo de arrependimento”:

“Tendo primeiramente João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo de arrependimento.”

Atos 13:24

O mesmo nome é utilizado em Marcos:

“Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.”

Marcos 1:4

Apesar da passagem abaixo utilizar o mesmo nome, nos ensina que João também instava o povo a crer em Jesus:

“Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.”

Atos 19:4

Também foi chamado de batismo de João:

“Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.”

Atos 19:3

“E todo o povo que o ouviu e os publicanos, tendo sido batizados com o batismo de João, justificaram a Deus.”

Lucas 7:29

“Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João.”

Atos 18:25

Jesus também usou o nome de “batismo de João”

“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Eu também vos perguntarei uma coisa; se ma disserdes, também eu vos direi com que autoridade faço isto. O batismo de João, de onde era? Do céu, ou dos homens? E pensavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que não o crestes? E, se dissermos: Dos homens, tememos o povo, porque todos consideram João como profeta.”

Mateus 21:24-26

Um dos objetivos desse batismo era a confissão pública do arrependimento pelos pecados cometidos até então. Por isso é chamado de batismo de arrependimento. Aqui também vemos que um dos locais onde João Batizou pessoas foi no Rio Jordão:

“E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.”

Mateus 3:6

O outro objetivo, muito bem descrito por Pedro, era a “indagação de uma boa consciência para com Deus”, ou seja, uma vida pura diante do SENHOR:

“Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;”

1 Pedro 3:21

Abaixo vemos que João batizava em Enom. Esta é uma cidade pela qual passa o Rio Jordão:

“Ora, João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram batizados.”

João 3:23

Versículos relacionados a Cristo

Quando Jesus foi batizado, o céu se abriu:

“E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu;”

Lucas 3:21

Jesus nã batizava as pessoas, quem batizava eram seus discípulos:

“(Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos),”

João 4:2

Batismo na morte

Paulo usa o termo “batismo na morte” neste que é um dos principais versículos sobre batismo:

“De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.”

Romanos 6:4

Paulo nos ensina sobre sermos batizados com Cristo, o que entendemos sobre batismo na morte:

“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.”

Gálatas 3:27

Quando Paulo diz que fomos sepultados com ele no batismo, está falando sobre a morte da nossa velha natureza:

“Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.”

Colossenses 2:12

Jesus fala sobre esse batismo através de palavras muito verdadeiras para seus discípulos:

“E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado;”

Marcos 10:39

Versículos sobre batismo no espírito

Um outro tipo de batismo que vemos presente na Palavra é o batismo no Espírito. Vemos o próprio João Batista anunciando isso:

“Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.”

Marcos 1:8

Em atos temos a mesma verdade anunciada:

“Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.”

Atos 1:5

Vemos o mesmo nestes outros versículos sobre batismo em Atos:

“E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.”

Atos 11:16

“E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.”

Atos 19:6

Outros versículos sobre batismo

Existem ainda outrs versículos sobre batismo na bíblia, que vou deixar aqui para a sua reflexão. Caso você entenda que devemos colocá-los em alguma seção aqui do post, basta deixar o seu comentário.

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”

Marcos 16:16

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”

Mateus 28:19

Vemos que João fala duramente com os religiosos da época:

“E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?”

Mateus 3:7

Filipe batizou o Eunuco que creu em Jesus:

“E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.”

Atos 8:38

Versículos enviados por vocês

Como sempre fazemos em nossas listas de versículos, separamos uma parte do post para aqueles textos que nossas leitoras e nossos leitores recomendaram que colocássemos na lista.

Caso você se lembre de algum versículo sobre batismo que esquecemos de colocar nesta lista, basta deixar o seu comentário.

Você também pode se interessar em ver nossas outras listas de versículos.

Não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube e nos seguir no Instagram.

Paz.

Deixe um comentário