Jovem sendo batizado, representando os versículos sobre batismo

Versículos sobre batismo

Na lista de hoje trago para vocês os melhores versículos sobre batismo que podemos encontrar na Palavra.

Esta lista de versículos sobre batismo pode te ajudar a estudar sobre o assunto, montar uma ministração ou até mesmo dar uma aula na EBD.

Caso exista algo que podemos melhorar nessa lista, ou você queira falar conosco sobre ela, deixe o seu comentário.

O que veremos nesse post

Versículos sobre batismo nas águas

O textos que mais encontramos na Bíblia sobre o assunto são de versículos sobre batismo nas águas. Principalmente aqueles que relatam os realizados por João Batista.

Vemos que um dos nomes dados para esse batismo é “batismo de arrependimento”:

“Tendo primeiramente João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo de arrependimento.”

Atos 13:24

O mesmo nome é utilizado em Marcos:

“Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.”

Marcos 1:4

Apesar da passagem abaixo utilizar o mesmo nome, nos ensina que João também instava o povo a crer em Jesus:

“Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.”

Atos 19:4

Também foi chamado de batismo de João:

“Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.”

Atos 19:3

“E todo o povo que o ouviu e os publicanos, tendo sido batizados com o batismo de João, justificaram a Deus.”

Lucas 7:29

“Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João.”

Atos 18:25

Jesus também usou o nome de “batismo de João”

“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Eu também vos perguntarei uma coisa; se ma disserdes, também eu vos direi com que autoridade faço isto. O batismo de João, de onde era? Do céu, ou dos homens? E pensavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que não o crestes? E, se dissermos: Dos homens, tememos o povo, porque todos consideram João como profeta.”

Mateus 21:24-26

Um dos objetivos desse batismo era a confissão pública do arrependimento pelos pecados cometidos até então. Por isso é chamado de batismo de arrependimento. Aqui também vemos que um dos locais onde João Batizou pessoas foi no Rio Jordão:

“E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.”

Mateus 3:6

O outro objetivo, muito bem descrito por Pedro, era a “indagação de uma boa consciência para com Deus”, ou seja, uma vida pura diante do SENHOR:

“Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;”

1 Pedro 3:21

Abaixo vemos que João batizava em Enom. Esta é uma cidade pela qual passa o Rio Jordão:

“Ora, João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram batizados.”

João 3:23

Versículos relacionados a Cristo

Quando Jesus foi batizado, o céu se abriu:

“E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu;”

Lucas 3:21

Jesus nã batizava as pessoas, quem batizava eram seus discípulos:

“(Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos),”

João 4:2

Batismo na morte

Paulo usa o termo “batismo na morte” neste que é um dos principais versículos sobre batismo:

“De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.”

Romanos 6:4

Paulo nos ensina sobre sermos batizados com Cristo, o que entendemos sobre batismo na morte:

“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.”

Gálatas 3:27

Quando Paulo diz que fomos sepultados com ele no batismo, está falando sobre a morte da nossa velha natureza:

“Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.”

Colossenses 2:12

Jesus fala sobre esse batismo através de palavras muito verdadeiras para seus discípulos:

“E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado;”

Marcos 10:39

Versículos sobre batismo no espírito

Um outro tipo de batismo que vemos presente na Palavra é o batismo no Espírito. Vemos o próprio João Batista anunciando isso:

“Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.”

Marcos 1:8

Em atos temos a mesma verdade anunciada:

“Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.”

Atos 1:5

Vemos o mesmo nestes outros versículos sobre batismo em Atos:

“E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.”

Atos 11:16

“E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.”

Atos 19:6

Não sei como esqueci deste texto que a nossa leitora Galdina nos enviou. Ainda bem que a memória dela é muito melhor que a minha:

“Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.”

Atos 2:37,38

Outros versículos sobre batismo

Existem ainda outrs versículos sobre batismo na bíblia, que vou deixar aqui para a sua reflexão. Caso você entenda que devemos colocá-los em alguma seção aqui do post, basta deixar o seu comentário.

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”

Marcos 16:16

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”

Mateus 28:19

Vemos que João fala duramente com os religiosos da época:

“E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?”

Mateus 3:7

Filipe batizou o Eunuco que creu em Jesus:

“E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.”

Atos 8:38

imagens para compartilhar

Em algumas de nossas listas, prepararmos imagens para que vocês possam compartilhar. Seguem as dessa vez.

Ahhhh, e se você quiser preparar uma imagem para que as outras pessoas possam compartilhar também, é só enviar pra gente que analisaremos se vale a pena incluir aqui. Lembre-se apenas que deve ser uma criação sua e não algo que você pegou na internet, ok?

Versículos enviados por vocês

Como sempre fazemos em nossas listas de versículos, separamos uma parte do post para aqueles textos que nossas leitoras e nossos leitores recomendaram que colocássemos na lista.

Caso você se lembre de algum versículo sobre batismo que esquecemos de colocar nesta lista, basta deixar o seu comentário.

Você também pode se interessar em ver nossas outras listas de versículos.

Não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube, nos seguir no Instagram, e entrar na nossa comunidade do telegram

Paz.


Comments

2 respostas para “Versículos sobre batismo”

  1. Avatar de Galdina
    Galdina

    2.37 a 2.39 de atos apóstolos

    1. Olá Galdina! Muito obrigado pelas referências!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *