Versículos sobre a mulher

Antes de mais nada, preciso ressaltar que esse post de versículos sobre a mulher não tem nenhuma intenção de diminuir as mulheres, ser misógino, machista ou qualquer coisa do tipo. Apenas selecionamos alguns versículos que achamos interessantes.

Essa lista de versículos sobre a mulher pode lhe ajudar a entender melhor o que a bíblia fala sobre as mulheres, montar uma ministração ou apenas estudar mais.

Versículos sobre a mulher

Orientações bíblicas

A bíblia nos traz alguns versículos sobre a mulher que são orientações importantes. O primeiro nos diz que as esposas devem ser honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis. Aliás, este poderia ser um versículos não apenas para mulheres, mas para todas as pessoas:

“Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.” (1 Timóteo 3:11)

Sobre as mulheres idosas, a Palavra traz um ensinamento importante sobre o seu papel:

“As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.” (Tito 2:3-5)

A verdadeira beleza

A verdadeira beleza da mulher não está nos adereços ou na maquiagem, mas sim em atributos que a bíblia revela serem importantes. Um deles é a honra:

“A mulher aprazível guarda a honra, como os violentos guardam as riquezas.” (Provérbios 11:16)

A outra é o comportamento geral dela:

“A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como apodrecimento nos seus ossos.” (Provérbios 12:4)

Outro ponto que a Bíblia relata nestes versículos sobre as mulheres, é que a mulher deve ser sábia:

“Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derriba-a com as suas mãos.” (Provérbios 14:1)

Ainda na questão da verdadeira beleza das mulheres, o livro de Provérbios nos dá essa pérola:

“Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.” (Provérbios 31:30)

Versículos sobre a mulher – Submissão

A submissão da mulher é sempre é um assunto muito delicado. Isso acontece por conta de diversos entendimentos incompletos da Palavra. Nessa lista de versículos sobre a mulher, não vamos entrar em muitos detalhes desse assunto, vamos apenas trazer alguns textos importantes.

O primeiro deles é uma instrução de Pedro:

“Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;” (1 Pedro 3:1)

Este abaixo é um ensinamento de Paulo:

“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;” (Efésios 5:22)

O mesmo Paulo iz que isso é o que “convém no Senhor”:

“Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor.” (Colossenses 3:18)

Outros versículos sobre a mulher

A bíblia tem vários versículos sobre a mulher, um deles que às vezes é deixado de lado é este de 1 Coríntios. O que você pensa sobre ele?

“As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque lhes não é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é indecente que as mulheres falem na igreja.” (1 Coríntios 14:34‭-‬35)

Muito semelhante ao anterior, temos esse de 1 Timóteo:

“A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.” (1 Timóteo 2:11‭-‬12)

imagens para compartilhar

Em algumas de nossas listas, prepararmos imagens para que vocês possam compartilhar. Seguem as dessa vez.

Ahhhh, e se você quiser preparar uma imagem para que as outras pessoas possam compartilhar também, é só enviar pra gente que analisaremos se vale a pena incluir aqui. Lembre-se apenas que deve ser uma criação sua e não algo que você pegou na internet, ok?

Contribuição das leitoras

As nossas leitoras e nossos leitores sempre contribuem com nossas listas de versículos. É isso que faz com as nossas listas de posts sejam tão completas.

Por isso, se você se lembra de outros versículos sobre a mulher, deixe o seu comentário.

Não se esqueça de também se inscrever em nosso canal no youtube.

Paz.


Comments

5 respostas para “Versículos sobre a mulher”

  1. […] se esqueça também que temos um post muito legal com versículos sobre as […]

  2. homem *espanca a mulher*
    ah, mas a mulher tem que estar sujeita ao marido, ela deve ter feito algo

    1. Olá “…” (você não se identificou, por isso usei o mesmo “nome” que você usou)

      Este exemplo que você deu é um extremo. Uma agressão foge completamente do padrão de Deus. Isso não tem nada a ver com sujeição.

      Quando a bíblia fala que a mulher deve estar sujeita, submissa ao marido, está falando de algo completamente diferente.

      Se você quiser, podemos conversar sobre o assunto.

      Deus abençoe sua vida.

  3. Avatar de Noemy
    Noemy

    Olá, a questão da mudez da mulher nas igrejas era um costume, ou seja, uma lei do tempo em que foi escrito esse texto (versículo), a mulher naquele tempo não era nem considerada parte da sociedade direito, sendo portanto muito diminuída em suas capacidades intelectuais e restrita apenas ao casamento e a procriação, não sendo portanto esse versículo uma ordem concreta de Deus, até porque nós vemos missionárias e pregadoras da Palavra que o próprio Deus levanta, capacita e leva para vários países para anunciar o Reino dos Céus.
    É importante frisar que todos somos iguais perante Deus e o que verdadeiramente difere um homem de uma mulher são as suas funções no casamento e a sua incapacidade de gerar filhos (fora as óbvias diferenças físicas), fora isso, somos todos iguais como seres humanos, podendo sobretudo viver em harmonia e paz, sem pisar, diminuir ou menosprezar ninguém, até porque estes serão humilhados para que os que foram e/ou estão sendo humilhados, sejam exaltados por Deus.

  4. Avatar de Orquestra Som do Céu.
    Orquestra Som do Céu.

    Outros versículos bíblicos sobre a mulher: “Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derriba-a com as suas mãos.” Provérbios 14.01.

    “A casa e a fazenda são a herança dos pais; mas do Senhor vem a mulher prudente.” Provérbios 19.14.

  5. Avatar de euzinha
    euzinha

    Me pergunto e acho que todos homens deveriam se perguntar também, como cristo amou a igreja? Obviamente logo de cara é uma pergunta que tem o seu impacto à qualquer um que a leia, afinal, estamos falando de Cristo, um amor genuíno, incondicional e logo relembramos o maior ato de amor e compaixão por toda humanidade, ele sofreu, foi torturado e morreu por pecadores. Quando falamos no amor de cristo pela igreja compreendemos de forma simples ser um ato que superou tudo já vivido em nossa história. Com isso entramos em um ponto complexo citado em Efésios 5:25-29, “Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela” ignoramos o impacto verdadeiro disso, focamos na submissão necessária da mulher, esquecendo também “Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo.” Em uma análise geral da evolução de nossas culturas, muitas das vezes mantemos padrões simplesmente por favorecerem um ou outro enquanto “escolhemos” nos desenvolver em outras coisas. Em uma breve explicação voltada à criação de homens e mulheres, na biblia vemos em sua passagem, “As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque lhes não é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é indecente que as mulheres falem na igreja.” (1 Coríntios 14:34‭-‬35) em nossa cultura as mulheres tem voz, na igreja, trabalho, escolas, mas porque mantemos os mesmos costumes em sua criação? trazendo para nossos dias, como imaginamos um homem amando sua esposa como cristo amou a igreja? ele aguardando sua roupa ser lavada, sua comida ser feita, suas coisas arrumadas, sua casa limpa enquanto assiste TV após um dia de trabalho comum? Sobrecarregar uma mulher desnecessariamente é sinônimo de obediência e algo certo. Acho importante frisar a necessidade de um equilíbrio, de mudanças nesses hábitos, afinal de contas, mulheres fazem as mesmas coisas que os homens atualmente. Muitas das vezes essa visão padronizada tem sido utilizada por homens como argumento para se isentar, de responsabilidades individuais, como na criação dos filhos, participação em suas vidas, seus próprios afazeres em casa. Como tudo que envolva Deus, há de ter amor, dialogo e decência. Sou a favor de casais que conversam e se compreendem entre si, entendem a necessidade do outro e prezam por cuidar, muitas vezes deixamos de lado o real significado de cuidar e impondo seu contexto em coisas fúteis, como sustentar uma família e simplesmente isso, homens não vão a guerra mais, nem caçar para sustentar suas famílias, a partir disso é perceptível ver um novo equilíbrio de natureza de um homem e mulher, ninguém maior que o outro, nenhum se sobressai ao outro. Tanto homens quanto mulheres mudaram em sua forma de viver, tudo se depende de um equilíbrio e direção, você não é mais por ser homem e trabalhar, entenda isso. Pois ao mesmo tempo, nem sempre o homem consegue manter o mínimo de respeito à suas parceiras, mas como isso? um típico exemplo em nossa era digital, é usar seus olhos para curtir, admirar entre outras coisas mulheres, um simples detalhe, mas que
    deixara-lo longe de ser o amor de cristo, pense nisso antes de impor uma cobrança e responsabilidade que nem mesmo você faz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *