Versículos de solidariedade

Hoje trazemos uma lista com os melhores versículos de solidariedade que podemos encontrar na bíblia. Este é um assunto muito falado na Palavra, de diferentes maneiras mas que, comumente, é esquecido por nós.

São tantos versículos de solidariedade ou assuntos similares, que foi muito difícil selecionar os melhores. Espero que vocês gostem da lista.

Esta lista pode te ajudar a entender melhor sobre o assunto, montar uma ministração sobre solidariedade ou até mesmo uma aula ou reunião de célula.

Como sempre fazemos, você já deve estar acostumado, caso você se lembre de outros versículos de solidariedade que não colocamos nesse post, basta deixar o seu comentário.

Versículos de solidariedade – Perigos e obrigações

A solidariedade é uma obrigação

Uma das coisas que vemos ao longo da Palavra, nestes tantos versículos de solidariedade, é que isso é uma obrigação para todo cristão.

Não podemos olhar para o lado, ver a situação das pessoas que estão em necessidade e não nos compadecer.

“Pois nunca deixará de haver pobre na terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra.” (Deuteronômio 15:11)

Note, no texto acima, que isso é um mandamento do SENHOR para nossas vidas. A passagem está no velho testamento, mas Jesus confirma isso

“Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.” (Mateus 5:42)

Jesus continua falando sobre isso em vários outros versículos de solidariedade:

“E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira.” (Lucas 3:11)

“Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói.” (Lucas 12:33)

“Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.” (Gálatas 6:2)

Temos, na sabedoria de provérbios, outro texto importante

“O que oprime o pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado o honra.” (Provérbios 14:31)

Os perigos da falta de solidariedade

Se a solidariedade é um mandamento, a falta dela certamente nos trará consequências. Separamos dois versículos de solidariedade que falam sobre isso:

“O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, ele mesmo também clamará e não será ouvido.” (Provérbios 21:13)

“Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado.” (Ezequiel 16:49)

Versículos de solidariedade com promessas

Além de ser um mandamento, agir com solidariedade também está relacionado a diversas promessas de Deus para nós.

Isso é importante pois deve mudar a nossa visão do que é um mandamento e também da extrema bondade de Deus para conosco.

Veja alguns versículos de solidariedade que falam sobre as promessas:

Promessas no velho testamento

“Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal. O Senhor o livrará, e o conservará em vida; será abençoado na terra, e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos. O Senhor o sustentará no leito da enfermidade; tu o restaurarás da sua cama de doença.” (Salmos 41:1-3)

“O que dá ao pobre não terá necessidade, mas o que esconde os seus olhos terá muitas maldições.” (Provérbios 28:27)

“Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício.” (Provérbios 19:17)

“O que vê com bons olhos será abençoado, porque dá do seu pão ao pobre.” (Provérbios 22:9)

“A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.” (Provérbios 11:25)

“O homem bom se compadece, e empresta; disporá as suas coisas com juízo; Porque nunca será abalado; o justo estará em memória eterna.” (Salmos 112:5,6)

“Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda.” (Isaías 58:7,8)

Promessas no novo testamento

“Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.” (Lucas 6:38)

“Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mateus 25:37-40)

Versículos de solidariedade diversos

Além disso, existe um versículo de solidariedade muito importante, que nos diz que o que damos, não é nosso, mas do próprio SENHOR. Isso significa que, além de ser um mandamento com uma promessa atrelada, ainda damos do que não é nosso.

Como não amar um Deus assim?

“Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.” (1 Crônicas 29:14)

A solidariedade é uma característica de grandes pessoas:

“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.” (Provérbios 31:10,20)

Mais versículos de solidariedade

Da mesma maneira que dissemos anteriormente, caso você se lembre de outros versículos de solidariedade que nós não lembramos aqui, por favor deixe o seu comentário.

Todos os versículos de solidariedade enviados pelos leitores, aparecerão nesta parte do post.

Vale a pena dar uma olhada nestes posts também:

Não se esqueça de nos acompanhar no Youtube, onde, de vez em quando, falamos sobre solidariedade.

Paz.

❗ Você sabia? ❗


Existem formas de você aprender ainda mais sobre a palavra:

Deixe um comentário