Homem ajoelhado no chão, apoiando-se no banco de uma igreja. Representa nossa lista de versículos sobre pecado.

Todos os versículos sobre pecado que você precisa conhecer

Na lista de hoje trazemos diversos versículos sobre pecado. A intenção desta lista é ajudar você a montar uma ministração, uma aula ou simplesmente estudar mais sobre o assunto.

Todos os versículos sobre pecado desta lista foram extraídos da versão Almeida Revista e Corrigida.

Versículos sobre pecado – Os principais

Esta lista de versículos sobre pecado precisa começar com um dos principais versos sobre este assunto. No versículo de 1 João 1:9, somos lembrados que, apesar de pecadores, somos perdoados:

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1:9)

Outro versículo sobre pecado muito importante, é o que nos lembra que Jesus pagou o preço:

“Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.” (1 Pedro 2:24)

Engraçado, um dos versículos que eu considero mais importantes sobre o assunto, não fala diretamente sobre pecado:

“E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho?” (Mateus 7:3)

Versículos com exemplos de pecados

Paulo nos apresenta alguns versículos sobre pecado com diversos exemplos em sua primeira carta aos Coríntios:

“Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus.” (1 Coríntios 6:9-10)

Faz o mesmo em sua carta aos Colossenses:

“Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria.” (Colossenses 3:5)

Jesus também nos lembra de uma longa lista de pecados:

“E dizia: O que sai do homem, isso é que contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.” (Marcos 7:20-23)

Mais pesado do que muitos outros versículos sobre pecado, Tiago diz:

“Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” (Tiago 4:17)

Versículos sobre pecados que nos ensinam a não pecar

Algumas pessoas acreditam, erroneamente, que por estarmos na dispensação da Graça, o pecado tem menos peso do que antigamente. Paulo nos alerta sobre isso:

“Pois quê? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum!” (Romanos 6:15)

Os versos anteriores são igualmente importantes:

“Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.” (Romanos 6:12-13)

Pedro também fala sobre isso:

“porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1:16)

Orações relacionadas a pecados

Uma das orações mais famosas relacionadas ao pecado é a de Salmos 51, após Davi pecar por conta de seu desejo por Bate-Seba:

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.” (Salmos 51:1-2)

Em outro Salmo, encontramos mais uma bela oração:

“Por amor do teu nome, Senhor, perdoa a minha iniqüidade, pois é grande.” (Salmos 25:11)

Outros versículos sobre pecado

Nossa lista de versículos sobre pecado conta ainda com outros textos que não categorizamos, mas que são de igual importância. Um exemplo é o que fala que o amor cobre uma multidão de pecados:

“Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobrirá a multidão de pecados.” (1 Pedro 4:8)

Falando sobre como é bom sabermos que somos perdoados, lemos em salmos o seguinte versículo sobre pecado:

“Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.” (Salmos 32:1)

Vídeos do canal sobre pecado

Versículos enviados pelos leitores

Como sempre fazemos em nossas listas de versículos, temos uma seção especial para os versículos sobre pecados que foram enviados pelos nossos leitores.

Caso você se lembre de algum versículo sobre pecado que não está nessa lista, basta deixar o seu comentário.

Imagens com versículos sobre pecado para compartilhar

Caso queira compartilhar em suas redes sociais algumas imagens, disponibilizamos aqui algumas:

Não se esqueça de nos acompanhar no Youtube e no Instagram. Se você gostou dessa lista e quer nos ajudar, por que não compra o nosso livro?

Paz.


Comments

2 respostas para “Todos os versículos sobre pecado que você precisa conhecer”

  1. Avatar de Narcia
    Narcia

    eu quero saber viver com um homem ,sem antes ter o casamento religioso,oi civil é pecado?

    1. Olá Narcia, o que seus pastores pensam sobre isso?

      Já ouvi muitas perguntas assim e aprendi, após um tempo, não responder sem antes fazer algumas perguntas.

      Deus abençoe sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *