Bíblia aberta com caneta

Os 17 melhores versículos sobre casamento

A união entre homem e mulher através do casamento é algo criado por Deus. É o desejo dEle que o casamento dure para toda a vida. Por isso hoje separei os 17 melhores versículos sobre casamento para que você leia e reflita sobre cada um deles.

Essa lista de versículos sobre casamento pode ser utilizada para fortalecer seu matrimônio. Pode também ser usada para lhe ajudar a preparar uma ministração ou simplesmente estudar o assunto.

Versículos sobre casamento – Para sempre

A bíblia começa nos falando que, a partir do momento em que nos casamos, não somos mais duas pessoas, mas nos tornamos uma só carne. Isso significa que você e seu cônjuge estão unidos de uma maneira inseparável, fala sobre a necessidade que existe do casamento durar para a vida toda.

“E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.”

(Marcos 10:8,9)

O mesmo versículos, como relatado por Mateus:

“Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Mateus 19:6)

Em Eclesiastes temos um dos mais famosos versículos sobre casamento, que fala sobre aproveitarmos todos os nossos dias com a mulher que amamos, nossa esposa. Novamente a bíblia está reiterando a importância do casamento durar por toda a vida:

“Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol.”

(Eclesiastes 9:9)

Versículos sobre casamento – Obrigações

A bíblia também tem versículos sobre casamento que falam das obrigações do homem e da mulher. Ao invés de usar estes versículos sobre casamento para acusar o cônjuge, marido e esposa devem usá-los para uma reflexão pessoal do seu papel dentro do casamento.

Segundo a Palavra, ambos devem pagar a devida benevolência um ao outro, como se tivessem uma dívida mútua. Benevolência significa bom ânimo, boa vontade ou manifestação de afeto. Você tem agido assim com o seu cônjuge?

“O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.”

(1 Coríntios 7:3)

Pedro, um homem casado e conhecedor das dificuldades de um casamento, ensina às mulheres sobre sujeição e como ganhar seus maridos para Cristo: sem palavras, mas com atitudes:

“Semelhante, vós mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavras;”

(1 Pedro 3:1)

Também muito famoso é o versículo para casamento que fala da obrigação que temos de nos desligarmos um pouco dos pais para formarmos uma nova família. Apesar de poder ser muito mal interpretado, acredito que você já conheça esse verso e não precise de mais explicações.

“Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher” (Marcos 10:7)

Paulo, em sua carta aos Efésios fala algo bem semelhante ao que Pedro falou sobre a questão da mulher sujeitar-se ao marido. É importante que toda esposa cristã reflita sobre esse assunto, reiterado pelos dois apóstolos.

Além disso nesses versículos sobre casamento, o apóstolo também fala sobre como o homem deve amar à mulher:

“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.”

(Efésios 5:22,23,33)

Mais à frente, o apóstolo continua falando sobre qual o grau de amor com que o marido deve amar à esposa:

“Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.”

(Efésios 5:28)

“Vós, maridos, amai as vossas mulheres como Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,” (Efésios 5:25)

Sobre a importância de entender que a esposa é o vaso mais fraco, Pedro fala que até mesmo as orações do marido podem ser impedidas:

“Igualmente vós maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.”

(1 Pedro 3:7)

Outros versículos sobre casamento

Obviamente a bíblia condena o adultério e a prostituição, ambos relacionados com um estilo de vida promíscuo, que não deve ser o padrão de um casal cristão:

“Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.”

(Hebreus 13:4)

Ao falar sobre a beleza de encontrar uma esposa, Salomão – que foi um homem entendido no assunto – faz uma reflexão quase poética:

“Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor.”

(Provérbios 18:22)

Ele continua nos ensinando como enxergar nossas esposas, mesmo quando o casamento já dura muitos anos:

“Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.”

(Provérbios 5:18)

Falando sobre os benefícios de andarmos em unidade, o autor de Eclesiastes conclui:

“E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.” (Eclesiastes 4:12)

“Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?”

(Eclesiastes 4:11)

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.”

(Eclesiastes 4:9)

Para finalizar, Salomão fala sobre confiança e intimidade no livro de Provérbios:

“O coração do seu marido está nela confiado.”

(Provérbios 31:11)

Se atentarmos para esses versículos sobre casamento e conseguirmos praticá-los, certamente teremos um casamento forte, duradouro e feliz. São revelações simples de entendermos, mas que requerem toda uma vida de exercício e muita dedicação.

Se você tem dificuldades no casamento, tente praticar ao menos um desses versículos sobre casamento por uma semana. Foque nesse versículo, em entendê-lo em profundidade, praticá-lo sem preconceitos e viver essa verdade.

Você conhece outros versículos sobre casamento?

Se você conhece outros versículos sobre casamento que não foram listados nesse post, basta fazer um comentário que eu posso trazê-lo para essa lista. A contribuição dos leitores é essencial para criarmos boas fontes de inspiração, como estamos construindo em nossa lista de versículos para aniversário.

Não deixe de compartilhar esse post com seus amigos e amigas casados(as). Eles também devem refletir sobre essas verdades e viver casamentos cada vez mais felizes.

Mais leituras sobre casamento

Caso você esteja interessado no assunto, seguem duas recomendações de leituras importantes. Esses livros nos ajudam a ter um casamento mais consistente:

Você tem outras sugestões de livros? Comente no post qual é o livro e por qual motivo você o recomenda!

Coisas que você precisa saber sobre o casamento

Vale também dar uma olhada em nosso vídeo onde contamos algumas coisas que todas as pessoas precisam saber sobre o casamento:

Você sabia que temos um post especial com versículos para convite de casamento? Esse post é muito elogiado pelos leitores e vale a pena você conferir.

Paz e um ótimo casamento para você!


Comments

28 respostas para “Os 17 melhores versículos sobre casamento”

  1. Amei de todo o Coração e com todo meu Entendimento tudo que aqui vocês deixaram para nós Leitores , Agradeço Muito , Muito , porque vocês se dispuseram do tempo de vocês para nos ajudarem …
    Há ,e eu quero muito acompanhar vocês e ver a Tati nos vídeos tá bom 😉

    1. Olá Tatiane, obrigado pelo comentário.

      Sobre ver a Tati nos vídeos, estamos trabalhando nisso!! Aguarde novidades.

      Deus abençoe sua vida.

  2. Deixo aqui um comentário de agradecimento ,porém Também faço um pedido para que os irmãos em Cristo Jesus publicasse ou me enviasse por e-mail o estudo com respaldo bíblico capítulo e versículo sobre o casamento eterno, Agradeço desde já obrigado Espero ser respondido

    1. Olá Zildo, obrigado pelo comentário.

      O que você deseja nesse estudo? Responder à questão se o casamento é eterno ou não? Se for isso, não me parece uma questão complexa, pois Jesus falou claramente sobre esse assunto:

      “E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento; Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento;” (Lucas 20:34,35)

      Hoje sou casado e muito feliz. Na ressurreição não serei mais casado com minha esposa e seremos muito felizes por estar com o Pai.

      Paz.

  3. Olá, gostaria de saber sua opinião, sobre a passagem de I Pedro 3:1, é dirigido somente a mulheres casadas com descrentes ou também um conselho a quem se case com um descrente?

    1. Olá Ana, não sei se entendi sua pergunta, mas vejo que este versículo é dirigido a todas as mulheres que estão casadas com um descrente.

      A bíblia nos orienta a não andarmos em jugo desigual, nos casando com pessoas que não compartilham da mesma fé, afinal, isso traz uma série de problemas para o casamento. Não que seja proibido ou que certamente o casamento será um fracasso, é apenas um bom conselho que existe na Palavra.

      Respondi sua pergunta?

  4. Avatar de Amorim
    Amorim

    André gostei muito do versículos sobre o casamento e me enteressa muito……..

    1. Olá Amorim, obrigado pelo comentário.

      Espero que tenha encontrado o que estava procurando.

      Deus abençoe sua vida!!!

  5. Avatar de Zacarias Moisés Manuel
    Zacarias Moisés Manuel

    Gostei bastante. Sempre visito a pagina.

    1. Olá Zacarias! Fico muito feliz que você sempre nos visite, é uma honra receber a sua visita.

      Continue deixando seus comentários.

      Deus abençoe sua vida!

  6. Avatar de Zacarias Moisés Manuel
    Zacarias Moisés Manuel

    Eu estou em Moçambique, sou moderador de um programa chamado ” Reunião de casais” preciso de evidencias para o meu ensino no projecto. Mas com a pagina espero grande apoio.

    1. Olá Zacarias! Deus abençoe esse seu projeto!

  7. Avatar de Fabiana
    Fabiana

    Eu quero vê a Tati nos vídeos.

  8. Avatar de Idaiana
    Idaiana

    Porque não posso comungar se eu não for casada na igreja ..

    1. Olá Idaiana, essa é uma resposta que apenas o pastor da sua igreja poderá lhe fornecer. É mais seguro conversar com ele, ok?

      Deus abençoe sua vida!

  9. Avatar de Zélia
    Zélia

    Gostei,porém tem muitos versículo no livro de provérbio e no livro de cantares que são como conselhos que caberia nesse estudo e ficaria mais rico. Minha opinião
    Deus abençoe vocês

    1. Olá Zélia, você nos sugere algum?

      Deus abençoe sua vida!

  10. Avatar de De Almeida
    De Almeida

    André, o que fazer para que umsy viúva crente possae casar com um divorciado também crente rnt Jesus, será eury há solução, eu nsoy encontro na Bíblia, mas talvez me possa ajudar, obrigado,

    1. Olá De Almeida, eu sinceramente não sou a melhor pessoa para responder esse tipo de questionamento e nem tenho detalhes do seu caso para opinar precisamente. Não tenho tanto conhecimento sobre esse caso, mas encontro na Palavra algumas direções em Mateus 5:32 e 1 Coríntios 7:15.

      Acho que não ajudei muito. Minha melhor recomendação é: converse com o seu pastor.

      Deus abençoe!

  11. Avatar de Daisy santos moreno clarindo
    Daisy santos moreno clarindo

    Muito obrigado pela contribuição .
    Anotei todos para estudar , colocar em pratica e ajudar a outros também.
    Deus continue os abençoando 🙌🙏

    1. Amém! Glória a Deus!

  12. Pereira e o meu nome angolano crente, queria uma ajuda de quando paulo falava pra os não são casados e caiem em fornicacao, dizendo se nao aguenta e melhor casarem.
    Eles ate querem mais não estao preparado financeiramente o que fazer?

    1. Olá Pereira! Graça e paz.

      É muito difícil responder sem conhecer a situação específica. Quando eu me casei só tinha uma casa alugada, nem móveis eu tinha. Isso funcionou para mim, mas não posso dizer que vai funcionar para todas as pessoas. O mais correto, na minha opinião, é orar, pedir a direção de Deus e conversar com seus pais e os pais da pessoa com quem você quer se casar. Tendo a direção de Deus e a benção dos pais, já é o primeiro passo.

      Um grande abraço a todos os nossos irmãos em Angola!

  13. Avatar de Ariane
    Ariane

    Olá. Gostaria de saber qual sua opinião sobre relacionamento abusivo?

    1. Olá Ariane, graça e paz.

      É muito difícil responder essa pergunta sem entender o caso. O que se considera “abusivo” muda de cultura para cultura. Por exemplo: em algumas culturas, as mulheres não podem sair na rua mostrando nada do corpo, além dos olhos. Se um marido exige isso de uma esposa em outra cultura, isso pode ser considerado um abuso.

      Em outras situações, o abuso pode ser físico, o que nos leva a uma conversa completamente diferente.

      Entende meu ponto? Não consigo responder essa pergunta sem saber mais detalhes.

      Se quiser falar conosco de maneira mais privada, basta mandar um e-mail para: [email protected]

      Deus abençoe sua vida!

  14. Seu conteúdo é nota 1000, abriu minha mente com cada palavra e em breve vou me casar.
    Obrigado por compartilhar.
    Beijos!

    1. Glória a Deus!! Deus abençoe seu casamento!

  15. Avatar de Aejvillas Villanckullos
    Aejvillas Villanckullos

    Amen. Muito util. Sejam abencoados multiplicada e abundantemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *