Para compartilhar

Os 17 melhores versículos sobre casamento

Bíblia aberta com caneta
Escrito por André

A união entre homem e mulher através do casamento é algo criado por Deus. É o desejo dEle que o casamento dure para toda a vida. Por isso hoje separei os 17 melhores versículos sobre casamento para que você leia e reflita sobre cada um deles.

Essa lista de versículos sobre casamento pode ser utilizada para fortalecer seu matrimônio. Pode também ser usada para lhe ajudar a preparar uma ministração ou simplesmente estudar o assunto.

Versículos sobre casamento – Para sempre

A bíblia começa nos falando que, a partir do momento em que nos casamos, não somos mais duas pessoas, mas nos tornamos uma só carne. Isso significa que você e seu cônjuge estão unidos de uma maneira inseparável, fala sobre a necessidade que existe do casamento durar para a vida toda.

“E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Marcos 10:8,9)

O mesmo versículos, como relatado por Mateus:

“Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Mateus 19:6)

Em Eclesiastes temos um dos mais famosos versículos sobre casamento, que fala sobre aproveitarmos todos os nossos dias com a mulher que amamos, nossa esposa. Novamente a bíblia está reiterando a importância do casamento durar por toda a vida:

“Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol.” (Eclesiastes 9:9)

Versículos sobre casamento – Obrigações

A bíblia também tem versículos sobre casamento que falam das obrigações do homem e da mulher. Ao invés de usar estes versículos sobre casamento para acusar o cônjuge, marido e esposa devem usá-los para uma reflexão pessoal do seu papel dentro do casamento.

Segundo a Palavra, ambos devem pagar a devida benevolência um ao outro, como se tivessem uma dívida mútua. Benevolência significa bom ânimo, boa vontade ou manifestação de afeto. Você tem agido assim com o seu cônjuge?

“O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.” (1 Coríntios 7:3)

Pedro, um homem casado e conhecedor das dificuldades de um casamento, ensina às mulheres sobre sujeição e como ganhar seus maridos para Cristo: sem palavras, mas com atitudes:

“Semelhante, vós mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavras;” (1 Pedro 3:1)

Também muito famoso é o versículo para casamento que fala da obrigação que temos de nos desligarmos um pouco dos pais para formarmos uma nova família. Apesar de poder ser muito mal interpretado, acredito que você já conheça esse verso e não precise de mais explicações.

“Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher” (Marcos 10:7)

Paulo, em sua carta aos Efésios fala algo bem semelhante ao que Pedro falou sobre a questão da mulher sujeitar-se ao marido. É importante que toda esposa cristã reflita sobre esse assunto, reiterado pelos dois apóstolos.

Além disso nesses versículos sobre casamento, o apóstolo também fala sobre como o homem deve amar à mulher:

“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.” (Efésios 5:22,23,33)

Mais à frente, o apóstolo continua falando sobre qual o grau de amor com que o marido deve amar à esposa:

“Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.” (Efésios 5:28)

“Vós, maridos, amai as vossas mulheres como Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,” (Efésios 5:25)

Sobre a importância de entender que a esposa é o vaso mais fraco, Pedro fala que até mesmo as orações do marido podem ser impedidas:

“Igualmente vós maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.” (1 Pedro 3:7)

Outros versículos sobre casamento

Obviamente a bíblia condena o adultério e a prostituição, ambos relacionados com um estilo de vida promíscuo, que não deve ser o padrão de um casal cristão:

“Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.” (Hebreus 13:4)

Ao falar sobre a beleza de encontrar uma esposa, Salomão – que foi um homem entendido no assunto – faz uma reflexão quase poética:

“Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor.” (Provérbios 18:22)

Ele continua nos ensinando como enxergar nossas esposas, mesmo quando o casamento já dura muitos anos:

“Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.” (Provérbios 5:18)

Falando sobre os benefícios de andarmos em unidade, o autor de Eclesiastes conclui:

“E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.” (Eclesiastes 4:12)

“Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?” (Eclesiastes 4:11)

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.” (Eclesiastes 4:9)

Para finalizar, Salomão fala sobre confiança e intimidade no livro de Provérbios:

“O coração do seu marido está nela confiado.” (Provérbios 31:11)

Se atentarmos para esses versículos sobre casamento e conseguirmos praticá-los, certamente teremos um casamento forte, duradouro e feliz. São revelações simples de entendermos, mas que requerem toda uma vida de exercício e muita dedicação.

Se você tem dificuldades no casamento, tente praticar ao menos um desses versículos sobre casamento por uma semana. Foque nesse versículo, em entendê-lo em profundidade, praticá-lo sem preconceitos e viver essa verdade.

Você conhece outros versículos sobre casamento?

Se você conhece outros versículos sobre casamento que não foram listados nesse post, basta fazer um comentário que eu posso trazê-lo para essa lista. A contribuição dos leitores é essencial para criarmos boas fontes de inspiração, como estamos construindo em nossa lista de versículos para aniversário.

Não deixe de compartilhar esse post com seus amigos e amigas casados(as). Eles também devem refletir sobre essas verdades e viver casamentos cada vez mais felizes.

Mais leituras sobre casamento

Caso você esteja interessado no assunto, seguem duas recomendações de leituras importantes. Esses livros nos ajudam a ter um casamento mais consistente:

Você tem outras sugestões de livros? Comente no post qual é o livro e por qual motivo você o recomenda!

Você sabia que temos um post especial com versículos para convite de casamento? Esse post é muito elogiado pelos leitores e vale a pena você conferir.

Paz e um ótimo casamento para você!

Sobre o autor

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário