Para compartilhar

Os melhores versículos sobre pagar o mal com o bem

Os melhore versículos sobre pagar o mal com o bem
André
Escrito por André

Na lista de hoje temos os melhores versículos sobre pagar o mal com o bem. A bíblia fala diversas vezes sobre esse assunto e é algo que não podemos desprezar. Pagar o mal com o bem é uma obrigação de todos os cristãos e deve ser um comportamento natural para todos nós.

Como sempre, essa lista de melhores versículos sobre pagar o mal com o bem pode servir para você estudar melhor sobre o assunto, montar uma aula ou até mesmo uma ministração.

Se você se lembrar de outros versículos sobre pagar o mal com o bem, deixe o seu comentário!

Versículos sobre pagar o mal com o bem – VT

Como de costume, vamos apresentar a lista de versículos pela ordem em que aparecem na bíblia. Sendo assim, começamos com o melhor exemplo disso, José:

“José deu ordem de encher de mantimentos suas sacas, de restituir o dinheiro de cada um em sua bolsa e lhes dar provisões para o caminho. E assim lhes foi feito.” (Gênesis 42:25)

Após isso temos dois versículos sobre pagar o mal com o bem que vem da sabedoria do livro de Provérbios:

“Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor, e ele te livrará. Pesos diferentes são abomináveis ao Senhor, e balança enganosa não é boa.” (Provérbios 20:22,23)

“Não digas: Como ele me fez a mim, assim o farei eu a ele; pagarei a cada um segundo a sua obra.” (Provérbios 24:29)

Versículos sobre pagar o mal com o bem – NT

Todavia, a maior quantidade de versículos sobre pagar o mal com o bem estão no Novo Testamento. Começamos com Jesus nos deixando muito claro o que precisamos fazer:

“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;” (Mateus 5:43,44)

Paulo, que perseguia cristãos, também fala várias vezes sobre o assunto. Em Romanos ele coloca o que Jesus falou de outra maneira:

“A ninguém devolvei mal por mal. Procurai proceder corretamente diante de todas as pessoas.” (Romanos 12:17)

E também nos lembra que essa é uma luta que devemos travar, ou seja, pagar o mal com o bem não é algo natural para nós:

“Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.” (Romanos 12:21)

A mesma coisa ele diz na carta aos tessalonicenses:

“Vede que ninguém pague a outro mal por mal. Antes, procurai sempre praticar o bem entre vós e para com todos.” (1 Tessalonicenses 5:15)

Pedro também fala a mesma coisa em sua epístola:

“Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.” (1 Pedro 3:9)

“Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.” (1 Pedro 3:11,12)

Como sempre, se você se lembrar de mais versículos sobre pagar o mal com o bem que não estão nessa lista, basta deixar o seu comentário que faremos as devidas atualizações nesse post.

Sobre pagar o mal com o bem

Nós também gravamos um vídeo falando sobre o assunto. Veja o vídeo  e não esquece de se inscrever no canal:

Contribuições de vocês

Como sempre acontece em nossas listas de posts, as pessoas que nos acompanham costumam deixar comentários sobre versículos que poderiam estar aqui. Por isso vou listar aqui alguns.

Desta vez recebemos um comentário tão rico, que resolvi deixar o texto integral que a nossa atenta leitora Bárbara Iara nos fez:

“Oi André.

Estudando aqui em casa um pouco desse assunto, percebi que Davi passou por essa situação três vezes:

– A primeira, em 1 Samuel 24, ele corta um pedaço da orla de Saul para mostrar a ele que poderia ter matado o rei mas ,não o fez;

– Depois disso, no capítulo 25 ele decide se vingar de Nabal pelas palavras ásperas que recebeu dele, mas foi interrompido no caminho por Abigail, sua esposa;

– Após esse episódio, no capítulo 26, Davi poupou mais uma vez a vida do Rei Saul, mostrando que não se deve pagar o mal com mal e sim com bem

Agradeço seus comentários, me ajudaram bastante. Deus abençoe seu ministério e sua família.”

Nesse caso, tudo o que eu posso dizer é: muito obrigado Bárbara!

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

7 Comentários

  • Oi André…estudando aqui em casa um pouco desse assunto, percebi que Davi passou por essa situação três vezes…a primeira, em 1 Samuel 24, ele corta um pesado da orla de Saul para mostrar a ele que poderia ter matado o rei mas ,não o fez…depois disso, no capítulo 25 ele decide se vingar de Nabal pelas palavras ásperas que recebeu dele, mas foi interrompido no caminho por Abigail, sua esposa…após esse episódio, no capítulo 26, Davi poupou mais uma vez a vida do Rei Saul, mostrando que não se deve pagar o mal com mal e sim com bem…agradeço seus comentários…me ajudou bastante…Deus abençoe seu ministério e sua família…

  • Há 50 anos que espero justiça e nada. Não quero vingança, desejo justiça. Mas o safado até minha filha que nem era nascida sofre com as injustiças dele. Esperar mais o que

    • Olá Carmen, obrigado pelo comentário.

      Eu não conheço o seu caso e seu comentário me interessou muito. Nessa situação, qual a diferença entre justiça e vingança?

      Espero não soar rude, afinal, essa não é minha intenção.

      Deus abençoe sua vida.

Deixe um comentário