Para compartilhar

Os melhores versículos sobre pagar o mal com o bem

Os melhore versículos sobre pagar o mal com o bem
André
Escrito por André

Na lista de hoje temos os melhores versículos sobre pagar o mal com o bem. A bíblia fala diversas vezes sobre esse assunto e é algo que não podemos desprezar. Pagar o mal com o bem é uma obrigação de todos os cristãos e deve ser um comportamento natural para todos nós.

Como sempre, essa lista de melhores versículos sobre pagar o mal com o bem pode servir para você estudar melhor sobre o assunto, montar uma aula ou até mesmo uma ministração.

Versículos sobre pagar o mal com o bem – VT

Como de costume, vamos apresentar a lista de versículos pela ordem em que aparecem na bíblia. Sendo assim, começamos com o melhor exemplo disso, José:

“José deu ordem de encher de mantimentos suas sacas, de restituir o dinheiro de cada um em sua bolsa e lhes dar provisões para o caminho. E assim lhes foi feito.” (Gênesis 42:25)

Após isso temos dois versículos sobre pagar o mal com o bem que vem da sabedoria do livro de Provérbios:

“Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor, e ele te livrará. Pesos diferentes são abomináveis ao Senhor, e balança enganosa não é boa.” (Provérbios 20:22,23)

“Não digas: Como ele me fez a mim, assim o farei eu a ele; pagarei a cada um segundo a sua obra.” (Provérbios 24:29)

Versículos sobre pagar o mal com o bem – NT

Todavia, a maior quantidade de versículos sobre pagar o mal com o bem estão no Novo Testamento. Começamos com Jesus nos deixando muito claro o que precisamos fazer:

“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;” (Mateus 5:43,44)

Paulo, que perseguia cristãos, também fala várias vezes sobre o assunto. Em Romanos ele coloca o que Jesus falou de outra maneira:

“A ninguém devolvei mal por mal. Procurai proceder corretamente diante de todas as pessoas.” (Romanos 12:17)

E também nos lembra que essa é uma luta que devemos travar, ou seja, pagar o mal com o bem não é algo natural para nós:

“Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.” (Romanos 12:21)

A mesma coisa ele diz na carta aos tessalonicenses:

“Vede que ninguém pague a outro mal por mal. Antes, procurai sempre praticar o bem entre vós e para com todos.” (1 Tessalonicenses 5:15)

Pedro também fala a mesma coisa em sua epístola:

“Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.” (1 Pedro 3:9)

“Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.” (1 Pedro 3:11,12)

Como sempre, se você se lembrar de mais versículos sobre pagar o mal com o bem que não estão nessa lista, basta deixar o seu comentário que faremos as devidas atualizações nesse post.

Sobre pagar o mal com o bem

Nós também gravamos um vídeo falando sobre o assunto. Veja o vídeo  e não esquece de se inscrever no canal:

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário