Para compartilhar

Os 12 melhores versículos de agradecimento

Os 12 melhores versículos de agradecimento
André
Escrito por André

Quando paramos para pensar em tudo o que Deus já fez por nós fica impossível não sermos gratos. Por mais que estejamos passando por momentos difíceis e que as circunstâncias sejam desfavoráveis, isso não apaga tudo o que Ele fez por nós. Por isso hoje trago para vocês uma lista com os 12 melhores versículos de agradecimento.

Ele nos salvou, nos resgatou do pecado e pagou um alto preço pelas nossas vidas. Ele nos guarda todos os dias, sustenta nossas vidas em cada aspecto necessário e nos livra do mal. Sua misericórdia nos alcança diariamente e nossos pecados são perdoados. Por isso, uma lista com versículos de agradecimento é tão importante. Ter estes versículos de agradecimento em mente nos ajuda a ter um coração grato.

Seu amor, infinito, é o que permite que ainda estejamos vivos. Estes versículos de agradecimento nos lembram da necessidade que temos de sermos gratos todos os dias por tudo isso que Ele nos fez e nos faz.

Falando sobre gratidão

No vídeo abaixo falamos um pouco sobre a importância de termos um coração grato a Deus. Vale a pena assistir para refletir um pouco sobre o assunto.

Versículos de agradecimento

Salmos

O livro de Salmos contempla a maior parte dos versículos de agradecimento que podemos encontrar na bíblia. Davi escreveu muitos deles e foi conhecido por ter um coração muito grato a Deus, mesmo nos períodos de maior dificuldade.

“Darei graças ao Senhor por sua justiça; ao nome do Senhor Altíssimo cantarei louvores.” (Salmos 7:17)

Davi é conhecidamente autor de muitos hinos e versículos de agradecimento. Em seus cânticos é muito comum encontrarmos os frutos de um coração grato.

“Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; anunciar de manhã o teu amor leal e de noite a tua fidelidade” (Salmos 92:1-2)

Uma das coisas que Davi entendia é que louvar ao Senhor é agradecê-lo por tudo o que Ele fez, faz e vai fazer.

“Vamos à presença dele com ações de graças; vamos aclamá-lo com cânticos de louvor. Pois o Senhor é o grande Deus, o grande Rei acima de todos os deuses.” (Salmos 95:2-3)

No temor do Senhor Davi também entendia que devemos entrar na presença de Deus louvando-o, da mesma maneira que Jesus nos ensina na oração modelo.

“Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.” (Salmos 100:4)

O versículo de agradecimento abaixo se repete na Palavra diversas vezes. Colocamos aqui na lista de versículos de agradecimento apenas uma vez, mas se você voltar um pouco, vai ver que o salmo 106 começa da mesma maneira:

“Deem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.” (Salmos 107:1)

Em vários salmos de agradecimento, aprendemos que o amor de Deus dura para sempre. Isso já é motivo mais que suficiente para termos um coração grato:

“Tu és o meu Deus; graças te darei! Ó meu Deus, eu te exaltarei! Deem graças ao Senhor, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.” (Salmos 118:28-29)

“Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!” (Salmos 136:1)

Versículos de agradecimento em outros livros

Porém, não temos versículos de agradecimento apenas no livro de Salmos. Podemos encontrar outros versículos de agradecimento ao longo de toda a bíblia. Apesar de não termos certeza de quem é o autor do livro de 1 Crônicas, vemos que essa pessoa sabia a importância da gratidão a Deus:

“Rendam graças ao Senhor, pois ele é bom; o seu amor dura para sempre.” (1 Crônicas 16:34)

“Agora, nosso Deus, damos-te graças, e louvamos o teu glorioso nome.” (1 Crônicas 29:13)

Em 1 Tessalonicenses aprendemos com Paulo que devemos ser gratos em todas as circunstâncias, na boas e nas ruins:

“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (1 Tessalonicenses 5:18)

Em 2 Timóteo Paulo nos fala sobre uma maneira de agradecer a Deus:

“Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você, noite e dia, em minhas orações.” (2 Timóteo 1:3)

E em Colossenses temos um versículo de agradecimento que, dentre outras coisas, nos deixa esse mandamento “E sejam agradecidos”:

“Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.” (Colossenses 3:15-17)

Para ministrar sobre agradecimento

Todos os cristãos devem aprender a ter um coração grato a Deus. Por isso é importante que todo ministro conheça essa lista de versículos de agradecimento. Aqui listo algumas possibilidades de ministrações com o tema de gratidão ou agradecimento:

  • Um coração grato a Deus: nesta ministração você pode falar sobre como Davi, com um coração grato, passou por diversas lutas e venceu todas elas sem se deixar esmorecer. Para esta ministração, a primeira parte da lista de versículos de agradecimento, de Salmos, será muito útil.
  • Gratidão ou murmuração: nesta ministração você pode levar as pessoas a refletir sobre o que tem tomado seus corações, a gratidão a Deus ou a murmuração e reclamação. Aqui você pode fazer um contraste entre Davi e o povo que saiu do Egito, que murmurou por muito tempo, apesar dos diversos milagres de Deus.
  • Raízes da gratidão: nesta ministração você pode trabalhar o entendimento sobre as raízes de um coração grato que, como aprendemos com nossa lista de versículos sobre gratidão, está baseada no reconhecimento de que Deus é bom.

Outros versículos de agradecimento

E aí, gostou da nossa lista de versículos de agradecimento? Tem algum versículo para incluir nesta lista? Então basta comentar este post que eu vou atualizá-lo com todos os versículos de agradecimento que os leitores enviarem.

Que tal separar um tempo agora para orar, agradecendo a Deus por tudo o que Ele tem feito?

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

38 Comentários

  • Glória seja dada a ele .pq. Ele é bom ele tem feito o seu povos marchar na terra com segurança..Eu amo demais esse Deus.demais mais mesmo assim é pouco.

    • Olá Lucia, obrigado pelo comentário.

      Nosso amor por Deus jamais será grande o suficiente. O que Ele fez por nós é impagável, tudo o que podemos fazer é glorificá-lo.

      Deus abençoe sua vida.

  • Nossa! André, me ajudou muito a preparar minha ministração … Deus é maravilhoso e por isso eu o louvo não só pq Deus é bom, mas pq sua misericórdia é tremenda. Deus o abençoe.

    • Olá Bismarck, obrigado pelo comentário.

      Fico feliz que esse post tenha lhe ajudado a montar a sua ministração. Saber disso nos faz continuar a trabalhar aqui no blog.

      Deus abençoe sua vida.

  • Amém,Gloria a Deus.Gostei de todos os versirculo.que eu fui esclarecida. Estou muito Grato ao Senhor ;por tudo que tem feito em minha vida.

  • obrigada senhor pela vida desse teu servo que a tuas benção seja constantes em sua vida, e da sua família, e pelo entendimento que estamos aqui para somente te agradar.Porque tu és o merecedor de toda honra e glorias

Deixe um comentário