Para compartilhar

Os 25 melhores versículos sobre dinheiro

Versículos sobre dinheiro
André
Escrito por André

Hoje trago para vocês uma lista com os 25 melhores versículos sobre dinheiro. Espero que essa lista possa lhe ajudar a entender melhor o que a bíblia diz sobre dinheiro, montar uma ministração ou simplesmente estudar mais sobre o assunto.

A bíblia tem centenas de versículos sobre dinheiro e, escolher uma lista com os melhores, é um trabalho muito difícil. Por isso, caso você se lembre de algum versículo sobre dinheiro que não foi contemplado nessa lista, deixe seu comentário. Nós sempre atualizamos estes nossos posts com as recomendações dos leitores.

Antes de começar, vale a pena você dar uma olhada nesse vídeo:

Versículos sobre dinheiro

O dinheiro sempre este presente em nossas vidas e temos muitos alertas na bíblia sobre como utilizá-lo, de onde vem nossos sustento e sobre os cuidados que devemos ter na administração de nossos recursos.

O problema do amor ao dinheiro

Quero começar falando de alguns versículos sobre dinheiro que falam sobre os problemas que ele pode nos trazer. A bíblia é muito clara falando que o problema não ter ou não ter dinheiro, ter muito ou pouco, mas sim que o problema está em amar o dinheiro.

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.” (Mateus 6:24)

Jesus deixa o assunto muito claro: não podemos amar a Deus e ao dinheiro. Em algumas traduções a palavra “dinheiro” será trazida como “Mamon”, que, segundo o que consta, era o deus dos filisteus relacionado à prosperidade.

Paulo “rasga o verbo” ao falar sobre como o acúmulo de riquezas pode ser nocivo para os cristãos, que podem se perder.

“Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” (1 Timóteo 6:9,10)

Outra advertência que recebemos da Palavra, num ótimo versículo sobre dinheiro é de que nunca nos fartaremos dele. Por mais que tenhamos dinheiro, sempre vamos querer mais, essa é uma característica de pessoas que amam ao dinheiro.

“Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade.” (Eclesiastes 5:10)

A conclusão óbvia que podemos chegar quando analisamos os outros versículos sobre dinheiro, é a que Jesus nos traz no caso do jovem rico: dificilmente uma pessoa muito rica entrará no reino de Deus.

“E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!” (Lucas 18:24)

Além disso, outro alerta que recebemos é que as riquezas não necessariamente trazem paz. Basta olharmos a quantidade de preocupações que os ricos têm no dia-a-dia. São seguranças, a constante preocupação de um roubo, de um sequestro ou algo do tipo:

“Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir.” (Eclesiastes 5:12)

Começamos a receber dicas de como tratar nosso dinheiro e mais um alerta no versículo sobre dinheiro abaixo:

“Há um grave mal que vi debaixo do sol, e atrai enfermidades: as riquezas que os seus donos guardam para o seu próprio dano;” (Eclesiastes 5:13)

Podemos guardar nosso dinheiro para nós apenas e passar por esses problemas, ou podemos dividir, ofertar e compartilhar com nossos irmãos.

De onde vem o que temos

A bíblia também nos fala de onde vem o que temos em alguns ótimos versículos sobre dinheiro:

“Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.” (Deuteronômio 8:18)

Neste primeiro Deus lembra o Seu povo de que até a força que eles têm para trabalhar vem dele. No versículo sobre dinheiro abaixo, o povo se lembra do mesmo princípio:

“Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.” (1 Crônicas 29:14)

A bíblia também nos lembra que o dinheiro vem do trabalho diligente:

“O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece.” (Provérbios 10:4)

“A riqueza de procedência vã diminuirá, mas quem a ajunta com o próprio trabalho a aumentará.” (Provérbios 13:11)

Para resumir: tudo o que temos vem de Deus e é impossível acumular riquezas sem trabalho duro.

A importância da riqueza

Ainda assim existem diversos versículos que nos falam sobre qual é a importância da riqueza em nossas vidas. O primeiro versículo sobre dinheiro que quero analisar, fala que importa mais sermos pessoas corretas com pouco do que ímpios com muito:

“Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios.” (Salmos 37:16)

Também é mais importante o nosso nome do que as riquezas que podemos acumular na vida:

“Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro.” (Provérbios 22:1)

Outro versículo sobre dinheiro que também fala que uma vida correta vale muito mais do que o acúmulo de riquezas, pode ser encontrado em Provérbios:

“De nada aproveitam as riquezas no dia da ira, mas a justiça livra da morte.” (Provérbios 11:4)

Além disso, também somos lembrados, mais uma vez, que o pouco é melhor do que a abundância:

“Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro onde há inquietação.” (Provérbios 15:16)

Veja que a bíblia não está fazendo um apelo à pobreza, está apenas colocando o dinheiro em seu devido lugar: o último em nossas vidas.

“De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?” (Provérbios 17:16)

Sobre a avareza

A bíblia contém diversos versículos sobre dinheiro com direções sobre as riquezas. A primeira que vamos ver fala que não temos que ter em nós nenhum tipo de avareza:

“Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.” (Hebreus 13:5)

Se Ele não nos desampara, temos a certeza que não precisamos de nada mais. Um versículo sobre dinheiro similar a esse é o seguinte:

“O homem bom se compadece, e empresta; disporá as suas coisas com juízo; Porque nunca será abalado; o justo estará em memória eterna.” (Salmos 112:5,6)

Ou seja, não podemos ser avarentos, ver o nosso irmão com necessidade enquanto temos sobrando. Só essa prática já mudaria completamente a nossa vida e a vida das pessoas à nossa volta.

O melhor exemplo que vai no sentido oposto ao da avareza é a oferta da viúva pobre:

“E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito. Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento.” (Marcos 12:41-44)

Recomendações acerca das riquezas

Devemos entender que tudo o que temos à nossa disposição é lucro, uma vez que nada é nosso:

“Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.” (1 Timóteo 6:6-8)

Nele somos lembrados que não trouxemos nada para esse mundo e dele nada levamos. Por isso, se temos o mínimo necessário, como comidas e roupas, estamos felizes. Obviamente é difícil viver assim, mas é algo que devemos sempre ter em mente.

A nossa esperança não pode vir do dinheiro ou daquilo que possuímos, toda a nossa segurança está em Deus:

“Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;” (1 Timóteo 6:17)

Mais um versículo sobre dinheiro que é muito importante, fala que nós temos que aproveitar do fruto do nosso trabalho:

“Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, em que trabalhou debaixo do sol, todos os dias de vida que Deus lhe deu, porque esta é a sua porção.” (Eclesiastes 5:18)

Também somos lembrados que toda a nossa renda deve ser fruto de trabalho, como vemos nesse versículo sobre dinheiro:

“Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós, Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós.” (2 Tessalonicenses 3:7,8)

A bíblia nos ensina ainda que devemos planejar nossos gastos, para que toda a utilização de nossa renda não seja feita de maneira desordenada:

“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?” (Lucas 14:28)

Juntamente com o planejamento, temos um outro versículo sobre dinheiro que nos ensina que devemos gastar apenas no que vale a pena:

“Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.” (Isaías 55:2)

Além de planejar e gastar com o que vale a pena, devemos entender que o ato de honrar a Deus com nossos rendimentos deve ser um padrão na vida do cristão:

Honre ao senhor – “Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.” (Provérbios 3:9,10)

Outros versículos sobre dinheiro

Não devemos ajuntar dinheiro da maneira errada. Vale muito mais termos um bom caráter, amar o nosso próximo e a Deus acima de todas as coisas. O lucro desse estilo de vida é muito maior do que qualquer investimento.

“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Mateus 6:19-21)

Para finalizar, temos um versículo sobre dinheiro onde a bíblia nos ensina que não devemos ficar em dívida com as pessoas. Devemos manter um bom testemunho, como bons pagadores e pessoas corretas.

“Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.” (Romanos 13:7,8)

E então, gostou da nossa lista com os 25 melhores versículos sobre dinheiro? Não se esqueça de que temos diversas outras listas de versículos pelos quais você pode se interessar.

Se você conhecer algum versículo sobre dinheiro que não foi contemplado em nossa lista, basta comentar abaixo.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

4 Comentários

Deixe um comentário