Menino com bíblia na mão

Os 20 melhores versículos sobre sabedoria

Sabedoria é o conhecimento sobre um ou mais assuntos. Quando a bíblia fala sobre sabedoria, algo muito concentrado nos escritos de Salomão, aponta para o conhecimento de Deus e seus caminhos. No post de hoje trago para você os 20 melhores versículos sobre sabedoria.

A ideia de listar o que eu considero como os 20 melhores versículos sobre sabedoria é lhe ajudar a estudar sobre o assunto, ter um conhecimento mais amplo do que a bíblia fala ou montar uma boa ministração.

Como sempre, se você conhecer algum versículo sobre sabedoria, não deixe de comentar esse post, vou tentar mantê-lo atualizado com o que cada leitor me enviar.

Versículos sobre sabedoria

O primeiro versículo sobre sabedoria que temos, talvez o mais conhecido de todos, fala qual é a base para que sejamos pessoas sábias:

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.” (Provérbios 9:10)

Após isso, ainda no livro de Provérbios, vemos Salomão falando novamente sobre a ligação que existe entre o temor do Senhor e a sabedoria. Certamente, se queremos ser pessoas sábias, precisamos entender profundamente o que é o temor do Senhor, qual a diferença entre temor e medo e como devemos agir diante de um tão grande Deus.

“O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.” (Provérbios 15:33)

“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” (Provérbios 1:7)

Quem nos dá sabedoria é o próprio Deus. Ele é o princípio da sabedoria em todos os aspectos, desde nossa vontade de tê-la, com a fonte e raiz. Vemos parte disso nos livros de Provérbios, Jó e Colossenses, com três dos melhores versículos sobre sabedoria:

“Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.” (Provérbios 2:6)

“Com ele está a sabedoria e a força; conselho e entendimento tem.” (Jó 12:13)

“Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.” (Colossenses 2:3)

Tanto no livro de Provérbios quanto no de Eclesiastes temos relatos sobre a importância da sabedoria na vida do cristão. Inicialmente entendemos qual deve ser a prioridade da sabedoria na nossa vida:

“A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.” (Provérbios 4:7)

“Compra a verdade, e não a vendas; e também a sabedoria, a instrução e o entendimento.” (Provérbios 23:23)

Com isso conseguimos rapidamente refletir sobre o investimento de tempo que fazemos em coisas que não serão nada frutíferas, como o tempo que passamos nas redes sociais, por exemplo.

Vemos também, em outros versículos sobre sabedoria, que a sabedoria é melhor que a força e que o dinheiro. Aquele que se dedica a adquirir mais conhecimento sobre Deus poderá chegar à mesma conclusão:

“Então disse eu: Melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre foi desprezada, e as suas palavras não foram ouvidas.” (Eclesiastes 9:16)

“Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela.” (Provérbios 8:11)

Em outro importante versículo sobre sabedoria lemos que aquele que adquire conhecimento e sabedoria é bem-aventurado, é uma pessoa feliz:

“Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;” (Provérbios 3:13)

“Tão boa é a sabedoria como a herança, e dela tiram proveito os que vêem o sol.” (Eclesiastes 7:11)

Em outro versículo sobre sabedoria, entendemos que uma pessoa sábia tem proteção e vida:

“Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor.” (Eclesiastes 7:12)

Existem dois tipos de sabedoria, a de Deus e a do mundo. Enquanto a sabedoria de Deus nos leva para mais próximo dEle em temor e reverência, a do mundo nos leva para a ruína e soberba:

“Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;” (1 Coríntios 2:6)

“A sabedoria do prudente é entender o seu caminho, mas a estultícia dos insensatos é engano.” (Provérbios 14:8)

Também vemos que nós devemos falar da sabedoria de Deus e não daquilo que não edifica:

“A boca do justo jorra sabedoria, mas a língua da perversidade será cortada.” (Provérbios 10:31)

“A minha boca falará de sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento.” (Salmos 49:3)

“A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo.” (Salmos 37:30)

Quando vivemos e falamos da sabedoria do alto, chamamos a atenção do mundo, que percebe algo de diferente. Isso aconteceu com Salomão e a bíblia relata que as pessoas vinham de todos os lugares para ouvir um pouco de sua sabedoria:

“E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão, e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.” (1 Reis 4:34)

Espero que você tenha gostado da nossa lista com os melhores versículos sobre sabedoria e que esse post tenha lhe ajudado de alguma forma.

Versículos sobre sabedoria enviados pelos leitores

Nossa leitora Carmen nos enviou um versículo sobre sabedoria clássico:

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” (Tiago 1:5)

A leitora Lúcia Lopes nos lembrou de um texto do livro de Provérbios, que tem muitos versículos de sabedoria:

“A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia.” (Provérbios 15:2)

O leito Nelson Sena nos trouxe uma sequência de versículos que falam tudo sobre a sabedoria:

“Donde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência? Pois está encoberta aos olhos de todo o vivente, e oculta às aves do céu. A perdição e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama. Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar. Porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus. Quando deu peso ao vento, e tomou a medida das águas; Quando prescreveu leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões; Então a viu e relatou; estabeleceu-a, e também a esquadrinhou. E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.” (Jó 28:20-28)

A nossa leitora Renata Lourenço nos lembrou do seguinte texto:

“O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio.” (Provérbios 11:30)

A leitora Elaine Cristina nos lembrou do texto de Tiago 3 que fala um pouco sobre sabedoria:

“Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.” (Tiago 3:13-18)

O nosso atento leitor Gilberto nos lembrou de mais um texto de Provérbios:

“A sabedoria fortalece ao sábio, mais do que dez poderosos que haja na cidade.” (Eclesiastes 7:19)

Caso você também queira acrescentar algum versículo sobre sabedoria nessa lista, basta você comentar logo abaixo que vamos atualizar o post com os versículos sobre sabedoria que se encaixarem melhor.

Paz.

30 comentários em “Os 20 melhores versículos sobre sabedoria”

  1. Parabéns meu irmão gostei ficou muito bom. Me reconciliei com Jesus agora preciso aprender mais da palavra dele.

    Fica na paz de Cristo!!!

    Responder
  2. Olá boa tarde e paz a todos!
    Muito bom ouvir a palavra de Deus, que ele continue te usando poderosamente.
    Quero compartilhar algo com vocês que eu descobri hoje com Deus.O que é afinal a sabedoria e o temor do senhor? O temor do senhor que é o princípio da sabedoria que nada mais é que a confiança total em Deus onde adquirimos descanso,é com as experiências em descansar em Deus adquirirmos sabedoria cm as experiências vividas através da confiança. Deus abençoe a todos .

    Responder
    • Olá Gilmara, obrigado por compartilhar isso conosco.

      Sempre que puder, por favor comente em nossos posts e vídeos. É muito bom receber a sua participação.

      Deus abençoe sua vida.

      Responder
  3. A palavra acolhida com amor nos faz ser vigilantes. Toda pessoa de fé sabe compreender os sinais dos tempos e os ensinamentos do Senhor. Feliz quem tiver acordado quando o senhor chegar.
    Parabéns por sua partilha em palavra “ANJO AMIGO IRMÃO”

    Responder
  4. Tiago 1: 5. Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. –

    Responder
    • Olá Irinel, não entendi seu pedido. O post já está com 20 versículos de sabedoria. Quais versículos você está precisando?

      Deus abençoe sua vida.

      Responder
    • Olá Lúcia, obrigado pelo comentário.

      Já atualizamos o post para incluir o versículo que você comentou. Continue participando e comentando nossos posts, só com a participação dos leitores poderemos aproximar mais e mais pessoas de Deus.

      Deus abençoe sua vida.

      Responder
  5. bom dia irmao , graça e paz, muito bom seu trabalho abordando esse tema tao importante e tao desprezado por nos , falando um pouco sobre Jo que nos fala muito quem e o possuidor d tida sabedoria ,em Lo 28:20-28 “De onde vem, então, a sabedoria? Onde habita o entendimento?
    Escondida está dos olhos de toda criatura viva, até das aves dos céus.
    A Destruição e a Morte dizem: ‘Aos nossos ouvidos só chegou um leve rumor dela’.
    Deus conhece o caminho; só ele sabe onde ela habita,
    pois ele enxerga os confins da terra e vê tudo o que há debaixo dos céus.
    Quando ele determinou a força do vento e estabeleceu a medida exata para as águas,
    quando fez um decreto para a chuva e o caminho para a tempestade trovejante,
    ele olhou para a sabedoria e a avaliou; confirmou-a e a pôs à prova.
    Disse então ao homem: ‘No temor do Senhor está a sabedoria, e evitar o mal é ter entendimento’ “.

    Jó 28:20-28 obrigado pelo seu trabalho gostei muito forte abraço q Deus continue te abençoando em nome d Jesus

    Responder
    • Olá Nelson, obrigado pelo rico comentário.

      Continue sempre participando e nos enviando suas opiniões. Este blog só existe por conta de leitores como você, que participam com seus comentários e opiniões.

      Deus abençoe sua vida!

      Responder

Deixe um comentário