Versículos sobre o papel da esposa

10 versículos sobre o papel da esposa

Hoje trago para vocês os melhores versículos sobre o papel da esposa que podemos encontrar na bíblia. Certamente é uma seleção que ajudará muitas esposas a entenderem o que a bíblia diz, montar ministrações e aulas para encontros de mulheres.

Como fazemos de costume, a lista de versículos sobre o papel da esposa está disposta na ordem em que aparecem na bíblia. Inevitavelmente, a maior parte dos versículos sobre o papel da esposa está concentrada em Provérbios 31, o famoso provérbio de Lemuel. Baseado nos ensinamentos de uma sábia mulher, este provérbio deve ser conhecido por todos nós.

Todos os versículos sobre o papel da esposa foram extraídos da versão Almeida Corrgida Fiel (ACF).

Vídeo do canal sobre casamento

Versículos sobre o papel da esposa – VT

Começamos a nossa lista de versículos sobre o papel da esposa falando sobre a criação da mulher, onde Deus determina o papel de cada um. Aqui aprendemos que a mulher deve ser uma ajudadora para o homem, não estando atrás ou à frente dele, mas caminhando ao seu lado:

“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” (Gênesis 2:18)

No capítulo 14 de provérbios vemos que a mulher que é sábia não é uma descuidada com o seu lar e sua família:

“Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.” (Provérbios 14:1)

Em Provérbios 31 temos o grande e mais famoso texto sobre o papel da mulher conforme idealizado por Deus. Nesta lista de versículos sobre o papel da esposa começamos aprendendo que a mulher faz o bem para o seu marido:

“Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.” (Provérbios 31:12)

Trabalha com diligência para cuidar dos assuntos da casa:

“Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.” (Provérbios 31:13,14)

Sabe ser uma boa administradora do lar:

“Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.” (Provérbios 31:15,16)

Suporta o seu marido e deixa com que ele cumpra o seu papel:

“Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.” (Provérbios 31:23)

Terminamos a lista de versículos sobre o papel da esposa no antigo testamento aprendendo que ela é cuidadosa com os seus deveres e não se dá à preguiça:

“Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.” (Provérbios 31:27,28)

Versículos sobre o papel da esposa – NT

Já nos versículos sobre o papel da esposa do novo testamento, começamos aprendendo com Paulo que a mulher deve estar sujeita ao seu marido. Esse é um ponto muito delicado da Palavra e deve ter uma interpretação muito cuidadosa para que não sejam cometidos exageros:

“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.” (Efésios 5:22-24)

Na carta a Timóteo o apóstolo nos ensina mais algumas características:

“Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.” (1 Timóteo 3:11)

Em Tito e Pedro temos os últimos versículos sobre o papel da esposa:

“Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.” (Tito 2:4,5)

“Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;” (1 Pedro 3:1)

Ideias de ministrações com os versículos sobre o papel da esposa

Como o objetivo desse post é ajudar as pessoas a entender o papel da mulher no casamento e até mesmo ministrar sobre isso, seguem algumas ideias de ministrações que podem utilizar os versículos sobre o papel da esposa que nós separamos:

  • Esposa, mãe, dona de casa e trabalhadora: nesta ministração pode-se falar sobre como conciliar todas as tarefas de uma mulher à luz da Palavra, priorizando o que a bíblia ensina;
  • Como ser uma esposa à luz da Palavra: aqui podem ser utilizados todos os versículos específicos sobre esposas, optando por deixar para outro momento os que falam sobre as mulheres no geral;
  • As esposas da bíblia: apesar de não utilizar os versículos dessa lista, pode-se falar sobre a mulher de Potifar, a esposa de Jó e comparar outros exemplos com o que a bíblia instrui.

Mais versículos sobre o papel da esposa

Como fazemos nas nossas listas, caso você se lembre de outros versículos sobre o papel da esposa que não inserimos aqui, por favor nos diga qual é na seção de comentários e teremos o maior prazer em atualizar a nossa lista.

Não deixe de nos acompanhar no Youtube e baixar o nosso e-book gratuito 7 dias com Deus.

Paz.


Comments

15 respostas para “10 versículos sobre o papel da esposa”

  1. Marcilda dos Santos Sá Barreto

    Em qual versículos da bíblia que relata que a mulher será cuidadora do lar e o homem trará o alimento para casa

    1. Olá Marcilda, graça e paz.

      Este é sempre um tema delicado e eu gostaria de saber o motivo de sua dúvida.

      De qualquer forma, existem alguns versículos que podem responder à sua dúvida.

      Um deles é este:

      “para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seu marido, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.”
      (Tito 2:4‭-‬5)

      Sobre as responsabilidades do marido são vários os textos. O mais conhecido é o de Gênesis:

      “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás.” (Gênesis 3:17‭-‬19 ARC)

      Existem ainda outros textos que poderiam ser usados. A minha pergunta continua: por que isso é importante para você?

      Deus abençoe sua vida.

      1. Elaine Rosa

        Olá, vc pode utilizar Efesios 5:22 e 5:28
        22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
        28 Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.

        1. Olá Elaine, o 5:22 já está na lista. O 5:28 parece-me algo mais para o esposo. O que você pensa?

          Deus abençoe sua vida!

  2. Patricia Milanez Marques Faraj

    Olá a paz ! Qual seria o versículo que diz que a esposa é a coluna do lar?
    Desde que me converti ouço e creio nessa verdade, mas gostaria de saber em qual passagem biblica posso encontrar. Deus abencoe, Obrigada Patricia

    1. Olá Patricia. Graça e Paz.

      Creio que o texto que mais se aproxima disso é Provérbios 14:1 mesmo.

      Deus abençoe.

      1. Patricia Milanez Marques Faraj

        Muito obrigada pelo retorno! Deus abençoe.

    1. Glória a Deus!

  3. Phill

    Muito legal o artigo André e a sua participação nos comentários.

    Existe um versículo equivalente a este abaixo, só que para mulheres?

    Provérbios 31:30 – Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.

    No caso, os homens se enganam pela beleza. E a mulher? Eles se enganam pelo que no homem?

    1. Olá Phill, graça e paz.

      Muito obrigado pelo comentário.

      Eu não me lembro de nenhum versículo que aponte sobre o que uma mulher se engana num homem.

      Vamos ver se algum dos nossos leitores consegue nos ajudar.

      Deus abençoe sua vida!

  4. Eliene

    Muito boa sugestões mais eu acrescento aí a mulher da fraquinha perdida

  5. Suzana

    A mulher é enganada pelo que houve.. o homem pelo que vê…

  6. Diogo Sant Ana

    Gostaria de esclarecer uma dúvida no caso de uma enfermeira casada. Seria considerado inadequado “pecado”, por exemplo, dar banho em outro homem?

    1. Olá Diogo, graça e paz!

      Pecado não é. Tudo vai depender da consequência.

      Entendo que essa é a profissão dela e ela deve avaliar isso. Se ela está apenas fazendo o seu trabalho e não está sendo tentada ao fazer isso, não vejo problemas. Agora, se ao dar banho em outro homem ela, por algum motivo, sofre alguma tentação, talvez valha ela tomar cuidado.

      Na minha experiência, as enfermeiras e enfermeiros não passam por tentação ao dar banho em outra pessoa.

      Deus abençoe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *