Homem orando em igreja representando as orações da bíblia

Orações da bíblia mais famosas

Nessa lista diferente eu trago para vocês quais são as mais famosas orações da bíblia. Entender estas orações nos ajuda a aprender sobre o assunto. Esta lista também pode te ajudar a montar uma ministração, um estudo bíblico ou até mesmo uma aula para EBD.

Como sempre fazemos em nossas listas, caso você se lembre de uma outra oração da bíblia que faça sentido estar aqui, basta você deixar o seu comentário.

A mais famosa oração da bíblia

Certamente a mais famosa oração que encontramos na Palavra é o Pai Nosso. Encontramos esta passagem em Mateus 6:

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.”

Mateus 6:9-13

Esta oração nos ensina alguns pontos muito importantes:

  1. Jesus começa a oração adorando a Deus
  2. Jesus pede perdão pelos pecados
  3. Ele reconhece que o perdão de Deus passa por perdoarmos às pessoas
  4. Jesus pede que Deus nos livre do mal
  5. Jesus encerra a oração adorando a Deus

Note algo interessante: Jesus passa muito mais tempo adorando a Deus e reconhecendo quem Ele é, do que pedindo algo.

Uma simples oração encontrada na bíblia

Existe uma outra oração muito famosa e muito simples feita por Jesus:

“E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.”

Lucas 23:34

Com essa oração, aprendo que não precisamos ser sempre profundos e rebuscados em nossas orações. Algumas vezes, poucas palavras com Deus transformam-se numa oração.

Outra coisa que aprendo é que, mesmo nos momentos mais difíceis, Jesus amou ao próximo em suas orações. Isso deveria nos ensinar algo muito importante.

Oração de arrependimento

Uma outra famosa oração da bíblia é a que Davi faz após reconhecer o seu pecado com Bate Seba:

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.”

Salmos 51:1-4

Nesta oração o Rei Davi clama pela misericórdia divina, reconhecendo sua falha, reconhecendo que era um homem pecador.

Aqui aprendo que devemos sempre reconhecer que somos falhos, que não somos perfeitos. Conecto isso muito com o exemplo do pecador e do publicano:

“E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.” Lucas 18:9-14

Oração que exalta a grandeza de Deus

Após perceber tudo o que havia falado e ouvir ao Senhor de maneira muito clara, Jó faz a seguinte oração:

“Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.”

Jó 42:1-6

Jó reconhece a grandeza do Senhor e a sua posição em relação a Ele. Essa é uma oração que me chama a atenção pois me lembra como o SENHOR é mais alto que nós, como nós somos apenas criaturas, enquanto Ele é o Criador todo poderoso.

A oração da pessoa desesperada

A oração de Jonas enquanto estava nas entranhas do peixe é claramente a oração de uma pessoa em desespero. Após esgotar as suas chances, ele percebe que seu único socorro é o SENHOR:

“E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe. E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz. Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim. E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo. As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça. Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó Senhor meu Deus. Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo. Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia. Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do Senhor vem a salvação.”

Jonas 2:1-9

Nesta oração aprendo que precisamos clamar ao SENHOR nos nossos momentos de angústia. Ele é um Pai que nos ama e está sempre pronto para nos socorrer quando precisarmos.

Outros textos sobre orações da bíblia

Já falei diversas vezes aqui no blog sobre as orações da bíblia. Veja alguns textos que podem ser interessantes para você:

Outras orações da bíblia

Como disse no começo do post, caso você se lembre de outras famosas e importantes orações da bíblia, basta você deixar o seu comentário. Eu terei o maior prazer em conversar com vocês sobre cada oração que vocês recomendarem.

Aquelas que fizerem sentido, entrarão para este post.

Não se esqueça de se inscrever em nosso canal do Youtube e nos seguir no Instagram.

Paz.


Comments

0 resposta para “Orações da bíblia mais famosas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *