Muitos líderes de célula passam pela mesma situação: estão se tornando líderes, ou acabaram de multiplicar e precisam de um guia do líder de célula, um lugar que explique quais são as obrigações de um líder, o que ele deve fazer o que ele deve entender para desempenhar bem o seu papel. A ideia deste post / guia é ajudar você que é líder de célula a entender quais são as suas responsabilidades.

Nota: Antes de mais nada vale notar que cada igreja tem uma cultura e um modo de fazer as coisas, logo, aproveite o que puder deste guia, mas sempre esteja alinhado com o que a sua igreja vive. Não pense que este post é a verdade absoluta ou que todos os líderes deveriam ser assim, ok?

Índice do guia do líder de célula

  1. OBJ – O básico
  2. Você é um servo do Senhor
  3. Comunhão é essencial
  4. Evangelismo
  5. Para não esquecer de nada (checklist)
  6. Além do guia do líder de célula
  7. Resumo

OBJ – O básico

OBJ é o acrônimo para Oração, Bíblia e Jejum. Estas três atitudes são básicas para qualquer cristãos e indispensáveis para qualquer líder de célula. Falemos sobre cada uma delas com mais detalhe.

Oração

“Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.”

Efésios 6:18

A oração é a base da vida cristã e não poderia ficar de fora do guia do líder de célula. Entre os vários motivos pelos quais um líder de célula deve orar, seguem os principais:

  • Cada membro de sua célula de maneira específica;
  • Direção do Espírito Santo na condução da próxima reunião;
  • Sabedoria para aconselhar e cuidar das pessoas.

Por isso, não deixe de orar todos os dias pela sua célula. Isso é essencial para a saúde da comunidade cristã.

Bíblia

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.”

2 Timóteo 3:16,17

Ler a bíblia é o segundo ponto do nosso guia do líder de célula e é algo também essencial para qualquer cristão.

É através de intimidade com a Palavra que Deus fala conosco. É assim que Ele nos intrui e é onde aprendemos mais sobre a vontade do SENHOR para nossas vidas. Por isso, seguem alguns pontos chave que acredito que todo líder de célula deveria fazer:

  • Orar antes de estudar a bíblia, pedindo direção e entendimento;
  • Estudar a bíblia todos os dias;
  • Separar passagens para estudar com mais cuidado;
  • Anotar quais são as passagens que vão embasar suas ministrações;

É claro que eu não posso criar regras, mas é importante que você reflita se estes pontos fazem sentido ou não. Se fizer sentido, aí sim, você deveria fazê-los para o SENHOR.

Jejum

“E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.”

Atos 14:23

Notamos ao longo da Palavra que o jejum esteve presente na vida dos cristãos nos momentos de maior necessidade ou de decisões importantes. Como líder de célula, é importante que você tenha a prática do jejum presente de maneira recorrente em sua vida.

O jejum nos ajuda a estar mais próximos da direção de Deus e de intimidade com Ele. Isso é fundamental na liderança de uma célula pois, do contrário, corremos o risco de começar a fazer as coisas na força de nosso braço, o que certamente não dará certo.

Por isso, se você concorda que depender de Deus é essencial na liderança cristã, o jejum é imprescindível para você também.

Você é um servo do Senhor!

“Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.”

Romanos 6:22

É importante entender que todos os que aceitam o sacríficio de Cristo, fazendo-o senhor de suas vidas, estão se apresentando como servos dele. Isso deve ser muito claro para todos os cristãos, mas principalmente para aqueles que são chamados ao ministério. Tornar-se líder de célula é um tipo de ministério.

Ok, certamente não é um ministério como os que estão descritos em Efésios 4:11, mas é um tipo de ministério. É um serviço prestado à comunidade de fé que visa o aperfeiçoamento dos santos. Ou seja, ser líder é algo sério, não é uma brincadeira ou um passatempo.

Ser servo é abrir mão

Quando aceitamos que somos servos do Senhor deixamos de lado nossas vontades e nossos desejos. Passamos a buscar somente a vontade daquele a quem servimos. Por isso, não podemos aceitar pensamentos do tipo:

  • “Não quero ter que visitar as pessoas”
  • “Não gosto de ligar para as pessoas”
  • “Não quero ter que preparar a reunião”
  • “Não tenho tempo para ficar pensando na ministração ou para orar pelas pessoas”

Se você é um servo do Senhor, deve apenas obedecer ao que Ele lhe pede no serviço que você foi chamado para fazer. A nossa mentalidade não deve ser mais de alguém que acha que Deus deve atender aos nossos pedidos. Pelo contrário, passamos a entender que vivemos para fazer a vontade dele:

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”

Mateus 7:21

Mais alguns textos que embasam a verdade de que somos servos do Senhor:

“Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e da mesma maneira também o que é chamado sendo livre, servo é de Cristo.”

1 Coríntios 7:22

O que quero dizer, e isso é essencial para o guia do líder de célula, é que você é um servo do Senhor e não vive mais para você mesmo. Como cristão você vive para fazer a vontade de Deus.

Se você quiser saber mais sobre esse assunto, recomendo a leitura do livro Escravo, de John MacArthur.

Comunhão é essencial

“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.”

Hebreus 10:25

A comunhão entre os irmãos é um princípio bíblico que devemos levar muito a sério. Vemos esse padrão de comunhão na igreja primitiva (Atos 2:44-47), que estavam constantemente reunidos. Esse padrão também aparece nas direções dos apóstolos e orientações do SENHOR.

Também aprendemos na Palavra sobre as consequências daquilo que é contrário da comunhão, que é o isolamento:

“Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria.

Provérbios 18:1

Pensando nesse princípio da comunhão, faz sentido dizer que o líder deve manter comunhão com os membros da sua célula.

Para facilitar nesse processo, existem algumas práticas que, com o tempo, eu fui percebendo que podem ser úteis. Analise estas sugestões e veja quais fazem sentido para você:

  • Ter contato com os irmãos da célula além das reuniões oficiais da igreja;
  • Visitar a casa dos membros com uma frequência saudável;
  • Comer juntos em momentos diversos;
  • Sair para se divertir com os membros da célula;
  • Realizar evangelismos juntos;
  • Fazer ações sociais juntos.

É claro que existem diversas maneiras de manter comunhão com os membros, muitas que não citamos. A ideia deste guia do líder de célula não é criar regras do que você deve fazer. A ideia é ensinar os princípios fundamentais e lhe dar ferramentas para que você escolha quais vai usar.

Comunhão 360º

Falamos no tópico anterior sobre a necessidade de comunhão com os liderados. Porém, é importante que todo líder de célula entenda que a comunhão deve ser 360º. Isso significa que a comunhão do líder também deve ser com o seu pastor (ou supervisor, ou o que for) e com outros líderes.

Quando o líder se isola na comunhão apenas com os seus liderados, corre o risco de começar a formar uma divisão no corpo, o que é sempre ruim.

Além disso, sem comunhão com a sua liderança, o líder pode começar a se afastar da visão ou andar sem um alinhamento que é necessário para uma igreja saudável. Novamente, este guia do líder de célula não visa ser um livro de regras, mas sim uma fonte de ideias para você refletir sobre o que colocamos aqui.

Logo, mantenha contato frequente também com seus líderes e outras pessoas de sua igreja local para não se isolar.

Evangelizar é preciso

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15)

O líder de célula precisa entender que evangelismos devem fazer parte do dia-a-dia da célula. Obviamente essa ideia deve se submeter à visão de sua igreja local, porém, na grande maioria dos casos, evangelismos farão parte da vida da célula.

Para viver isso, é importante que, como líder, você organize eventos evangelísticos e acompanhe quais têm sido os resultados deles.

Também é interessante você manter contato com outros líderes para entender quais tipos de evangelismos eles têm feito. Desta forma ambos crescem como líderes.

Abaixo vou deixar algumas ideias de evangelismos simples:

  • Orar pelas pessoas nas ruas próximas à sua célula;
  • Fazer um vídeo chamando as pessoas e compartilhar nas redes sociais;
  • Fazer a sua célula num parque da sua cidade.

Novamente, todas estas ideias devem se submeter à visão da sua igreja, mas não poderíamos deixar este ponto fora do guia do líder de célula.

Se você já fez algum evangelismo e gostaria de compartilhar conosco, deixe o seu comentário.

Para não esquecer de nada

Certamente cada igreja tem o seu jeito de fazer uma célula, mas aqui temos um checklist com diversas coisas que um líder deveria se preocupar na preparação de sua célula. Caso algo não faça sentido para você ou para a sua igreja, apenas descarte o item.

Caso você sinta que algo está faltando nesse checklist, não esqueça de deixar o seu comentário.

Antes da célula

  • Entrar em contato com os membros da sua célula durante a semana
  • Orar pelos membros da célula durante a semana
  • Orar pela reunião da célula durante a semana
  • Meditar na Palavra, trabalhando a ministração durante a semana
  • Pensar no quebra-gelo que será feito no dia da reunião durante a semana
  • Convidar pessoas para estarem na sua célula
  • Incentivar os membros a convidarem pessoas para estarem na célula
  • Organizar com os membros o que terá para comer

Durante a célula

  • Chegar mais cedo no local da reunião para orar
  • Fazer um quebra-gelo
  • Orar com todos os membros
  • Fazer um momento de louvor e adoração
  • Ministrar a Palavra
  • Deixar que o pessoal compartilhe o que entendeu sobre a palavra
  • Tirar as dúvidas das pessoas
  • Ter um momento para as ofertas
  • Comer com o pessoal

Após a célula

  • Agradecer a todos os que vieram, principalmente os visitantes
  • Limpar e organizar a casa do anfitrião, pelo menos a bagunça da célula

Resumo

Para resumir tudo o que falamos aqui neste guia do líder de célula, temos estes pontos:

  1. Ore, leia a bíblia e jejue com frequência;
  2. Entenda que você é um servo do Senhor;
  3. Mantenha comunhão 360º;
  4. Fique de olho no nosso checklist para não esquecer de nenhum detalhe.

Além do guia do líder de célula

Este guia é algo que está em constante construção. Ainda vamos falar sobre diversos assuntos: honra, submissão, entendimento da visão e muito mais. Estamos apenas no começo dele e a ideia é que ele evolua a cada dia. Por isso, sempre teremos atualizações aqui no guia do líder de célula.

Obviamente não construímos isso sozinhos, precisamos da ajuda de cada líder de célula. Se você é lider e tem experiência, comente este post para que possamos evoluí-lo e torná-lo uma referência para a comunidade de líderes de células ou pequenos grupos. Por isso, se você se lembrar de algo que é essencial no guia do líder de célula, comente aqui e nos ajude.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário