Os 10+ melhores versículos sobre Deus Pai

Na lista de hoje temos uma série de versículos sobre Deus Pai. Estes versículos sobre Deus Pai podem ser úteis para que você monte uma ministração, uma aula para EBD ou estude sobre o assunto.

Todos estes versículos sobre Deus Pai foram extraídos da versão ARC.

Quer entender muito mais sobre a paternidade de Deus?

Livro "Muito além de um Pai"

Você sabia que no livro “Muito além de um Pai”, este assunto é tratado de maneira profunda?

Aproveite para conhecer mais sobre o assunto e também ajudar o blog comprando o nosso livro por um preço muito camarada! Este é o primeiro livro que publicamos e têm sido edificante na vida de diversas pessoas.

Clique aqui e compre o livro.

Versículos sobre Deus Pai

Os principais

Escolhi três versículos sobre Deus Pai que refletem muito bem alguns dos principais ensinamentos que precisamos aprender sobre Ele.

No primeiro vemos que Deus é nosso Pai, não podemos ter dúvidas sobre isso:

“Mas, agora, ó Senhor , tu és o nosso Pai; nós, o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos.” (Isaías 64:8)

O segundo nos ensina que Deus é bom para com seus filhos, nos dando o Espírito Santo e quer o nosso bem:

“E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11:11‭-‬13)

E que, na busca do nosso bem, Deus irá também nos corrigir, afinal, esse é o papel dele como Pai: Ele vai nos amar, mas também vai nos corrigir quando fizermos algo de errado:

“Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois, então, bastardos e não filhos. Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. E, na verdade, toda correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois, produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.” (Hebreus 12:7‭-‬11)

Por fim, ainda vemos que, mesmo na correção, mesmo que ela seja dolorida para nós, essa correção será para o nosso bem.

Que palavras a bíblia usa para “Pai”?

Nos textos abaixo veremos diversas menções a Deus como nosso Pai. Nestes textos a bíblia usa, basicamente, duas palavras para designar esse termo.

Uma palavra é usada no Velho testamento, em Aramaico: “אב”, que se lê como “‘ab” e pode ser traduzida como “pai”, “pais” ou, em alguns casos “ancestral”. Esta palavra é usada, por exemplo, nos textos de Salmos 103:13, Salmos 68:5 e Isaías 63:16.

A outra palavra é usada no Novo testamento, em grego: “πατηρ”, que se lê como “pater”. Esta pode ser traduzida como “pai”, “ancestral”, “senhor” (no sentido de pessoa mais velha), entre outros. O uso dessa palavra é encontrado diversas vezes, por exemplo nos textos de: Mateus 5:48, Lucas 6:36, Romanos 8:15, 1 João 3:1, Mateus 6:6, Mateus 6:26, João 10:28,29 e Filipenses 4:20.

Versículos sobre Deus Pai

Os versículos abaixo nos ensinam que Deus é nosso Pai e isso deve mudar nossas vidas. No primeiro deles vemos sobre o processo de adoção pelo qual muitos de nós passaram:

“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.” (Romanos 8:15)

Vemos também que Ele se declara como pai dos mais necessitados:

“Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus no seu lugar santo.” (Salmos 68:5)

Em outro dos versículos sobre Deus Pai, de maneira extremamente clara, quem Ele é:

“Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão nos não conhece, e Israel não nos reconhece. Tu, ó Senhor , és nosso Pai; nosso Redentor desde a antiguidade é o teu nome.” (Isaías 63:16)

Versículos sobre Deus Pai – Sua bondade

Nestes versículos também aprendemos que Ele se compadece de nossas necessidades, pois sabe que somos apenas pó:

“Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.” (Salmos 103:13‭-‬14)

E que o amor dele é maravilhoso, num dos mais conhecidos versículos sobre Deus Pai:

“Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não conhece a ele.” (1 João 3:1)

Por fim, que temos muito valor para Ele e que Ele vai cuidar de nós em todo o tempo:

“Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?” (Mateus 6:26)

Versículos sobre Deus Pai – o que devemos fazer

O fato de sermos filhos de Deus nos traz algumas responsabilidades. Uma delas é de que devemos buscar a perfeição:

“Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus.”
(Mateus 5:48)

Também aprendemos que devemos ser misericordiosos:

“Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.”
(Lucas 6:36)

Vemos também que precisamos dar a glória de tudo para Deus:

“Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém!” (Filipenses 4:20)

Versículos sobre Deus Pai – Benefícios

Dentre os versículos sobre Deus Pai, temos ainda alguns sobre os benefícios de sermos filhos. O primeiro deles é que o Pai nos recompensará:

“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.” (Mateus 6:6)

Aprendemos também que ninguém pode nos tirar das mãos do SENHOR!

“e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las das mãos de meu Pai.” (João 10:28‭-‬29)

Mais versículos sobre Deus Pai

Como sempre fazemos em nossas listas, caso você se lembre de outros versículos sobre Deus Pai que não estão aqui, basta você deixar o seu comentário no final desse post.

Paz.

❗ Você sabia? ❗


Existem formas de você aprender ainda mais sobre a palavra:

6 comentários em “Os 10+ melhores versículos sobre Deus Pai”

  1. 11 E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?

    12 Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião?

    Lucas11.11

    Responder
  2. Que o Deus e Pai todo Poderoso, derrame sobre essa equipe, toda sabedoria e que vcs possam ser mais e mais dedicados ao ensino da palavra de Deus.

    Amém Deus abençoe grandemente essa equipe

    Responder
  3. Que Deus continue abençoando toda essa equipe que trabalha para fortalecer a obra do Senhor na Terra !! Muito obrigada !!

    Responder
  4. jesus exemplo de intimidade com o pai, deixando-nos alertas para os direitos e beneficios de filhos. Aba pai, papaizinho querido! isso e intimidade direito de todos.

    Responder

Deixe um comentário