Destaque Livros

O evangelho maltrapilho

Brennan Manning
André
Escrito por André

O evangelho maltrapilhoLivro: O evangelho maltrapilho

Autor: Brennan Manning

Editora: Mundo Cristão

Uns meses atrás, demorei pra escrever esta resenha, li “O evangelho maltrapilho” do autor Brennan Manning. Neste livro Manning fala sobre a graça de Deus e como ela está disponível para todas as pessoas: para os marginalizados, para os pecadores e para todos aqueles que se consideram a escória da igreja e do mundo. Se você ler mais abaixo as passagens que escolhi destacar, poderá entender melhor.

Não é um livro longo, não é um livro cansativo e é bem simples de entender. É a leitura indicada para aqueles que estão começando ou que não estão com disposição para ler algo que exija mais cuidado. O livro tem ótimas avaliações, com 4.5 estrelas tanto no skoob, quanto no site da Amazon.

Sobre Brennan Manning

Brennan Manning - O Evangelho Maltrapilho

Manning é um ex-padre franciscano com problemas de alcoolismo e uma vontade absurda de levar o amor de Deus para as pessoas. Parece estranho, mas não é, é apenas sincero. E é desta forma que ele escreve sua obra prima.

Esteve “na guerra” (era jornalista esportivo para a Marinha), escolheu passar um tempo preso e fez de tudo um pouco na vida. Cresceu em Nova York, no brooklin, no período da grande depressão, o que lhe conferiu algumas experiências ruins. É graduado em filosofia e teologia, foi casado, divorciou-se, morou numa caverna na Espanha e falou de Jesus de diversas maneiras. Morreu em 2013, aos 78 anos, muito perto de seu aniversário.

Muitos evangélicos torcem o nariz quando descobrem que o autor é católico, mas não é necessário. É justamente para estas pessoas que seu livro foi escrito.

Trechos do livro O evangelho maltrapilho

Como de costume, selecionei alguns trechos do livro para lhe instigar à leitura. Este livro foi particularmente complicado pois foram muitas passagens que destaquei e, infelizmente, eu não poderia transcrever todas.

Nesta primeira passagem ele fala sobre quem devem ser os leitores de seu livro:

Não é para os místicos de capuz que querem mágica na sua religião. Não é para os cristãos “aleluia”, que vivem apenas no alto da montanha e nunca visitaram o vale da desolação. Não é para os destemidos que nunca derramaram lágrimas.

Em diversos pontos do livro o autor bate de frente com nossas hipocrisias e nossos preconceitos.

Dito sem rodeios: a igreja evangélica de nossos dias aceita a graça na teoria, mas nega-a na prática. Dizemos acreditar que a estrutura mais fundamental da realidade é a graça, não as obras mas nossa vida refuta nossa fé.

Brennan Manning é tão sincero em admitir seus erros e suas falhas que nos deixa mal com as máscaras que vestimos. Lendo o livro a nossa maquiagem de “crente espiritual” vai caindo e você pode se olhar no espelho com mais verdade.

Na condição de pecador redimido, posso reconhecer com qual frequência sou insensível, irritável, exasperado e rancoroso com os que me são mais próximos.

Minha crítica sobre O evangelho maltrapilho

Se eu recomendo o livro? Sim. É uma leitura para qualquer um? Talvez não.

A minha nota no skoob foi de 4 estrelas, uma ótima nota, mas não perfeita. Esta foi minha avaliação porque, no final do livro, Manning dá uma escorregada feia, que eu não podia deixar passar. Não quero dar spoilers, não quero influenciar a leitura de ninguém falando qual é a escorregada, mas eu não concordei com uma ou duas passagens.

De resto, o livro é muito bom. Recomendo apenas um olhar crítico, não aceitando tudo o que ele diz como verdade absoluta para sua vida. Se a sua leitura for pleiteada por esta direção, como deve ser toda a leitura, tenho certeza de que sua experiência será muito boa.

Aristóteles diz que sou um animal racional; eu diria que sou um anjo com um incrível potencial para a cerveja.

Onde comprar O evangelho maltrapilho

Você pode comprar o livro no site da própria Mundo Cristão, que é onde eu recomendo a compra, mas encontrará também em muitas livrarias físicas e a versão para e-readers em diversos sites.

Se você gostou da resenha, curta o post e compartilhe. Você leu também O evangelho maltrapilho? Então comente e diga o que achou do livro.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário