Guarde o seu coração

Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado

“Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.” (Mateus 12:25)

Quando olhamos para a humanidade vemos claramente que não andamos em unidade. Somos povos diferentes, com nacionalidades, crenças, costumes e muitas outras características totalmente diferentes. Natural que seja assim, uma vez que o próprio Deus assim o quis:

“E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.” (Gênesis 11:6-8)

Se olharmos para o nosso país, veremos o mesmo problema: povos divididos, culturas diferentes, crenças distintas e valores completamente diferentes. Isso gera a reação natural de olharmos muito mais para nós mesmos do que para o todo.

Porém, não podemos parar por aí: quando olhamos para a igreja cristã brasileira, continuamos com os mesmos problemas. São povos divididos, culturas diferentes, crenças distintas (o que parece muito estranho, mas é o que acontece) e valores que não se combinam.

Certamente podemos aproximar isso ainda mais e olharmos, cada um de nós, para nossas próprias igrejas locais, desconsiderando o todo, e continuaremos vendo o mesmo problema. Ainda teremos grupos divididos, culturas e valores diferentes e até mesmo algumas crenças distintas. O resultado dessa separação continua sendo o mesmo citado por Jesus há dois mil anos: não subsistimos.

Sei que estou chovendo no molhado e falando apenas o óbvio, mas se queremos ser uma igreja forte, precisamos andar em unidade. Precisamos deixar de lado as diferenças que não são fundamentais e vivermos em amor ao próximo como deveria ser desde o início.

“eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.” (João 17:23)

Paz.


Comments

0 resposta para “Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *