Versículo

Versículo do dia – Imagem de homem corruptível

“E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.” (Romanos 1:23)

Quando eu era espírita, minha família organizava um seminário espiritualista num sítio no interior de São Paulo. Isso acontecia em alguns finais de semana específicos. Lembro-me muito claramente de uma destas reuniões, pois foi uma em que participei dela toda, talvez a única.

Neste seminário, em uma das palestras, falava-se sobre os homens mais iluminados que passaram por este mundo: Chico Xavier, Gandhi, Buda e, entre outros, o mais iluminado: Jesus Cristo. Após uma breve explicação, existia o ápice da palestra onde, de dentro de uma caixa, revelava-se o novo deus!

E a caixa passava de mão e mão, seguida de um sorriso de cada um que olhava para a tal caixa. Talvez pela curiosidade, ou pelo conteúdo da caixa, não sei, mas a expectativa era grande em cada uma das pessoas.

E cada pessoa, quando a abria a caixa, deparava-se, no fundo da mesma, com um espelho que refletia o rosto da própria pessoa. E a mensagem final era: Você é o novo deus!!!

Isso é antigo, vem da época do Renascimento, e se chama “Antropocentrismo”, ou seja o homem como centro do universo. Antigo, porém atual. Vivemos em dias onde a mesma mensagem que era passada neste seminário é passada para todos nós. A mesma coisa que aconteceu com o povo de Deus no passado, onde elegeram animais para serem seus deuses, acontece com a humanidade hoje, onde nos elegemos para sermos os novos deuses.

E isso, infelizmente, acontece tanto fora da igreja, quanto dentro da igreja. Fora da igreja obviamente acontece pois o homem quer que cada vez mais ele seja o centro de tudo. Dentro da igreja acontece quando buscamos a Deus apenas para nosso próprio benefício, esquecendo-nos de que devemos buscar apenas dar-lhe a glória e a honra. Quando entramos na presença de Deus buscando apenas suas bençãos, estamos sendo tão antropocêntricos quanto o mundo.

É tempo de fazermos exatamente o que João Batista falou de si mesmo: “É necessário que ele cresça e que eu diminua.” (João 3:30)

O que você pode fazer de prático para que Cristo cresça e você diminua hoje?

Paz.

Escrito ao som de: Comunidade Evangélica Internacional Zona Sul

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário