Bíblia aberta e caneta - Homens de pequena fé

Quem pode acrescentar um côvado

​”E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?” (Mateus 6:27)

Essa é uma das afirmações mais duras de engolirmos. Através dela aprendemos que o ser humano é só uma fumaça, algo efêmero, e que Deus é o dono de todas as coisas, o eterno Todo-Poderoso.

Por mais que façamos planos, que queiramos estar no controle de nossas vidas, nada podemos fazer. Por isso, a única saída que temos é correr para os pés do Senhor e clamar, buscar agradá-Lo em tudo o que fizermos.

Quantos de nós não vivemos fazendo planos, cuidando do nosso presente, mas vivendo num futuro distante? Muitas pessoas buscam trabalhar muito agora para descansar no futuro, esquecendo-se que a eternidade é mais longa que tudo. De que adianta um futuro tranquilo sem considerar a eternidade com Deus?

Por mais que essa seja uma verdade difícil, medite nela. Meu apelo hoje é para que você busque viver mais aos pés do Senhor e menos tentando lutar para fazer as coisas.

Paz.


Comments

8 respostas para “Quem pode acrescentar um côvado”

  1. Avatar de Castro
    Castro

    Boa noite André, gostei da sua explicação. A propósito, onde vc congrega? Sou iniciante leitor da palavra e as vezes recorro aos sites para entender alguns trechos da bíblia. Uma observação: quando vc afirma que o ser humano é uma fumaça, talvez nesse sentido, seria mais apropriado usar semanticamente a palavra “breve” ou “efêmero”, pois perene é algo eterno. Bom, de qualquer forma, estou tentando entender melhor o significado do termo “acrescentar um côvado a estatura”. Fique na Paz do Senhor,
    Castro, RJ

    1. Olá Castro, MUITÍSSIMO OBRIGADO por apontar minha falha. Alterei o termo para “efêmero”, conforme você mesmo me orientou.

      Eu congrego no Ministério Verbo Vivo de Guarulhos – SP. Cuidado apenas para não confundir com uma seita que tem o mesmo nome, mas que fica em Mias Gerais. Não temos nada a ver com eles, ok?

      E continue nos corrigindo sempre que notar um erro.

      Deus abenõe sua vida!

      1. Avatar de Castro
        Castro

        Oi Andre

        Para ser honesto, não quero parecer estar corrigindo, pois apenas alertei o equivoco. Já cometi equívocos desse tipo, as vezes confundimos as palavras e é completamente normal. Sabe, Andre, estou em busca da verdade sobre a palavras de Deus pois ultimamente muitas congregações, ou seja, ministros de determinadas congregações têm interpretado ou ensinado a bíblia de forma muito equivocada ou sem um fundamento plausível. Por exemplo, se vc pedir para o ministro de uma igreja interpretar o parabola do rico e Lazaro, ele dirá que o rico está no inferno até hoje e é para lá que iremos após a morte sem Cristo. Outros dirão que essa parábola não pode ser entendida literalmente já que ninguém pode ser condenado sem o julgamento final que ainda está por vir. Entende a dificuldade? Não podem existir “duas verdades”. A verdade só pode ter uma ocorrência. Mesmo quando vc busca o entendimento de teólogos na internet, as respostas pela mesma pergunta não se coadunam. Qual a sua opinião sobre isso? Como vc tem a certeza de que a interpretação está correta?

        Fique na Paz do Senhor,
        Castro, RJ

        1. Olá Castro, obrigado mais uma vez pelo comentário.

          Eu entendo sua dor. Na verdade, quando me deparo com esse tipo de dúvida, me questiono: o entendimento alinhado sobre isso é imprescindível para a fé cristã ou podemos ter interpretações diferentes?

          Por exemplo: não podemos ter dúvidas ou entendimentos diferentes sobre se Cristo é ou não o único caminho para Deus. Isso é fundamental para nossa fé.

          Outro exemplo: O que aconteceu com os dinossauros? Isso não é fundamental para nossa fé, e não vejo problemas se um entende de um jeito e outro de outro.

          Um último exemplo: Qual período da história apocalíptica estamos vivendo? Vejo como uma discussão interessante, mas não fundamental.

          Logo, minha pergunta para você é a seguinte: essa questão é fundamental para a fé cristã ou podemos gastar nossos esforços com questões mais relevantes, como cuidar dos necessitados?

          Sei que não respondi a sua dúvida, e nem era minha intenção. Quis apenas fazer com que você refletisse um pouco mais antes de chegarmos em uma conclusão.

          Deus abençoe sua vida.

      2. Avatar de Nilson
        Nilson

        Quem poderá aumentar um côvado? Há coisas que o homem pode mudar com o esforço e intelecto, outras só pelo poder de Deus. Não devemos esperar só da fé.

    2. Avatar de Emilio Aguiar
      Emilio Aguiar

      Senhor, deixe-me saber a medida dos meus dias! Fizeste meus dias Largura de Mão, Salmo 39: 5 . O salmista usa medida para dimensionar o tempo aqui, então 1 côvado neste contexto aplica-se ao tempo melhor que estatura.

  2. Avatar de Joseane Barbosa
    Joseane Barbosa

    Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens que por ele amado.

    1. Obrigado pelo comentário Joseane, Deus abençoe!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *