Os 10 melhores versículos sobre perseverança

Na lista de hoje trazemos alguns versículos sobre perseverança. A ideia desta lista de versículos sobre perseverança é te ajudar a estudar sobre esperança, como perseverar em Deus, como passar por provas e mais. Estes versículos sobre perseverança também podem te ajudar a montar uma ministração ou aula para escolas bíblicas.

Reflexão: O fruto da perseverança

Neste vídeo falamos rapidamente sobre o fruto da perseverança. Nele utilizamos textos desta lista de versículos sobre perseverança.

Versículos sobre perseverança: Confiar em Deus

Falando sobre a nossa esperança estar no Senhor, Davi nos mostra que a perseverança não é algo que vem da confiança em nosso braço, mas sim na certeza de que o Senhor está sobre nossas vidas, certamente este é um dos grandes versículos sobre perseverança que encontramos na Palavra:

“A nossa alma espera no Senhor; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo.
Pois nele se alegra o nosso coração; porquanto temos confiado no seu santo nome. Seja a tua misericórdia, Senhor, sobre nós, como em ti esperamos.”

(Salmos 33:20-22 ACF)

Falando sobre confiar no Senhor, Isaías nos lembra o seguinte:

“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.”

(Isaías 40:28-31 ACF)

O velho testamento tem muitos versículos sobre perseverança que falam sobre esperarmos em Deus ao invés de trabalharmos na força de nosso braço. Em Lamentações temos mais um exemplo:

“Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele.”

(Lamentações 3:21-24 ACF)

Versículos sobre perseverança: frutos

Paulo, em dos versículos sobre perseverança mais conhecidos do novo testamento, fala sobre o fruto das tribulações e da perseverança:

“Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.”

(Romanos 5:3-5 ACF)

Um outro fruto da perseverança é que reinaremos com o Pai um dia se perseverarmos em obedecê-lo:

“se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;”

(2 Timóteo 2:12 ACF)

Tiago também fala sobre este tema nesta sequência de versículos sobre perseverança que nos ensina que a perseverança é a chave para a maturidade cristã:

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.”

(Tiago 1:2-4 NVI)

Em Marcos vemos o fruto final da perseverança:

“E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo.”

(Marcos 13:13 ACF)

Em Apocalipse temos um dos últimos versículos sobre perseverança. Neste somos lembrados da vitória final daqueles que perseveram:

“Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.”

(Apocalipse 3:21 ACF)

Versículos sobre perseverança: exemplos

Na bíblia temos diversos versículos sobre perseverança que mostram grandes homens de Deus passando por aflições e perseverando em confiar no Senhor. Um deles é Jó, que é lembrado no livro de Tiago:

“Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento. Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.”

(Tiago 5:10,11 NVI)

Versículos sobre perseverança: o texto principal

Certamente quando falamos de versículos sobre perseverança, não podemos deixar de citar o texto abaixo, que é de fundamental entendimento para todos os cristãos. Muito mais do que apenas um texto, é um chamado para nós, para que entendamos que a perseverança é um dos pilares da vida diária com Deus:

“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.”

(Hebreus 12:1-3)

Mais versículos sobre perseverança

Como sempre fazemos em nossas listas de versículos, caso você tenha sentido falta de outros versículos sobre perseverança nesta lista, basta deixar um comentário que ficaremos muito felizes em analisá-lo para a inclusão nesta lista.

Nossa leitora Lizandra, nos lembrou do texto abaixo:

“que, mediante a fé, estais guardados na virtude de Deus, para a salvação já prestes para se revelar no último tempo, em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo; ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso,”

1 Pedro 1:5-8

Ministrações sobre perseverança

Com os versículos sobre perseverança acima, você pode certamente montar uma série de ministrações muito interessantes. Seguem algumas possibilidades lhe ajudar:

  • Nossa esperança vem do Senhor: nesta ministração você pode falar sobre fazer as coisas na força do nosso braço e fazer as coisas esperando em Deus. Vale utilizar alguns versículos sobre perseverança que temos nesta lista e os exemplos de vida de Abraão, José e tantos outros.
  • O fruto da perseverança cristã: aqui você pode utilizar os versículos sobre perseverança onde falamos sobre frutos e elaborar uma mensagem que faça as pessoas entenderem que os cristãos terão dificuldades, mas que os que perseveram no Senhor são bem-aventurados.
  • O cristão não desiste: aqui é possível utilizar diversos versículos sobre perseverança de nossa lista, mostrando que é através das lutas que passamos a confiar no Senhor e a crescer em maturidade.

Se você tiver outras ideias de ministrações que podem ser feitas com o tema de perseverança, basta deixar o seu comentário.

Paz.

❗ Você sabia? ❗


Existem formas de você aprender ainda mais sobre a palavra:

17 comentários em “Os 10 melhores versículos sobre perseverança”

  1. Graça e paz a todos!

    A perseverança está implícita em Ezequiel 18:24 e Ezequiel 33:13. Mateus 7:21-23, Mateus 10:22 e Mateus 24:13, Também está a perseverança em João 8:31-32 e 1 João 5:16.

    Responder
    • Olá Malaquias, muito obrigado pelo comentário.

      Não entendi a associação de Ez 18:24 com o tema. Você poderia me ajudar a entender?

      Obrigado.

      Responder
      • André, acredito que ele quis dizer o seguinte:

        Por mais justo que seja uma pessoa, por mais fiel a Deus que seja uma pessoa, se ela NÃO PERSEVERAR na Fé, se ela não PERMANECER até o fim, guardando a Fé, se ela não combater o bom combate e completar a carreira dela na fé, mesmo que ela tenha vivido próximo da perfeição Espiritual, nada do que ela fez será lembrado, e ela morrerá em seu pecado.

        Então por esse motivo, vale sim MUITO a pena ser perseverante, e ir até o fim.

        Responder
  2. Shalom!
    Persevere André em fazer a vontade do Pai e verá a Sua recompensa!
    Nunca agradaremos a todos, mas é necessário agradar a Deus!
    Ele é quem nos recompensa!

    Responder
    • Olá Lourdes, muito obrigado pelo comentário, disse uma verdade: nunca agradaremos a todos.

      Deus abençoe sua vida!

      Responder
  3. Perfeito p meu momento! Tenho uma reunião hj e encontrei o material completo! Gratidão e que Deus os abençoe p que continuem fazendo essa belo trabalho!

    Responder
  4. BOM DIA,FELIZ ANO NOVO PARA TODOS,MUITO BOM,LEMBRARMOS DESSES VERSÍCULOS ,NOS DÁ A CERTEZA QUE DEUS ESTÁ SEMPRE CONOSCO EM TODOS OS MOMENTOS.ELE É SOBERANO E SANTO EM TUDO QUE FAZ .ALELUIA.GLÓRIAS AO SEU NOME.ME CHAMO SÍDNEY JORGE ,FORTE ABRAÇO A TODOS.

    Responder
  5. ⁹ Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.
    ¹⁰ Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.

    2 João 1:9,10

    Resumindo: Quem Salva é Cristo, que o tem, vai perseverar, porque é Ele que sustenta. Busque a Cristo, se vc achá-lo, sentirá a transformação pouco a pouco da sua vida, e vc dependerá mais Dele, porque essa transformação nos fará quão pecador somos, e tentar vencer o pecado sozinho, não dá. Quanto mais perseverar…. Insisto, se achá-lo, confiar, depender Dele, vc já estará nas mãos Dele. Creia somente e verás a glória de DEUS.

    Responder

Deixe um comentário