Versículo

O velho é bom. Não é?

Conselhos práticos para os cristãos
Ricardo Cirilo
Escrito por Ricardo Cirilo

“Propôs-lhes também uma parábola: Ninguém tira um pedaço de um vestido novo para o coser em vestido velho; do contrário, não somente rasgará o novo, mas também o pedaço do novo não condirá com o velho. E ninguém deita vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo romperá os odres e se derramará, e os odres se perderão; mas vinho novo deve ser deitado em odres novos. E ninguém, tendo bebido o velho, quer o novo; porque diz: O velho é bom” (Lucas 5:36-39)

Essa é uma parábola muito interessante, aqui Jesus está afirmando que as coisas novas, as boas novas que ele trazia, a mensagem do evangelho, a mensagem da salvação, a graça de Deus, não caberiam, ou não combinavam, com os velhos costumes. Jesus trazia a nova aliança.

Mas um versículo que me chamou atenção e o versículo 39, aonde ele diz que quando bebemos o velho, não queremos o novo porque o velho nos satisfaz.

Quando estamos com a vida estável financeiramente, temos um bom emprego, uma casa, uma família, quando estamos com a nossa vida ok, deixamos de experimentar mais de Deus. Deixamos de nos arriscar, vivendo aquilo que Deus planeja para nós, com medo de sair do nosso conforto, pois já está tudo bem, o velho já está bom, logo, por que experimentar o novo?

E isso não acontece só fora da igreja, mas dentro também. Quantas vezes nós deixamos de viver o novo, simplesmente com medo de perder o velho?

Deus nos chama a viver aquilo que ele planejou, a graça, a salvação, o amor. E por vezes teremos que sair do velho, para que possamos viver o novo, para que possamos viver com plenitude aquilo que Deus tem para nós.

Por isso, que nós possamos ser como odres novos, e receber o novo de Deus!

Deus abençoe

Sobre o autor

Ricardo Cirilo

Ricardo Cirilo

Cristão, casado, vinte e poucos anos, apaixonado por futebol e descobrindo os prazeres de escrever.

Deixe um comentário