O ladrão vem para roubar, matar e destruir

“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:10)

Este é um versículo que, muito comumente, é utilizado fora de seu contexto. Neste caso específico o problema é um pouco menor, mas acredito que tenho o dever de trazer o contexto dele.

Quando Jesus fala, nesta parábola, sobre o ladrão, Ele está falando sobre todos aqueles que tentam desviar os filhos de Deus do caminho correto. Podem ser aqueles que levam os israelitas a adorar outros deuses ou podem ser aqueles que tentam desviar os gentios convertidos, fazendo-as acreditar em doutrinas estranhas.

Com este contexto em mente, podemos aplicar o versículo para nossas próprias vidas. Porém, quando pensamos nisso, é muito fácil pensar no pastor fulano que está aplicando doutrinas estranhas para seu rebanho ou em outras situações externas.

Mas quero trazer este versículo para uma reflexão pessoal: qual tem sido o ladrão que tem sondado você? Tem sido a televisão? A Netflix e suas séries sem fim? Tem sido o seu namoro carnal e desenfreado? Tem sido sua constante exposição a amigos e amigas que nada trazem de bom para sua vida?

Veja que, muitas vezes, o ladrão não é um agente externo, mas uma inclinação carnal interna que nós deixamos que nos domine e que nos leva para longe do caminho que nosso bom Pastor (Deus) quer que sigamos. Concordo que, em outras muitas vezes, esse ladrão descrito por Jesus na parábola, é o diabo ou um outro agente externo. Mas eu quero que hoje você reflita sobre os ladrões que você tem deixado entrar em sua vida.

Toma uma atitude em relação a estes ladrões e se posicione, voltando para o caminho que o nosso Pastor quer nos levar.

Paz.

Escrito ao som de: Fernandinho.

[mks_separator style=”dashed” height=”2″]

Outras versões do mesmo versículo:

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” – (João 10:10 – Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

“O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” – (João 10:10 – Nova Versão Internacional)

“O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” – (João 10:10 – Almeida Revisada Imprensa Bíblica)

“O ladrão não vem, senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida, e vida em plenitude.” – (João 10:10 – Bíblia King James Atualizada)

“O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.” – (João 10:10 – Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

“O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir; eu vim para que elas tenham vida e a tenham em abundância.” – (João 10:10 – Tradução Brasileira)

2 comentários em “O ladrão vem para roubar, matar e destruir”

  1. André, a paz!Bom seu post!Mas, no texto de Jo 10, o contexto é sobre o bom Pastor!Jesus diz que “todos que vieram antes dele, era ladrão e salteador.Jesus fala que o “bom Pastor” dá sua vida pelas ovelhas!Bem diferente do que estamos acostumados à presenciar!E no versículo 16, Jesus disse que havia outras ovelhas que ele iria agregar,e que feito isso, seriam “UM REBANHO E UM PASTOR”.É interessante, que Jesus chama de “MERCENÁRIO” todos que não eram o bom pastor…Por que será?

    Responder

Deixe um comentário