Música

3 dias com Brooke Fraser – 2º – Carreira musical secular

Continuando com nossos 3 dias com a cantora, hoje falaremos um pouco sobre sua carreira musical secular.

O primeiro álbum lançado pela cantora e compositora se chamou “What to do with daylight”, que em tradução livre quer dizer: “O que fazer com a luz do dia”. Lançado em 2003 na Nova Zelândia e em 2004 para o mundo, teve grande aceitação do público neo-zelandês, ficando como o principal álbum do ano no país.

O título do álbum remete à primeira música, chamada “Arithmetic”, e pode ser ouvido na frase “Wondering what to do with daylight, Until I can make you mine”, que, em tradução livre, quer dizer: “Imaginando o que fazer com a luz do dia, até que eu possa te fazer meu.” Todas as músicas do álbum foram escritas pela própria cantora.

Para este álbum foram lançados 5 singles: Arithmetic, Saving the world, Lifeline, Without You e Better.

Além disso o álbum foi lançado numa edição especial de CD+DVD. O primeiro disco era o de músicas e o segundo um DVD ao vivo de quatro músicas do álbum. Vinha também com a foto diferente da cantora na capa. O DVD foi gravado no dia 2 de abril de 2004 em Auckland. As músicas presentes foram: Arithmetic, Saving the world, Lifeline e Better.

Em 2005, quando ainda era solteira, de maneira inesperada, ela resolveu viajar para a África. Conforme o relato da própria cantora, durante a viagem, ela se viu em situações inesperadas e não confortáveis, mas que a inspiraram. Durante a viagem, em Ruanda, conheceu uma garota chamada “Albertine”:

As pessoas memoráveis que conheci durante a viagem me fizeram perceber a realidade da diferença que um indivíduo pode fazer. Eu creio que todos nós temos nosso papel em localizar e aliviar a necessidade e injustiça no mundo.”

Além disso, em uma ótima entrevista, a cantora diz:

É difícil reviver os detalhes, e lembrar disso novamente … Mas ter ido para Ruanda em 2005 pela primeira vez provocou um efeito indescritível em mim. Não apenas na minha alma: minha mente, minhas emoções, mas no meu espírito. Eu senti que algo mudou … Não consigo explicar a maneira como isso me mudou, só sei que não sou mais a mesma depois daquilo.” – Brooke Fraser, AboutChristianMusic.com

Com base em tudo o que aconteceu nesta viagem a cantora lançou o álbum Albertine, no dia 4 de dezembro de 2006 na Nova Zelândia. Foi um estouro de sucesso e ficou durante muito tempo entre os 20 principais álbuns no país. O cd foi gravado com uma banda diferente da utilizada no primeiro álbum. Outro diferencial em Albertine foi o fato dele ter um lançamento não apenas na Oceania, mas também nos Estados Unidos, o que aconteceu em 27 de maio de 2008.

Assim como no primeiro cd, este segundo teve uma edição especial, lançada um ano mais tarde, no dia 10 de dezembro.

A letra da música Albertine diz: “Agora eu vejo / sou responsável / a fé sem obras é morta”.

Confira uma entrevista concedida pela cantora onde ela fala sobre o cd Albertine:


 
Até amanhã
 

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário