Mensagem

Você sabe como confessar pecados?

André
Escrito por André

Você sabe como confessar pecados? É necessário algum ritual ou um confessionário? Só o pastor ou o padre podem ouvir meus pecados? Tenho que pagar alguma penitência?

Meu amado, antes de começar a trazer o que a Bíblia diz sobre a confissão, vou te falar sobre a minha experiência.

A minha experiência sobre como confessar pecados

Eu tinha um grave vício, que não conseguia vencer. Passei alguns anos de minha vida cristã lutando contra aquilo e pedindo perdão para Deus, mas continuava no vício.

Vícios são complicados. Normalmente as pessoas ficam mal por terem feito aquilo que fizeram, mas não conseguem parar.

Meu caminho para a vitória, neste caso, foi:

  • Arrependimento;
  • Confessar o meu pecado para Deus;
  • Confessar o meu pecado para um líder experiente;
  • Confessar o meu pecado para quem eu atingi.

Como disse, em minha experiência, isso funcionou. Para outros pecados, que não se tornaram vícios, precisei de menos etapas. Para alguns, apenas pedir perdão a Deus foi o suficiente, uma vez que não atingi ninguém com meu pecado.

Para outros, onde eu envolvi outra pessoa em meu pecado, pedi perdão para Deus e para a pessoa.

O que quero dizer é que para cada situação, apesar de existirem padrões, tive que ter uma abordagem diferente.

Agora, vamos analisar o que diz a Palavra sobre como confessar pecados.

Sem arrependimento não existe perdão

Não temos como sermos perdoamos por Deus se não nos arrependermos dos nossos pecados. Esta é uma etapa fundamental sobre como confessar pecados.

Arrependa-se, peça perdão e creia que Jesus já pagou o preço do seu pecado.

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados,” (Atos 3:19)

Neste momento, é importante entendermos a diferença entre arrependimento e remorso. O remorso nos deixa mal, nos leva pra baixo, pois lembramos daquilo que fizemos com um peso. O arrependimento nos leva a mudar de direção, nos levar a abandonar aquilo e nos aproxima de Deus.

O pecado tem nome

Eu acho muito interessantes as orações de perdão que são genéricas: “Deus me perdoe de todos os meus pecados, amém”. Qual foi o pecado que você cometeu, de quais você tem consciência e verdadeiramente se arrependeu?

Como confessar pecados sem saber quais são os pecados?

O que quero dizer é que não adianta fazermos uma confissão genérica, sem nomear quais são os pecados que cometemos. Precisamos ser claros sobre o que estamos pedindo perdão.

Se você roubou, peça perdão pelo roubo. Se você mentiu, peça perdão pela mentira. Se você fez os dois, peça perdão por cada um deles.

Note como Daniel, especialista em oração, nomeia os pecados que o povo cometeu:

“Orei ao SENHOR, meu Deus, confessei e disse: ah! Senhor! Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos; temos pecado e cometido iniqüidades, procedemos perversamente e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos; e não demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que em teu nome falaram aos nossos reis, nossos príncipes e nossos pais, como também a todo o povo da terra.” (Daniel 9:4-6)

Daniel nos dá uma aula sobre como confessar pecados.

Deus precisa saber

Conseguimos o perdão através do sacrifício de Jesus, mas quem nos perdoa é Deus. Por isso precisamos confessar para Ele os nossos pecados. Não adianta confessarmos apenas para nosso amiguinho, precisamos pedir perdão para aquEle que nos perdoa.

Ou seja, arrependeu-se, sabe quais são os pecados que cometeu? Então ore pedindo perdão a Deus em nome de Jesus.

“Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.” (Salmos 32:3)

Preciso de um confessionário?

Meu amado, sinceramente o confessionário serve apenas para lhe dar alguma privacidade enquanto revela seus erros. Nenhum dos homens da Bíblia tinha um enquanto pedia perdão…

“Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.” (Lucas 18:10-14)

Nesta parábola nem o fariseu e nem o publicano tinham um confessionário. Como confessar pecados? Não precisa de um confessionário. Deixe isso para o Pedro Bial.

Preciso de um pastor ou um padre?

Como disse anteriormente, antes de mais nada você precisa confessar seu pecado para Deus.

Após isso, o que tenho comigo, por experiência, é que precisamos pedir perdão para aquelas pessoas contra as quais pecamos. Você mentiu para seu cônjuge, peça perdão para ele pela mentira. Roubou seu chefe? Peça perdão para ele pelo roubo e restitua o valor que foi roubado.

Obviamente, neste ponto entram uma série de questões muito particulares, por isso a regra é: ore e peça direção a Deus sobre o que fazer. Eu creio que é necessário, sempre que possível, pedir perdão e restituir, se for o caso.

Lembre-se da atitude de Zaqueu em decidir restituir quem tinha roubado e a frase de Jesus:

“Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão.” (Lucas 19:8-9)

Porém, respondendo à pergunta: “Preciso de um pastor ou um padre para confessar meus pecados?”. Se Deus te direcionar neste sentido ou se você tiver pecado contra eles, ok. Caso contrário, avalie. Peça perdão a Deus e a quem você atingiu.

E quando peço perdão e continuo pecando?

Você não será o primeiro, nem muito menos o último a pedir perdão de um determinado pecado e continuar pecando. Algumas coisas são vícios que adquirimos, outras são áreas de nossas vidas onde o diabo trabalhou por tantos anos, que se torna muito difícil vencer.

Porém, isso que falei jamais vai poder servir de desculpa ou alívio para continuarmos no erro. Na cruz Cristo nos livrou do poder do pecado:

“Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (João 8:34-36)

Ou seja, basta que tomemos esta verdade para nós para que possamos ser livres.

Porém, e este porém é bem comum, vejo constantemente pessoas que parecem ter entendido esta verdade mas, mesmo assim, continuam em pecado.

Pela minha experiência, algo que funciona para nos livrar destes vícios é aplicar a verdade relatada no livro de Tiago:

“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” (Tiago 5:16)

Como relatei no início do post, isso funcionou para mim. Eu tinha um vício, e uma das etapas para a minha cura foi confessar isso para um líder experiente. Ele orou comigo e aquilo foi fundamental em minha vida.

Note que é preciso muita direção de Deus para fazer isso. Não venha me culpar se você não entendeu o que Thiago disse em sua carta e sair espalhando para todo mundo o seu pecado. Não foi isso que Thiago recomendou e não é isso que eu estou trazendo como exemplo, ok? Tenha sempre a direção do Espírito Santo para saber como confessar pecados e como agir.

Pecado no namoro!

No vídeo abaixo falamos sobre essa questão que, infelizmente, é tão comum entre os cristãos:

Então, como confessar pecados?

Espero que este post tenha lhe ajudado a entender um pouco mais sobre confissão e lhe ajude a superar alguns de seus pecados.

Se você tem alguma dúvida, critica ou sugestão, comente aí.

Paz.

Termos de busca utilizados: como confessar pecados, confessar, quero confessar pecados, como confesso meus pecados, como faço para confessar pecados, dúvida como confessar pecados, versículo como confessar pecados, como confessar pecados para meus pais, como confessar pecados para minha esposa, como confessar pecados para meu esposo, como confessar pecados para o pastor, não sei como confessar pecados, Bíblia como confessar pecados, como confessar pecados na Bíblia.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

8 Comentários

  • O pecado é sempre confessado a um sacerdote não diretamente a Deus como alguns julgam cuidado com as armadilhas do demônio.
    Que Deus o ilumine
    Abraço

    • Olá Silva, obrigado pelo comentário.

      Acho pesado dizer que sempre devemos confessar a um sacerdote. Qual a base bíblica desta afirmação? Gostaria de aprender um pouco mais sobre esse assunto.

      Deus abençoe sua vida.

    • Olá Lia. Certamente existem casos e casos, porém existem algumas coisas que eu acredito serem necessárias.

      Por exemplo, como vou estar com a minha consciência limpa se eu não resolver a situação com a pessoa contra a qual fiz algum tipo de mal?

      O que você acha?

      Paz.

  • Olá gostaria que me tirasse uma dúvida.
    Quando eu for pedir perdão a pessoa no caso o conjugue preciso relatar o porque de tudo ? Mesmo correndo o risco de acabar com o casamento? Ou posso só pedir perdão por não ter sido verdadeira e orar com o conjugue.

    • Olá Ellen, antes de mais nada, obrigado pelo comentário.

      Eu sinceramente não tenho detalhes suficientes para entender como dar uma boa resposta. Minha melhor opinião com o que você colocou em seu comentário é a seguinte: converse com o seu pastor. Ele saberá lhe direcionar.

      Deus abençoe sua vida.

      • Olá então meu esposo me traiu eu peguei algumas vezes msg em seu telefone todas as vezes ele negou mas em um determinado momento ele me pediu perdão porque conversou com outras mulheres de forma errada mas não quis entrar em detalhes eu até respeitei o momento dele então eu em uma oportunidade o trai também mas ele já deixou claro que no caso a de uma traição ele me deixaria por esse motivo nunca confessei a eleconfessei a Deus e ao meu pastor. O pastor me disse que eu teria que contar para meu esposo mas tenho medo de que ele não aceite e peça a separação por isso gostaria de saber se como já confesei a Deus e ao meu pastor se posso somente pedir perdão ao meu esposo por não ter sido Leal a ele e o chamar para orar para que Deus restaure a nossa aliança. Me ajude não sei o que fazer não quero perder meu casamento.Obrigada fica na paz.

        • Olá Ellen, obrigado pelo comentário.

          É realmente uma situação extremamente delicada e qualquer coisa que eu escrever pode ser mal interpretada. Porém, parece-me que seu pastor já lhe orientou sobre como proceder. Como eu, que não tenho relacionamento direto com você e seu esposo, poderia falar algo diferente do que seu pastor lhe disse?

          Uma coisa que tenho a acrescentar, que talvez seja útil é: ore, entregue a Deus suas angústias e siga a orientação que já recebeu.

          Deus abençoe.

Deixe um comentário