Mensagem

Vença o mal com o bem

Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Romanos 12:21)

Em um mundo de ódio, em que a lei é a vingança pelo mal recebido, Paulo surpreende seus leitores de Roma, recomendando: “Não te deixes vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem.” (Romanos 12:21)

Só quem nunca foi machucado pela injustiça e pela maldade de alguém é que acha estranho o impulso da vingança, da retribuição. Quem já foi assaltado à mão armada conhece bem o ódio que toma conta da gente, diante da impossibilidade de reagir à altura. A lei do olho por olho e dente por dente é a coisa mais espontânea, no coração do homem natural.

Ao afirmar que responder com o mal significa, em última análise, a vitória do mal, Paulo repete o ensino de Jesus. O contexto bíblico é bem explícito: vingar-se é uma atitude tão negativa e tão devastadora, que somente a justiça de Deus possui a capacidade de fazê-lo justamente. A nós outros, humanos, mas servos de Jesus Cristo, cabe a postura do perdão, que somente o amor de Cristo nos capacita a oferecer. Se é que pretendemos vencer o mal com o mal, para que serve, então, o sacrifício de Jesus?

Autor: Pr Olavo Feijó.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

1 comentário

Deixe um comentário