Que bem farei para conseguir a vida eterna?

“E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?” (Mateus 19:16)

Essa pergnunta do jovem rico foi trasncrita nos outros evangelhos da seguinte maneira:

  • “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” (Marcos 10:17)
  • “Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?” (Lucas 18:18)

Apesar das pequenas diferenças entre as versões, a síntese é a mesma: um jovem rico perguntando o que ele poderia fazer para herdar a vida eterna. Muitas vezes pensamos da mesma maneira, que nós devemos ou podemos fazer algo para conseguir a salvação. Enquanto isso Paulo afirma:

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Efésios 2:8,9)

Não existe nenhuma obra nossa que possa nos trazer para a salvação, que possa nos aproximar de Deus. Porém, em um momento, se analisarmos superficialmente, parece até mesmo que a resposta de Jesus vai contra o que Paulo diz:

“E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 19:17-19)

Esta resposta, de acordo com a pergunta do jovem rico, faz parecer que se nós seguirmos os mandamentos ou a lei, teremos a vida eterna. Porém Jesus continua:

“Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.” (Mateus 19:21)

Quando Jesus fala sobre negar a si mesmo, abrindo mão de tudo, inclusive da posição, dos conceitos e viver somente pelo o que Deus deseja, o jovem rico fica triste. Neste parte da resposta, Cristo está falando exatamente o que podemos fazer para conseguir a salvação: nada. Quando somos confrontados, percebendo que nada podemos fazer a não ser abrir mão de tudo e depender somente de Deus, é que nossa fé é provada.

Por isso, o apelo de hoje é para que você abra mão das suas vontades, dos seus planos e dos seus sonhos para viver o que Deus quer de você. Tudo o que pensamos, fazemos ou queremos, se não vier de Deus, não vale nada.

Paz.

❗ Você sabia? ❗


Existem formas de você aprender ainda mais sobre a palavra:

Deixe um comentário