Mensagem

Dinheiro é segurança

Queremos segurança. Seja ela sobre nossa integridade física, nossas emoções, nossos relacionamentos, ou o que for. Queremos estar protegidos contra as alternâncias que são características em nossas vidas, queremos estar protegidos do dia de amanhã e seus males.

Esse medo do incerto, esse pavor de acidentes tem diferentes resultados em cada um de nós. Alguns de nós procuram uma vida rotineira ao extremo, para que não corramos risco algum. Outros se tratam como luminárias frágeis, para que nenhum mal lhes sobrevenha. Mas, entre todas, a alternativa mais recorrente é a busca ao dinheiro.

O dinheiro facilita as coisas. Ele elimina filas em postos de saúde, burocracias em processos judiciais, elimina maus negócios, pelo zelo de advogados ou conselheiros. O dinheiro de certa forma nos protege e protege nossos bens e famílias.

E eu digo, se for por segurança, a sua busca ao dinheiro é completamente racional, lógica e eficaz. Mas eu gostaria de lhe dizer que essa “segurança” que você busca, não é o suficiente. E que há um caminho mais excelente a ser buscado, como ensina-nos o pregador, de Eclesiastes:

A sabedoria protege como protege o dinheiro; mas o proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor. Ec 7.12

A cada escolha que fazemos em nossas vidas, temos que pesar prós e contras. Para que tenhamos certeza da opção que escolheremos.

Por exemplo, ao tomar uma xícara de chá pela manhã, devo atentar para duas opções: açúcar e adoçante. O açúcar é muito mais saboroso, o doce permanece durante horas, mas estraga os dentes e pode ser prejudicial ao estômago. O adoçante faz bem ao estômago, no entanto tem um gosto desagradável no final.

Você e eu podemos ter diferentes caminhos para conseguir proteção e segurança. Mas, como em todas as escolhas em nossas vidas, devemos atentar para os prós e contras. O dinheiro trará segurança. Sim! Até a Bíblia o diz! Mas, por um outro lado, a sabedoria, além de segurança, traz a vida.

Alguns podem julgar-me por ser cristão e não buscar, em primeiro lugar, a segurança. Talvez possam me criticar por não procurar, em primeiro lugar, a tranquilidade. E talvez estejam certos porque o cristianismo busca, em primeiro lugar, a vida.

E a sabedoria, a vida, está em encontrar a Cristo. Ele é quem, através de sua ação regeneradora em nossas vidas nos dá uma nova forma de andar, de agir, pensar e uma nova razão para amar o próximo, a despeito de suas imperfeições, e dessa forma encontramos algo que nada mais, nem o dinheiro, pode nos dar: a vida, em sua plenitude.

Dinheiro é segurança, sim. Mas busque algo mais que segurança, busque a vida, que só se encontra em Jesus Cristo.

Que você entenda o que é viver e sua vida seja abençoada por Deus.

Extraído do site pequenomestre.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário