Estudo de Romanos 8

Em Romanos 8 Paulo continua falando sobre não sermos escravos do pecado e como em Cristo estamos seguros.

O capítulo apresenta os seguintes assuntos:

  • Nenhuma condenação há (1 a 4)
  • Nossa inclinação (5 a 13)
  • Não somos escravos (14 a 17)
  • Um dia seremos libertos (18 a 21)
  • Os três gemidos (22 a 27)
  • A segurança no amor de Deus (28 a 39)

Vamos detalhar melhor alguns deles.

Vídeo do estudo

Nenhuma condenação há

O começo deste capítulo, os quatro primeiros versículos, fazem o fechamento do assunto que vinha sendo abordado:

“Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.”

Romanos 8:1

Parece até não ter muita relação, uma vez que Paulo vinha falando sobre a luta da carne com o espírito, mas essa é justamente a conclusão do assunto: a luta existe, mas não existe condenação para aqueles que estão em Cristo pois, no Espírito, estamos “livres da lei do pecado e da morte”.

Nós ainda somos tentados, ainda estamos sujeitos a falhar, mas isso não se traduz em condenação para nós pois, se estamos no Espírito, não estamos condenados. Veja o que Paulo fala mais adiante:

“Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.”

Romanos 8:5,6

Não existe condenação alguma para os que estão e permanecem no Espírito. Permanecer no Espírito é estar constantemente inclinado para as coisas do Espírito, e não para as coisas da carne.

Se começamos a nos inclinar para a carne, nos afastamos de Deus e não estamos mais em Cristo, não andamos mais segundo o Espírito. Isso fala sobre a obra de Cristo, que já conquistou para nós a vitória sobre o pecado e já nos deu o Espírito, mas também fala sobre a parte que nos cabe, que é permanecermos andando no Espírito. Essa responsabilidade, no meu entendimento, pertence a nós.

Vale notar aqui que nem todas as linhas teológicas concordam com essa interpretação. Algumas pessoas acreditam que aqueles que foram resgatados por Cristo e têm o Espírito não podem se perder e nunca vão se inclinar para a carne. Os que foram verdadeiramente salvos não tem como se inclinarem para a carne. Respeito essa visão e a avaliação sobre qual interpretação você entende ser a correta é sua.

Paulo dá uma conclusão para esse pensamento nos versos 12 e 13:

“De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne,
porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.

Romanos 8:12,13

Ou seja, Cristo já nos livrou do poder do pecado, não somos mais escravos do pecado. Ainda lidamos com o pecado e não podemos viver segundo a carne. Já temos o Espírito e não precisamos nos inclinar para a carne. Estando no Espírito e permanecendo nele, viveremos.

Não somos escravos

Se estamos livres do poder do pecado, não somos mais escravos do pecado, nos unimos a Cristo e servimos ao nosso Senhor. Paulo afirma:

“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”

Romanos 8:15,16

Agora somos filhos, fomos adotados por Deus. Não somos apenas servos que foram comprados, somos filhos. Isso fala sobre intimidade, deixa claro que não existe mais separação entre nós e Deus e que podemos chamá-lo de “Papai”.

Deus é o nosso Senhor pois nos comprou. Nós o servimos pois Ele é Senhor. Ao mesmo tempo, no seu perfeito amor, ele nos adotou, nos transformou em filhos, Ele é nosso pai e somos todos irmãos, coerdeiros com Cristo, ou seja, temos direito a tudo aquilo que Deus tem preparado e aos privilégios conferidos a seus filhos.

“E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.”

Romanos 8:17

Um dia seremos libertos

No versículo 17 vimos que seremos glorificados, mas isso ainda não aconteceu. No versículo 18, Paulo explica que toda a criação foi impactada pelo pecado do homem. Por isso, toda a criação aguarda esse momento em que Cristo voltará e restaurará todas as coisas.

Isso é motivo de grande expectativa. Paulo deixa isso claro:

“Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.”

Romanos 8:18

Logo, ainda estamos sujeitos às aflições deste tempo presente. Essas aflições existem por conta da entrada do pecado no mundo. Por isso precisamos lidar com o problema do pecado todos os dias, pois ainda estamos nesse corpo.

Chegará o dia em que não habitaremos mais nesse corpo e tudo isso ficará para trás. Até lá, encontramos os três gemidos que Paulo descreve. O primeiro deles é o da criação:

“Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.”

Romanos 8:22

A criação toda geme, pois não consegue cumprir o seu propósito de maneira plena, por conta do pecado que contaminou toda a terra.

Nós, que temos o Espírito, também gememos:

“E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.” Romanos 8:23

Romanos 8:23

Aqui Paulo explica que gememos aguardando a redenção do nosso corpo, ou seja, a libertação das aflições deste tempo, da luta contra o pecado, da tentação e de todas as ciladas que o inimigo tentar nos armar.

Por fim, Paulo também fala que o Espírito geme:

“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”

Romanos 8:26

Como nós não sabemos pedir como convém, o Espírito, que habita em nós, geme com gemidos que não podem ser expressos com palavras.

A segurança no amor de Deus

O capítulo finaliza com Paulo nos dando uma aula sobre um dos mais importantes princípios da Palavra: nada pode nos separar do amor de Deus.

Ele fala sobre isso tratando nos dando uma série de seguranças. A primeira delas, no verso 28, é que o amor de Deus nos leva a uma vida onde não precisamos andar ansiosos. Aqui ele ensina que tudo contribui para o nosso bem, nada que aconteça nas nossas vidas será para o nosso mal, para nos afastar do Senhor de alguma maneira.

Nos versos 31 e 37, Paulo nos ensina que não precisamos temer a derrota, que o amor de Deus por nós nos dá a segurança de que não teremos adversários que possam nos vencer. O pecado não pode nos vencer, não dependemos mais do pecado, não somos mais escravos.

No verso 32, temos a segurança de que nada vai nos faltar e, no seguinte, no versículo 33, que o inimigo não pode nos acusar dos nossos pecados do passado, pois Deus já nos justificou.

No versículo 34 aprendemos que não existe condenação para nós e, por fim, que não podemos ser separados do Senhor:

“Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!”

Romanos 8:38,39

Estar no Espírito é ter a garantia de que nada nos separa do amor de Deus. Não importa pelo o que estamos passando, qual é a luta que estamos enfrentando, nada nos separa do amor de Deus. Deus te ama e nada pode mudar isso.


Comments

1 resposta para “Estudo de Romanos 8”

  1. Excelente Comentário de Romanos 8. Aprendi Lições Extraordinárias Nesse Assunto De Suma Importância. Pois, A Carta Aos Romanos Fala Exclusivamente da DOUTRINA da SALVAÇÃO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *