Estudo de Romanos 16

Nesse estudo de Romanos 16, veremos o capítulo que fecha a carta, com as últimas saudações de Paulo, algumas instruções e sua oração final.

O capítulo apresenta os seguintes pontos:

  • Recomendação de Febe (1 a 2)
  • Saudações diversas (3 a 16)
  • Desviar-se dos que causam escândalos (17 a 18)
  • Oração final (19 e 27)

Falaremos deles com mais detalhes.

Vídeo do estudo

Recomendação de Febe

Esta capítulo começa com Paulo recomendando que os Romanos recebessem Febe:

“Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencreia, para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo.”

Romanos 16:1,2

Febe era uma diaconisa que servia na igreja de Cencreia, porto marítimo de Corinto, onde Paulo esteve em sua primeira viagem missionária. Alguns acreditam que ela estava levando essa carta de Paulo para Roma.

Aqui vale destacar como o papel da mulher na igreja primitiva não era secundário ou de menor importância. Apesar de alguns criticarem Paulo por supostas posições machistas, nessa parte da carta vemos que ele faz a menção de várias mulheres que eram trabalhadoras do Reino.

Não podemos menosprezar a importância da mulher no Reino.

Saudações diversas

Após isso, Paulo faz diversas saudações para pessoas importantes em seu ministério. Ele começa falando sobre Priscila e Áquila, um casal que o ajudou muito e que, ao que tudo indica, já tinha voltado para Roma:

“Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida expuseram a sua cabeça; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios.”

Romanos 16:3,4

Apesar de terem se encontrado em Corinto, a principal parte de seu tempo juntos se deu em Éfeso, onde Priscila e Áquila cuidaram da igreja que foi instalada lá até retornarem para Roma. O casal havia sido expulso de Roma por conta do decreto de Claudio, como podemos ver em Atos 18:2.

Retornando para Roma, não deixaram de trabalhar para a obra e começaram um trabalho em sua casa, como Paulo afirma na primeira parte do versículo 5.

Após isso, Paulo saúda Epêneto, a quem o apóstolo se refere como sendo “as primícias da Ásia em Cristo.”. Provavelmente este foi o primeiro a se converter na região da Ásia Menor.

Paulo então faz diversas outras saudações, todas de menor relevância por sabermos pouco ou nada sobre elas.

“Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam.”

Romanos 16:16

Paulo termina este trecho de saudações lembrando aos irmãos da importância do ósculo santo, um beijo na face, na testa ou na barba. Alguns acreditam que esse gesto era fundamental, uma vez que muitos convertidos eram discriminados até mesmo pelos seus próprios familiares. Era um símbolo da proximidade e da unidade da igreja.

Os escândalos

Num trecho quase que desconectado do restante, Paulo faz uma advertência à igreja:

“E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos símplices.”

Romanos 16:17,18

Independentemente dessa clara desconexão, o apelo de Paulo é válido para nós. Tanto no sentido de ficarmos atentos a esse tipo de situação, como também, e principalmente, no sentido de não sermos nós mesmos os responsáveis pelas dissensões e escândalos.

Aqui temos outro lembrete válido: a igreja terá problemas. Desde o início da igreja os problemas estavam presentes nas congregações. Não podemos achar que a igreja local será perfeita e que nenhum tipo de situação desagradável acontecerá. Não foi assim no começo da igreja, não foi assim na história da igreja, não será assim conosco.

A questão é como nós lidamos com esse tipo de situação ou como nos posicionamos quando nós mesmos começamos a entrar por esse caminho.

Oração final

Por fim, fechando a carta, Paulo ora por aquela igreja:

“E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém!”

Romanos 16:20

A esperança de Paulo, alguns acreditam, era de que Jesus logo voltasse. Por isso ele afirma que Deus logo esmagaria Satanás. Essa ainda é nossa esperança, a volta de Jesus, a vitória sobre a presença do pecado, a vitória final sobre a morte e o início da vida eterna ao lado do Pai.

Paulo termina a carta nos lembrando que toda a glória é de Deus, através de Jesus:

“ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém!”

Romanos 16:27

Isso deve ser muito claro para nós: podemos fazer, trabalhar, ensinar, o que for, tudo é para a glória de Deus!


Comments

6 respostas para “Estudo de Romanos 16”

  1. Avatar de Luciana
    Luciana

    O que significa JC?

    1. Olá Luciana, graça e paz. Significa Jesus Cristo. Deus abençoe!

  2. Avatar de Tomé de Souza
    Tomé de Souza

    Este canal de estudo esta sendo bençãos de Deus em minha vida. Que Deus continue abençoando toda equipe desse Nobre Ministério .

  3. Avatar de Vinnícius Rianelli
    Vinnícius Rianelli

    Que a Paz de Deus esteja com você, André! Ótimo trabalho que você apresentou em todo o estudo de romanos. Abençoado seja! Em nome de Cristo Jesus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *