Estudo de Gênesis – Capítulo 45

No estudo do capítulo 45 de Gênesis, vemos que José finalmente se apresenta a seus irmãos e se reconecta com sua família.

Os seguintes eventos acontecem neste capítulo:

  • José se dá a conhecer a seus irmãos (1 a 4)
  • José afirma que Deus o enviou ao Egito (5 a 8)
  • O convite de José para seu pai (9 a 13)
  • Os presentes de Faraó para a família de José (14 a 24)
  • Jacó é avisado de que José ainda estava vivo (25 a 28)

Veremos alguns deles.

VÍDEO DO ESTUDO DE GÊNESIS 45

Como José entendia a situação

Ao ouvir Judá se oferecendo para ficar no lugar de seu irmão, José não se contém e pede que todos saiam da sala, para que ele ficasse a sós com seus irmãos. Ele se emociona e chora a ponto de ser ouvido do lado de fora de cômodo.

Ele se apresenta como José, pergunta sobre o pai, pede que os irmãos se aproximem e que seus irmãos não ficassem tristes, pois Deus o havia enviado para o Egito:

“Pelo que Deus me enviou diante da vossa face, para conservar vossa sucessão na terra e para guardar-vos em vida por um grande livramento.”

Gênesis 45:7

José enxergava que, por trás do sofrimento dele, Deus tinha um plano maior e melhor para salvar a sua família e cumprir as promessas que estavam sobre a vida de seu pai.

Quando nós conseguimos ter conhecimento do propósito de Deus por trás de nosso sofrimento, passamos e enxergar as coisas que acontecem conosco de uma maneira completamente nova. A dor fica menos intensa e mais suportável.

Porém, é claro que não é tão simples quanto parece. Creio que José não tinha percebido isso durante o sofrimento mas, mesmo assim, por se manter fiel mesmo durante a prova, conseguiu enxergar o bem que Deus estava fazendo.

Precisamos permanecer fieis, mesmo durante a tribulação pois isso nos ajuda a enxergar com mais clareza o que Deus está fazendo. Não estou dizendo que isso sempre vai acontecer, mas aumenta nossas chances de compreender a situação pois não deixa nossos pensamentos obscurecidos pela dor.

José aproveita então para tirar todo traço de culpa que poderia cair sobre os ombros de seus irmãos ao dizer que não foram eles que o mandaram para lá, mas sim o Senhor.

A mudança para o Egito

Então ele pede que seus irmãos avisem rapidamente seu pai e o tragam para o Egito:

“E habitarás na terra de Gósen e estarás perto de mim, tu e os teus filhos, e os filhos dos teus filhos, e as tuas ovelhas, e as tuas vacas, e tudo o que tens. E ali te sustentarei, porque ainda haverá cinco anos de fome, para que não pereças de pobreza, tu, e tua casa, e tudo o que tens.”

Gênesis 45:10,11

A questão aqui é: se a promessa feita para Abraão, Isaque e Jacó, falava da terra de Canaã, foi correto mudar para o Egito?

A própria Bíblia nos responde essa pergunta. Por isso é importante sempre entendermos o contexto. No capítulo 46, lemos o seguinte:

“E falou Deus a Israel em visões, de noite, e disse: Jacó! Jacó! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação. E descerei contigo ao Egito e certamente te farei tornar a subir; e José porá a sua mão sobre os teus olhos.”

Gênesis 46:2-4

A mudança era algo que Deus estava à frente. Mesmo essa saída temporária da terra prometida estava nos planos do Senhor.

O afeto de José por seus irmãos

Após isso, José abraça Benjamim e beija seus irmãos, demonstrando que o perdão estava como base daquele relacionamento, restaurando o amor entre eles.

“E lançou-se ao pescoço de Benjamim, seu irmão, e chorou; e Benjamim chorou também ao seu pescoço. E beijou todos os seus irmãos e chorou sobre eles; e, depois, seus irmãos falaram com ele.”

Gênesis 45:14,15

Quando perdoamos e decidimos amar as pessoas que nos fazem mal, tudo o que aconteceu ganha um novo significado e podemos deixar a dor para trás.

O perdão nos libera de uma dor que não precisamos carregar, de um fardo que não precisa ser nosso. José poderia ter vivido guardando o rancor por tudo o que seus irmãos lhe fizeram, mas decidiu ir por outro caminho e, por isso, pode ter uma vida muito mais feliz com sua família.

Por fim, Faraó também demonstra muito carinho pela família de José e as boas novas chegam a seu pai, que quase não aguenta a notícia.


Comments

0 resposta para “Estudo de Gênesis – Capítulo 45”

  1. […] falamos no estudo do capítulo 45, a confirmação de Deus para Jacó de que essa era a mudança correta a se fazer, lhe garantia que […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *