Bíblia sobre a mesa

Estudo de Êxodo 3

Em Êxodo 3 vemos o encontro de Moisés com Deus na sarça ardente, onde o Senhor se apresenta para ele e revela os planos que têm para Seu povo.

Os seguintes eventos são apresentados nesse capítulo:

  • O encontro com Deus (1 a 6)
  • O chamado de Deus (7 a 10)
  • A garantia de Deus (11 e 12)
  • Deus se apresenta (13 a 15)
  • O plano de Deus (16 a 22)

Vamos falar com mais detalhes sobre alguns deles.

Vídeo do estudo

O encontro com Deus

O capítulo começa narrando, em detalhes, o encontro de Moisés com Deus. Enquanto os dois primeiros capítulos passaram rapidamente por um longo período da história, este capítulo muda a velocidade da narrativa e passa a descrever em detalhes o que acontecer nesse encontro.

Com a velocidade da história, vemos que a vida de Moisés se divide em três períodos de 40 anos. O primeiro como filho da filha de Faraó, sendo educado e crescendo no Egito. O segundo como pastor de ovelhas em Midiã, quando vemos esse encontro com Deus. O terceiro como aquele através de quem Deus libertou o povo de Israel do Egito.

A nossa vida muda completamente por diversos fatores, mas muda sempre para melhor quando temos o nosso encontro com Deus. Moisés, por suas escolhas, sai de uma posição privilegiada, para um lugar de serviço comum, mas sai desse lugar para um lugar ainda mais importante do que o primeiro quando tem o seu encontro com Deus e aceita o seu chamado.

A palavra nos diz:

“E apareceu-lhe o Anjo do Senhor em uma chama de fogo, no meio de uma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. E Moisés disse: Agora me virarei para lá e verei esta grande visão, porque a sarça se não queima. E, vendo o Senhor que se virava para lá a ver, bradou Deus a ele do meio da sarça e disse: Moisés! Moisés! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os teus sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.”

Êxodo 3:2-6

Deus chama Moisés, vai até o seu encontro, e se apresenta para ele. Através de uma visão milagrosa, uma sarça que queimava mas não era consumida pelo fogo, Deus captura a atenção de Moisés e fala com ele.

O texto diz que o “Anjo do Senhor” apareceu em uma chama de fogo, trata-se de uma teofania, que é quando Deus aparece para uma pessoa, independente do meio usado para isso. Nesse caso, foi através do fogo.

Deus fala com Moisés pedindo que ele não se aproximasse e tirasse os sapatos, pois o lugar onde estava era uma terra santa. Tirar os sapatos era um sinal de reverência, assim como esconder o rosto.

Devemos ser reverentes na presença de Deus, não podemos nos portar de qualquer maneira. Respeitá-lo como Senhor, amá-lo como Pai, temê-lo como Juiz e adorá-lo como Criador são algumas maneiras pelas quais devemos nos relacionar com Ele. Para um entendimento mais completo do nosso relacionamento com Deus, leia o livro Muito Além de um Pai.

O chamado e a garantia

Deus então declara o que faria na vida de Moisés:

“Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.”

Êxodo 3:10

Era uma grande missão. O povo havia se multiplicado, faraó estava maltratando os Israelitas e, mesmo assim, eles continuavam a crescer. Moisés seria enviado novamente para o lugar de onde havia vindo, para seu povo como líder e para faraó como uma afronta.

Para seu povo, Moisés não era reconhecido como líder, como vimos no capítulo 2. Para faraó, Moisés era um traidor. Isso justifica o temor de Moisés:

“Então, Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? E Deus disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.”

Êxodo 3:11,12

A resposta de Deus é simples: “Certamente eu serei contigo”.

Nada impede o agir de Deus, se Ele quer, acontece. Logo, quando Deus afirma que seria com Moisés, isso deveria se tornar tudo o que Ele precisaria saber.

Deus está conosco, não temos nada a temer. Nosso maior temor deve ser o de nos afastarmos da Sua maravilhosa presença, de andarmos em caminhos nos quais Ele não está.

Após entender essa verdade, em Êxodo 33, Moisés afirma:

“Então, disse-lhe: Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui.”

Êxodo 33:15

Entender que a presença de Deus é tudo o que precisamos mudou completamente a atitude de Moisés. Aqui nos capítulos 3 e 4 vemos a sua resistência mesmo diante da garantia do Senhor. Em Êxodo 33, após ter entendido a verdade, ele percebe que só existe um caminho se o Senhor estiver nele.

Que nós tenhamos o mesmo entendimento, a mesma certeza em nossas vidas: não existe esperança para nós se estivermos longe do Senhor.

Deus se apresenta

Deus então se apresenta como o “Eu sou”:

“Então, disse Moisés a Deus: Eis que quando vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: Eu Sou o Que Sou . Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós.”

Êxodo 3:13,14

Essa é uma das passagens mais complexas da Palavra. A tradução para o que Deus diz não é unânime. O nome através do qual Deus se revela é traduzido para o português como Jeová, a partir de Yahweh, que é uma derivação do nome revelado de Deus, que não tem as vogais.

Alguns tradutores usam a expressão “Eu sou o que sou”, outros “Eu sou quem sou”, outros ainda algo como “Eu serei o que serei” ou outras variações.

O importante aqui é entendermos a natureza revelada de Deus através de Seu nome. Ao dizer “Eu sou o que sou”, Deus está se declarando como auto-existente, eterno, imutável, incompreensível para a mente humana e fiel.

O Plano de deus

Por fim, Deus apresenta o seu plano através do qual faria com que Moisés libertasse o povo do Egito:

“E ouvirão a tua voz; e irás, tu e os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O Senhor, o Deus dos hebreus, nos encontrou; agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao Senhor , nosso Deus. Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte. Porque eu estenderei a minha mão e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois, vos deixará ir.”

Êxodo 3:18-20

Deus já sabia que o coração de faraó estaria endurecido, já sabia como faria para mostrar-se como soberano e que o plano daria certo.

Deus é soberano. Não existe força que o combata, que seja maior que Ele. Mesmo uma das maiores autoridades da época se torna como uma vírgula na história do povo de Deus. Nada mais do que um contratempo momentâneo numa história a qual o Senhor nunca deixou de controlar.


Comments

2 respostas para “Estudo de Êxodo 3”

  1. Avatar de Valéria
    Valéria

    Esse capítulo é tremendo, revela a imensidão do nosso Deus, toda glória seja dada a Ele!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *