Bíblia aberta em salmos

Estudo de Êxodo 19

Em Êxodo 19 vemos como Deus fala com Moisés no Monte Sinai e pede que o povo se santifique em preparação para o que estava para acontecer. Também vemos como o povo de Israel afirma que vai seguir tudo o que o Senhor estava pedindo.

O capítulo apresenta os seguintes eventos:

  • Preparação para a aliança (1 a 15)
  • Deus aparece para o povo de Israel através da fumaça (16 a 25)

Vamos estudar estes pontos em detalhes.

Preparação para a aliança

No começo do capítulo vemos como Deus estava preparando o povo para a aliança que fariam. Deus começa dando um resumo do que seria toda a aliança:

“E subiu Moisés a Deus, e o Senhor o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó e anunciarás aos filhos de Israel: Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim; agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha. E vós me sereis reino sacerdotal e povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.”

Êxodo 19:3-6

A ideia sempre foi simples: caso eles obedecessem ao Senhor, o povo de Israel se tornaria propriedade do Senhor. Eles seriam sacerdotes do Senhor e povo santo. A ideia era justamente fazer com que o povo de Israel fosse um povo separado do restante.

A proposta hoje ainda é a mesma, precisamos obedecer ao Senhor, honrá-lo com tudo o que temos e Ele nos faz povo santo, reis e sacerdotes. Pedro faz uma referência a esse texto quando se dirige à igreja:

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.”

1 Pedro 2:9,10

Assim como a aliança de Deus com o povo de Israel aconteceu no Êxodo, acontece, de maneira similar, conosco: somos chamados para sermos propriedade exclusiva de Deus, uma nação santa, sem pecado, do reino do Senhor e seus sacerdotes.

Como preparação para essa aliança, Deus pede a Moisés:

“Disse também o Senhor a Moisés: Vai ao povo e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas vestes e estejam prontos para o terceiro dia; porquanto, no terceiro dia, o Senhor descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai. E marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, que não subais o monte nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte certamente morrerá.”

Êxodo 19:10-12

O ponto aqui é que não podemos tratar a aliança com Deus de maneira vulgar, superficial, como algo comum. Deus estava preparando o povo, santificando o povo para que eles entrassem numa aliança eterna com Ele. O povo não poderia estar despreparado para isso.

Da mesma forma nós, quando entramos na aliança com Deus, precisamos entender a importância disso, compreender o Reino, viver de uma maneira que honra o Senhor, manifestando os frutos do Espírito. Nós não estamos nos relacionando com um alguém qualquer, mas com o próprio Deus vivo!

Deus aparece para o povo

Então Deus aparece para o povo através da fumaça no monte e fala com eles:

“E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subia como fumaça de um forno, e todo o monte tremia grandemente. E o sonido da buzina ia crescendo em grande maneira; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta.”

Êxodo 19:18,19

Que momento maravilhoso para o povo: ouvir a voz do próprio Deus, de maneira clara, vendo uma manifestação gloriosa no monte, de fogo e fumaça. A terra tremeu, a buzina soava, a voz de Deus abalava todas as coisas, o monte em chamas, a fumaça subindo ao céu, trovões e relâmpagos se espalhavam pelo céu, deixando a cena ainda mais intensa. Deus estava mostrando a intensidade do Seu poder para aquele povo.

A regra era simples: o povo não poderia passar de um determinado limite, para que não morressem. Apenas Moisés e Arão poderiam subir para estarem mais próximos do Senhor.

O Senhor nos impõe limites para o nosso próprio bem, para nossa proteção. Precisamos entender que existem algumas coisas no Reino que são inegociáveis, que não podemos tratar de qualquer forma. Essa é uma das grandes mensagens que temos aqui em Êxodo 19: o Reino de Deus não é algo com o qual possamos brincar, tratar de qualquer maneira. O Reino é sério, real, de uma importância que nós mal conseguimos compreender.

Vídeo do estudo de Êxodo 19


Comments

0 resposta para “Estudo de Êxodo 19”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *