Estudo de Êxodo 16

Em Êxodo 16 vemos como Deus provê o sustento do seu povo na sua peregrinação pelo deserto através do Maná.

Vemos os seguintes eventos acontecendo em Êxodo 16.

  • A reclamação do povo (1 a 10)
  • Deus manda o maná (11 a 18)
  • O povo desobedece (19 a 21)
  • O sábado (22 a 30)
  • Maná para as gerações (31 a 36)

Veremos estes eventos em mais detalhes.

A reclamação do povo

O capítulo começa com o povo reclamando da falta de comida:

“E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto. E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera que nós morrêssemos por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes tirado para este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.”

Êxodo 16:2,3

Mesmo após todas as demonstrações do poder do Senhor, o povo continuava sem compreender que Deus havia feito tudo aquilo e que continuaria os abençoando ao longo de toda a jornada. Por isso, reclamam da falta de carne e pão e comentam sobre o desejo de voltarem para o Egito.

Com isso a resposta de Deus, demonstrando o seu cuidado é a seguinte:

“Então, disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá e colherá cada dia a porção para cada dia, para que eu veja se anda em minha lei ou não.”

Êxodo 16:4

Note como, mesmo com a reclamação do povo e toda a desonra demonstrada, a bondade do Senhor ainda estava sobre eles.

Um ponto de atenção que temos aqui é justamente sobre a longanimidade de Deus. Nosso Deus é paciente conosco enquanto não entendemos as suas verdades. O povo, a esta altura, já tinha experimentado muito do Senhor, com todos os milagres que haviam acontecido. Em todos os 9 primeiros milagres que aconteceram no Egito, o povo hebreu foi liberto sem que precisasse fazer nada.

Apenas na última praga, foi necessário que eles seguissem o ritual da páscoa para que estivessem a salvo. Aquela foi a única vez em que algo foi demandado do povo, enquanto o Senhor trabalhava em seu favor.

Mesmo com tudo isso, aqui Deus ainda estava pacientemente cuidando do seu povo. Porém, ao final do verso 4, vemos o Senhor dizendo: “para que eu veja se anda em minha lei ou não”.

Era o tempo do povo ser provado: será que mesmo com todos os milagres e todo o cuidado do Senhor, eles ainda seriam desobedientes? Ou será que eles entenderiam o que deveriam fazer?

Veja que Deus não está sendo cruel com o seu povo, Ele está preparando-os para o que enfrentariam ao chegarem na terra prometida. Se o povo não despertasse aqui, entendendo que era necessário começar a trabalhar em fé, não estariam prontos para quando chegassem às portas da terra prometida e precisassem expulsar os moradores que lá habitavam.

Precisamos entender que o cuidado de Deus está sempre sobre nós. Em algum momento da jornada, será necessário que comecemos a trabalhar, fazer a nossa parte. O povo havia sido cuidado durante as nove primeiras pragas, na última foi necessário que eles trabalhassem. Ao chegarem no deserto, diante do mar vermelho, Deus pede que Moisés trabalhe. Após o Mar Vermelho, o Senhor pede que o povo faça a sua parte, mas o povo ainda não estava entendendo. Isso faz com que esse povo que saiu do Egito, sofra no deserto por não entender o tempo de trabalhar.

Nós precisamos entender que, na nossa jornada com Cristo, em algum momento, seremos chamados para o trabalho, seremos chamados para fazer a nossa parte. A nossa resposta a esse chamado vai definir muitas coisas em nossas vidas.

Com isso, a resposta de Moisés e Arão para o povo é dura:

“Então, disse Moisés e Arão a todos os filhos de Israel: À tarde sabereis que o Senhor vos tirou da terra do Egito, e amanhã vereis a glória do Senhor, porquanto ouviu as vossas murmurações contra o Senhor; porque quem somos nós para que murmureis contra nós?”

Êxodo 16:6,7

O povo não estava indo contra Moisés e Arão, mas sim contra o Senhor que os havia colocado como profetas. Aqui temos mais uma verdade importante da Palavra: muitas vezes não estamos indo contra pessoas, mas sim contra o próprio Senhor.

Deus manda o maná

Deus então manda o maná para o povo:

“E os filhos de Israel fizeram assim; e colheram, uns, mais, e outros, menos. Porém, medindo-o com o gômer, não sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco; cada um colheu tanto quanto podia comer.”

Êxodo 16:17,18

Mais uma vez a bondade do Senhor atinge o povo hebreu de uma maneira milagrosa. Não era necessário plantar, não era necessário cuidar da plantação, todo o necessário era sair de suas tendas, colher o que Deus havia mandado e comer. A produção não precisava ser controlada, eles tinham o suficiente. Não precisavam se preocupar com pragas ou qualquer coisa do tipo. Eles estavam, mais uma vez, sendo 100% cuidados pelo Senhor.

O cuidado do Senhor era tão grande sobre o povo que lemos o seguinte em Neemias:

“Desse modo os sustentaste quarenta anos no deserto; falta nenhuma tiveram; as suas vestes não se envelheceram, e os seus pés não se incharam”

Neemias 9:20,21

Durante toda a peregrinação no deserto, o povo não precisou se preocupar, eles foram totalmente sustentados pelo Senhor.

A desobediência do povo

Porém, mais uma vez, o povo desobedece, não compreendendo todo esse cuidado:

“E disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para amanhã. Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés; antes, alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e aquele criou bichos e cheirava mal; por isso, indignou-se Moisés contra eles.”

Êxodo 16:19,20

O povo, mais uma vez, sem dar ouvidos para o que Moisés estava falando, desobedece ao Senhor e tenta acumular o maná para o dia seguinte. Isso demonstrava, além de outras coisas, falta de confiança no Senhor.

Então, no sábado, o povo tenta sair para colher o maná:

“E aconteceu, ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam. Então, disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis? Vede, visto que o Senhor vos deu o sábado, por isso ele, no sexto dia, vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, que ninguém saia do seu lugar no sétimo dia”

Êxodo 16:26-29

A resposta do Senhor é dura e direta: “até quando recusareis guardar os meus mandamentos?”. Era tempo do povo começar a entender algumas verdades sobre o Senhor, mas eles ainda estavam com seus olhos fechados para estas verdades.

Maná para as gerações

Ao final do capítulo, vemos como a lembrança do maná foi importante para o povo:

“Disse também Moisés a Arão: Toma um vaso, e mete nele um gômer cheio de maná, e põe-no diante do Senhor, em guarda para as vossas gerações. Como o Senhor tinha ordenado a Moisés, assim Arão o pôs diante do Testemunho em guarda”

Êxodo 16:32-34

O Senhor estava pedindo que o povo sempre se lembrasse da Sua bondade no tempo da peregrinação no deserto.

Aqui, precisamos entender que sempre devemos nos lembrar da bondade de Deus sobre as nossas vidas. Isso vai nos manter num lugar de gratidão ao Senhor.

Vídeo do estudo de Êxodo 16


Comments

0 resposta para “Estudo de Êxodo 16”

  1. […] de terem saído do Egito, como se fosse melhor ter permanecido escravo. Eles já haviam feito isso no capítulo 16. Novamente precisamos nos lembrar aqui que o Egito, nossa antiga vida, nunca será uma opção para […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *