Versículos sobre medo selecionados e comentados

Na lista de hoje trazemos os principais versículos sobre medo que você pode encontrar na Palavra.

Estes versículos sobre medo podem te ajudar a montar uma ministração, preparar uma aula ou entender melhor sobre o assunto.

Todos os versículos dessa lista foram extraídos da versão Almeida Revisada e Corrigida.

Versículos sobre medo – Mais conhecidos

Existem alguns versículos sobre medo que são muito conhecidos. Alguns falam diretamente sobre medo e outros indiretamente. Dentro os mais conhecidos temos o de Paulo para Timóteo:

“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” (2 Timóteo 1:7)

E também o de João, falando sobre como o amor verdadeiro elimina o medo. Este verso se aplica também a nosso relacionamento com Deus:

“No amor, não há temor; antes, o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.” (1 João 4:18)

Um dos versículos sobre medo mais conhecidos e utilizados são aqueles de Josué, como este abaixo, que nos lembra que quem nos fortalece é Deus:

“Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor , teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.” (Josué 1:9)

E, certamente em um dos versículos mais conhecidos sobre esse assunto, temos o Salmo 23. Nestes primeiros versículos sobre medo, aprendemos que o medo só pode sair de nossas vidas quando entregamos tudo a Deus, pois é Ele quem nos fortalece e encoraja:

“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”
(Salmos 23:4)

Versículos sobre medo – Melhores

Apesar dos versículos acima serem muito conhecidos, em minha opinião existem versículos que são melhores para falar sobre medo. Um deles é este abaixo, que nos ensina que quando o medo aparece, devemos confiar em Deus:

“No dia em que eu temer, hei de confiar em ti.” (Salmos 56:3)

Ainda em Salmos aprendemos que nos momentos de medo, se buscarmos ao SENHOR, entregando tudo a Ele, Ele nos responde:

“Busquei ao Senhor , e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.” (Salmos 34:4)

No livro de Isaías aprendemos que Deus está conosco em todo o tempo, que é Ele quem nos sustenta:

“não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Isaías 41:10)

Voltando para o livro de Salmos, onde aprendemos muito sobre como vencer o medo, temos a afirmação daquele que confiou no SENHOR e pode seguramente afirmar:

“O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem.” (Salmos 118:6)

O medo é algo comum

Também vemos nestes versículos sobre medo, que esse sentimento é algo comum, e todos passam por isso. Pedro, um dos apóstolos mais corajosos e impetuosos, sentiu medo:

“Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me.” (Mateus 14:30)

José de Arimatéia, discípulo de Jesus, também teve medo dos judeus:

“Depois disso, José de Arimateia (o que era discípulo de Jesus, mas oculto, por medo dos judeus) rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. E Pilatos lho permitiu. Então, foi e tirou o corpo de Jesus.” (João 19:38)

Num geral, os discípulos de Jesus sentiram medo em diversos momentos de suas vidas. Por qual motivo deveria ser diferente conosco?

“Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco!” (João 20:19)

Versículos que não são sobre medo

Se você pesquisar na bíblia sobre medo, e não tiver muito contexto de algumas passagens, pode acabar achando que uma passagem como essa abaixo é sobre medo:

“E Dario, o medo, ocupou o reino, na idade de sessenta e dois anos.” (Daniel 5:31)

Quando na verdade a palavra “medo” nesse contexto, fala sobre a província, nação ou região de onde o Dario vinha.

Versículos enviados pelos leitores

Como sempre fazemos em nossas listas, separamos uma parte do post para colocar os versículos sobre medo enviados pelos nossos leitores.

Caso você se lembre de outros versículos sobre medo que não foram colocados nessa lista, basta deixar o seu comentário.

Para compartilhar

Não se esqueça de se inscrever em nosso canal no YouTube e nos seguir no Instagram. Caso você tenha achado esse post útil e queira ajudar o blog, compre o nosso livro!

Paz.


Comments

0 resposta para “Versículos sobre medo selecionados e comentados”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *