reunião de célula online

Guia de sobrevivência para sua reunião de célula online

Em tempos de quarentena, nada melhor do que termos algumas dicas para a sua reunião de célula online. Assim vocês podem continuar se reunindo, desta vez com cada um na sua casa.

Eu lidero células há mais de 10 anos e também trabalho remotamente há 5 anos, então acredito que possa falar um pouco sobre esse assunto. Ao longo desses anos trabalhando remoto aprendi muitas coisas que estão servindo bastante para este tempo.

De qualquer forma, não espero que consiga fazer um guia definitivo com tudo o que você precisa saber para fazer a sua célula online. Por isso, caso você tenha uma dica que não está aqui, deixe o seu comentário.

O que você vai ver neste post

Para ficar mais fácil de acessar o conteúdo deste guia para sua reunião de célula online, segue o que vamos ver:

Se você sentiu falta de algum conteúdo aqui neste guia para sua reunião de célula online, deixe o seu comentário.

Aplicativos essenciais para sua reunião de célula online

A primeira coisa que você precisa ter para fazer uma célula online é um aplicativo onde todos possam se conectar e conversar por vídeo. Nesse ponto, existem dois campeões:

Google Hangouts

Sinceramente é a minha preferência. Uso-o para fazer as nossas reuniões de célula e ele não falha. Simples de usar, de compartilhar a sua reunião e muito rápido. É gratuito e, am alguns aparelhos Android, ele vem instalado de fábrica. Mais simples, impossível.

A conversa pode acontecer por vídeo, mas também tem um chat de texto em cada conversa, o que facilita na hora de compartilhar textos bíblicos ou algo que as pessoas devam anotar.

O único problema dele é que ele limita o número de pessoas numa reunião para 20. Logo, se a sua célula tem mais de 20 pessoas, ele não será uma opção viável. Aliás, se sua célula tem mais de 20 pessoas, talvez esteja na hora de multiplicar.

Você pode obter o Google Hangouts para Android e para iOS. Você também pode acessar de seu computador através deste link.

Zoom

Queridinho dos cristãos atualmente, o Zoom também é gratuito e cheio de funcionalidades interessantes. Nele você consegue fazer uma reunião com até 100 pessoas, porém tem um limite de 40 minutos para a sua reunião.

Em minha opinião, a interface dele é um pouco complicada para usuários com pouca experiência, o que faz com que ele não seja a minha primeira opção. Além disso, até bem pouco tempo atrás eles tinham uma falha de segurança que compartilhava alguns de seus dados pessoais com o Facebook sem a sua autorização.

Você pode obter o Zoom para Android e iOS, ou também acessar através de seu computador no site deles.

Skype

Preciso admitir que faz muito tempo que não uso o skype, mas a nossa leitora Mariane têm usado e nos contou que está funcionando bem. O Skype é uma ferramenta de comunicação online da Microsoft, muito famosa e que está há muitos anos no mercado. A primeira versão foi lançada em 2003!

Funciona muito bem no PC, no Mac, em dispositivos Android e também iOS. Aliás, para usá-lo num computador você nem precisa baixar nada, dá pra usar direto do browser, sem a necessidade de criação de conta, o que é um benefício. Atualmente permite chamadas de vídeo com até 50 pessoas.

Particularmente, já tive minhas desavenças com a ferramenta e optei por não usá-la. O fato é que ela continua disponível e com milhões de pessoas utilizando.

Você pode obter o Skype no site oficial e também para Android e iOS nas respectivas lojas.

Você conhece algum outro app que valha a pena estar nessa lista? Deixe seu comentário.

Dicas para a hora da reunião de célula online

Esse post não seria um guia se eu não colocasse aqui algumas dicas para a sua reunião de célula online.

1 – Teste tudo antes

Talvez a dica mais essencial para a sua reunião de célula online seja essa: teste tudo antes com uma outra pessoa. Se possível uns dias antes se você nunca fez isso e todas as vezes antes de começar a reunião.

Se for a sua primeira reunião de célula online, teste antes com todos os membros, ajude-os na instalação do app, na configuração e ensine-os a entrar na reunião. Isso vai fazer com que você evite diversos problemas na hora de começar a célula.

Eu sempre começo uns 15 minutos antes com a minha esposa e com o meu filho testando para ter certeza de que está tudo ok.

2 – Uma pessoa por vez com o microfone aberto

Não tem nada pior para uma reunião online do que muitas pessoas com o microfone aberto ao mesmo tempo. Por isso combine com todo mundo de que só abram o microfone quando forem falar.

Organize a sua reunião de célula online de maneira que você saiba quando pedir para uma pessoa abrir o microfone e feche o seu. Um exemplo do que você pode fazer é pedir para outra pessoa ler um texto bíblico: você fecha o seu microfone, a pessoa abre o dela e todos vão entender claramente o que está sendo falado.

Organizando a sua reunião de célula é possível fazer com que todas as pessoas participem e sejam devidamente entendidas.

3 – Use o equipamento adequado

Se você tiver a possibilidade, use um equipamento melhor do que o microfone e o alto-falante do seu celular. Alguns celulares captam o retorno da voz das outras pessoas. Isso pode ser resolvido com a dica anterior ou com um fone de ouvidos ou, melhor ainda, um headset.

Como eu normalmente ministro na minha célula, eu faço a reunião a partir de meu computador pessoal, onde tenho um headset um pouco melhor, que permite que todas as pessoas me entendam perfeitamente.

Antes que você me pergunte, essa é a minha configuração:

Estes dois equipamentos estão conectados ao meu computador pessoas, uso-os todos os dias para trabalhar durante várias horas e aos finais de semana para a célula. Nunca tive problemas.

4 – Cuidado com a velocidade da sua internet

Este é outro teste que precisa ser feito o quanto antes: a velocidade da sua internet. Na nossa primeira reunião de célula online eu utilizei o meu celular, conectado ao meu wi-fi, muito próximo do roteador. Foi horrível. Meu vídeo e a minha voz cortaram algumas vezes por conta da intermitência do sinal pois meu celular é um pouco antigo e a antena dele já não está 100%.

Então eu fui para meu computador (que está conectado na rede via cabo) e minha esposa passou a fazer a reunião com o celular dela conectado a um headset. Como o celular dela é mais novo que o meu, tudo funcionou bem.

Assim ambos conseguimos falar e participar da reunião numa boa.

Ideias para quebra-gelo para sua reunião de célula online

Quebra-gelos em numa reunião de célula online pode ser um desafio. Por isso vou deixar aqui algumas dicas para você.

História maluca (divertido)

ESte quebra-gelo é muito simples. Você estabelece uma ordem e cada um vai contar uma parte de uma história. A primeira pessoa começa, conta um pouco da história e pede para outra pessoa continuar. Essa outra pessoa continua um pouco e pede para uma terceira pessoa continuar, até que todos tenham falado e a última pessoa deve dar um fim para a história.

Para uma variação ainda mais divertida, você pode dar uma palavra aleatória para cada pessoa e elas devem encaixar essa palavra na sua parte da história. Para ficar bem simples, escolha antes umas palavras e já distribua antes da história começar. É certeza de muitas risadas.

Já fiz esse quebra-gelo na célula e foi muito divertido.

Descreva Jesus com uma palavra

Neste quebra-gelo você pede que cada pessoa descreva Jesus com apenas uma palavra. Após todos falarem você pede que cada pessoa descreva o motivo de ter escolhido aquela palavra.

A dica para esse quebra-gelo é pedir que as pessoas não usem as mesmas palavras, isso vai fazer com que as respostas fiquem mais interessantes.

A ideia desse quebra-gelo é mostrar que Jesus é tudo isso e muito mais por nós.

Gartic.io (jogo online)

Ok, preciso te dizer para tomar cuidado, o jogo é simples, muito divertido e pode fazer com que você não consiga parar de jogar. A realidade é que funciona muito bem para quebrar o gelo se você tiver uns 25 minutos.

É um jogo que pode ser jogado direto pelo site ou através dos aplicativos para Android e iOS. Não requer uma conta e você cria uma sala particular em poucos cliques. Depois é só se divertir.

Novamente, apenas tome cuidado para não gastar muito tempo jogando e não fazer célula!

Mais recursos para sua célula

Caso você precise de ideias de ministração para a sua reunião de célula online, você pode comprar, por apenas R$ 1,99, o nosso e-book com 20 esboços de ministração para célula. Isso mesmo, custa apenas R$ 1,99, muito mais barato que uma coxinha e vai te ajudar muito.

Então corre lá e ajuda a gente a produzir conteúdo cada vez melhor para você!

Você também pode gostar destes conteúdos:

Gostou desse post? Então que tal se inscrever em nosso canal do Youtube ou nos seguir no Instagram?

Paz.

4 comentários em “Guia de sobrevivência para sua reunião de célula online”

  1. Oi André, nós usamos computadores e celulares, conforme a disponibilidade dos participantes! EU prefiro usar o computador. Utilizamos Skype tambem!

    Responder

Deixe um comentário