Versículos sobre liderança

Os melhores versículos sobre liderança

Grandes líderes tem algumas características que são muito marcantes. Na bíblia encontramos muitos deles e também diversos versículos sobre liderança que nos ensinam muito.

Na lista de hoje trazemos versículos sobre liderança para aqueles que querem estudar o assunto, ministrar sobre liderança ou até mesmo montar uma aula.

Versículos sobre liderança

Nossa lista de versículos sobre liderança será apresentada na ordem em que aparecem na bíblia. No primeiro versículo que selecionamos, vemos que grandes líderes reconhecem um trabalho bem feito pela sua equipe:

“Viu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito; como o Senhor ordenara, assim a fizeram; então Moisés os abençoou.”

(Êxodo 39:43)

Uma outra característica de grandes líderes é que eles reconhecem suas limitações e sabem que não podem fazer tudo sozinhos:

“E no mesmo tempo eu vos falei, dizendo: Eu sozinho não poderei levar-vos.”

(Deuteronômio 1:9)

Num outro de nossos versículos sobre liderança, vemos que bons líderes sabem que precisam das pessoas e não são os donos da verdade:

“Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam.” (Provérbios 15:22)

Muitos versículos sobre liderança, principalmente os de Jesus, nos ensinam que grandes líderes são servos, não tendo suas vontades acima da daqueles que eles lideram:

“Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;”

(Mateus 20:25-27)

“O maior dentre vós será vosso servo.”

(Mateus 23:11)

O que deveria ser uma característica de todas as pessoas, também é algo básico para bons líderes, eles são íntegros no discurso e na prática:

“E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.”

(Lucas 6:31)

Em outro dos versículos sobre liderança, aprendemos que líderes não podem ser egoístas, pensando apenas no seu próprio bem:

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.”

(Filipenses 2:3)

Bons líderes são um exemplo, o versículo sobre liderança de 2 Timóteo nos ensina isso:

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”

(2 Timóteo 2:15)

Para finalizar, todo líder está sujeito à autoridade. Um líder que não é uma pessoa sujeita à outra definitivamente carece de um ingrediente muito importante para uma liderança saudável:

“Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior”

(1 Pedro 2:13)

Tipos de líderes na bíblia

Além de trazer alguns versículos bíblicos sobre liderança, também vamos identificar alguns tipos de líderes na bíblia, separando-os em diferentes tipos:

  • Políticos: Davi (rei), Salomão (rei), Moisés (juiz), Josué (juiz), Hamã (governador) e Pilatos (governador). Esses líderes cuidavam das leis de suas nações e da justiça.
  • Guerreiros: Gideão, Sansão, Sísera e Joabe. Cuidavam das guerras de seus povos, traçando planos e cuidando dos exércitos.
  • Administrativos: José, Esdras e Neemias. Organizavam trabalhadores, suas funções e tarefas.
  • Espirituais: Jesus, Samuel, Isaías e os levitas. Guiavam o povo rumo a Deus, muitas vezes através de arrependimento.
  • Familiares: Abraão, Jacó e Jó. Cuidavam de suas famílias e tinham um papel fundamental na criação de seus filhos.

Mais versículos sobre liderança

Como sempre, se você se lembrar de algum outro versículos sobre liderança, basta deixar o seu comentário que nós teremos o maior prazer de analisá-lo e colocá-lo em nossa lista. Sempre que temos listas de versículos nossos leitores nos ajudam muito.

Referências

Paz.


Comments

6 respostas para “Os melhores versículos sobre liderança”

  1. Avatar de Josival Silva
    Josival Silva

    Muito obrigado pela sabias palavras que Deus tem colocado no seu coração para compartilhar

    1. Olá Josival, obrigado pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado do post.

      Continue nos acompanhando aqui no blog e também no youtube.

      Deus abençoe sua vida.

  2. Avatar de PR Elvidio Souza Silva
    PR Elvidio Souza Silva

    Gostei muito que Deus continue abençoando a vida de vocês rica e poderosamente em nome de Jesus

    1. Olá Elvidio, muito obrigado pelas palavras.

      Deus abençoe!

  3. Avatar de Pedro Lucas
    Pedro Lucas

    Parabens, belo ensinamento !
    Que Deus continue te capacitando, e te dando entendimento a respeito palavra..

    1. Glória a Deus Pedro! Amém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *