Para compartilhar

10 coisas que você não deveria fazer na igreja

Coisas que você não deveria fazer na igreja - Ficar no celular
André
Escrito por André
Amiguinhos e amiguinhas, varões e varoas, vasos e “vasas”! Hoje trago para vocês uma lista muito importante, com 10 coisas que você não deveria fazer na igreja. Apesar de, provavelmente, ser um post descontraído, são dicas importantíssimas para que você não seja um cristão sem noção.

Olhe para cada uma das coisas que indico que você não faça, reflita sobre suas atitudes na igreja e, se necessário, mude de comportamento. Como sei que você não é sem noção, tenho certeza que você não precisa dessa lista com coisas que você não deveria fazer na igreja.

Coisas que você não deveria fazer na igreja

1. Usar roupas indecentes

Mulher colocando a blusa - Coisas que você não deveria fazer na igreja

Vamos lá, essa dica é simples: está mostrando o sutiã? Não deveria. Está mostrando a cueca? Não deveria. Está mostrando a calcinha? Não deveria.

Está destacando aquela calcinha asa delta com uma calça colada que mais parece uma segunda pele? Pelo amor de Deus né amiga.

O irmãozinho vai com a calça no meio da bunda e não na cintura? Ninguém acha isso bonito…

Outra coisa: não é porque você tem uma tatuagem que você é obrigado a mostrá-la. A pessoa faz uma tatuagem quase no mamilo e quer sair desfilando com ela por aí. Não estou dizendo que tatuagem é pecado, apenas que, dependendo de onde ela foi feita, ela não precisa ser mostrada na igreja ou na rua.

É óbvio que, para uma pessoa que está começando a frequentar a igreja, isso é aceitável. Mas para alguém que já está há algum tempo, não dá.

Devemos nos lembrar que estamos sempre na presença do Rei dos Reis, e não diante de qualquer um. Na presença do nosso Senhor devemos saber como nos vestimos e como nos portamos. Vestir-se de maneira inadequada é a primeira das coisas que você não deveria fazer na igreja.

2. Chegar atrasado

Chegar atrasado - Coisas que você não deveria fazer na igreja

Eu sei que às vezes é complicado, eu entendo isso. Tenho dois filhos lindos e uma esposa perfeita. Mas quando eles querem fazer birra ou quando ela resolve lavar o cabelo, já era… Sem brincadeira, teve uma vez que começamos a nos preparar para ir para o culto com 3 horas de antecedência e chegamos atrasados.

Ou seja, isso serve para mim também.

Mas é errado. Não importa sua desculpa para chegar atrasado isso é uma das coisas que você não deveria fazer na igreja. Aquele momento é o que você separa para congregar com as pessoas e fazer uma adoração de maneira coletiva. Esse momento deve ser especial, deve ser entregue para Deus.

3.  Esquecer a bíblia

 

Versículos sobre comunhão com Deus

Eu sei que muitas pessoas, hoje em dia, utilizam o celular com um app da bíblia. Porém eu, chato como sou, sou a favor da utilização da bíblia física.

Independente de você utilizar uma ou outra, não dá pra esquecer a bíblia em casa, é uma obrigação do cristão levá-la para o culto.

4. Ficar no celular

Coisas que você não deveria fazer na igreja - Ficar no celular

Ligado ao tópico anterior sobre as coisas que você não deveria fazer na igreja, está o uso do celular. Nossos telefones são muito importantes e são ferramentas úteis em nosso dia a dia. Porém na igreja, durante o horário do culto, não é momento para utilizá-lo.

Entende por qual motivo eu prefiro as bíblias físicas? Nela não ficam aparecendo mensagens do facebook, o whatsapp não envia nenhuma notificação e aquele joguinho não fica tentando você.

O momento do culto é um momento de reverência e rendição. É um momento de adoração a Deus. O celular nos atrapalha.

5. Ficar conversando

Coisas que você não deveria fazer na igreja - Ficar conversando

Se existe alguém ministrando o louvor, ministrando a palavra ou simplesmente dando um recado para a igreja, conversar não é uma opção.

Isso não está apenas na lista de coisas que você não deve fazer na igreja, está na lista de coisas que você não deve fazer na vida. Se você estiver participando de uma palestra, de uma reunião onde alguém está apresentando algo, de uma aula ou de um culto, não fique conversando. É falta de respeito com a pessoa à frente e com os colegas ao lado.

Que nós sejamos cristãos que dão o exemplo e ficam atentos à palavra!

6. Dormir

Coisas que você não deveria fazer na igreja - Dormir

Ahhhh, quantos casos engraçados tenho para contar de pessoas que dormem no culto. Conheço alguém que só falta levar o cobertor e o travesseiro.

Olha, eu entendo que a rotina é cansativa e ficar ouvindo uma pessoa falar por quase uma hora (às vezes mais) não é fácil. Mas, novamente, esse é um momento de reverência a Deus e não de descanso. É um momento para estarmos atentos ao que Deus está fazendo e falando.

Dormir, além de falta de respeito com quem está ministrando é uma vergonha.

7. Fotografar

Coisas que você não deveria fazer na igreja - Tirar fotos

Gente, se tem algo que me irrita é ver as pessoas fotografando ou filmando o culto. Eu também acho legal o que está acontecendo mas, se você está filmando, não está prestando toda a atenção que deveria ou poderia prestar.

Dessa maneira você perde e ainda atrapalha as outras pessoas, que vão olhar para o que você está fazendo.

Se você quer guardar uma recordação, espere o louvor, a palavra e os recados acabarem, junte a sua turma num lugar legal e tire quantas fotos quiser. Mas não faça isso durante a ministração a Palavra ou durante algum momento onde deve estar atento.

8. Levantar constantemente

Coisas que você não deveria fazer na igreja - Ficar levantando constantemente

Ainda na linha da falta de respeito, ficar levantando constantemente é uma das coisas que você não deveria fazer no culto.

Isso atrapalha as pessoas ao seu redor, incomoda quem está à frente e dá um sinal de que você não se importa com o que está sendo falado.

Eu sei que, muitas vezes, é inevitável, sem problemas. Estou falando daquelas pessoas que simplesmente não conseguem ficar paradas no lugar, daquelas pessoas que levantam para beber água, depois para ir ao banheiro, depois para ficar perto do amigo, então para mudar para uma cadeira mais confortável, depois por conta do calor e assim por diante.

9. Não cuidar dos seus filhos

Coisas que você não deveria fazer na igreja - Não cuidar dos seus filhos

Esse é mais um ponto delicado. Eu tenho dois filhos e, quando eles estão agitados, Pai Amado…

Porém não consigo concordar com aqueles pais que simplesmente soltam os seus filhos na igreja, deixando-os no fundo brincando ou soltos correndo. Se a sua igreja não tem uma sala específica para que eles fiquem, mantenha-os próximos a você, de preferência sem muitas outras crianças por perto. Isso vai fazer com que eles fiquem mais calmos, brincando no lugar ou durmam.

Novamente, sei que é uma tarefa complicada, mas é necessária. Nós somos pais, escolhemos ter os nossos filhos e nosso dever é cuidar deles da melhor maneira possível. Quando estamos no culto isso significa não permitir que eles atrapalhem nossos irmãos ou a pessoa que está à frente.

10. Paquerar

Coisas que você não deveria fazer na igreja - Paquerar

É sério? Preciso explicar esse ponto?

Claro que você pode procurar pela sua futura esposa ou esposo na igreja. É muito melhor do que procurar em outros lugares, mas não faça isso na hora da Palavra. Não faça isso na hora do louvor, como se fosse o momento da dança do acasalamento. Não faça isso enquanto existe alguém falando para toda a igreja, mesmo que seja dando um recado.

Se você quer conhecer alguém, converse com esse pessoa após o culto, numa boa. Mas não durante a Palavra ok?

Para finalizar

E aí, gostou da nossa lista com 10 coisas que você não deveria fazer na igreja? Então compartilhe esse post com seus amigos. Não se esqueça de comentar e falar se você acha que faltou algo na lista de coisas que você não deveria fazer na igreja!

Assim que eu receber as dicas vindas dos leitores, vou atualizando o post.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

4 Comentários

  • Irmão André, muito bem colocadas as dicas , neste espaço. Entretanto entendemos q o comportamento do cristão n deveria se restingir apenas ao momento do culto. O homem ou mulher nascidos de novo sabe muito bem como se vestir ( decentemente ) em todos os momentos, em casa, na escola,no trabalho e também no templo.

    • Olá Maria, obrigado pelo comentário.

      Seu comentário foi perfeito. Enquanto eu escrevia o post também notei isso. Talvez eu escreva algo mais amplo num próximo momento.

      Deus abençoe sua vida.

  • Irmão André gostei muito da lista e vou usar para advertir alguns irmãos que estão agindo de maneira desleal no culto tenho aprendido muito com os seus comentários parabéns e que Deus continue lhe abençoando sempre

    • Olá Severino, obrigado pelo comentário.

      Realmente esse post retrata a situação de muitas pessoas numa reunião de culto. É triste ver como agimos (me incluo nessa lista) em um momento tão solene.

      Deus abençoe sua vida.

Deixe um comentário