Estudo do livro de Tiago – Capítulo 4

O capítulo 4 de Tiago apresenta uma série de assuntos que precisamos considerar. É um capítulo onde, certamente, o Espírito Santo vai falar muito conosco.

Vemos os seguintes assuntos sendo tratados aqui:

  • Saber pedir (1 a 3)
  • Amizade com o mundo ou com Deus (4 a 6)
  • Sujeitai-vos a Deus (7 a 10)
  • Não julgueis (11 e 12)
  • Os planos dos homens (13 a 16)
  • Fazer o bem (17)

Vídeo do estudo

Disputas internas e a oração

As igrejas destinatárias da carta de Tiago passavam por problemas internos. Ele endereça este ponto nos primeiros versículos destes capítulo:

“Donde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura, não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais e nada tendes; sois invejosos e cobiçosos e não podeis alcançar; combateis e guerreais e nada tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.”

Tiago 4:1-3

No entendimento dos três versículos em conjunto, podemos perceber que ele está ensinando à igreja que as disputas internas pelas quais eles passavam nasciam do desejo próprio de cada pessoa. Cada pessoa olhando mais para si mesmo do que para o próximo, olhando mais para os seus próprios problemas, gerando cobiça, inveja e problemas entre eles.

O mesmo ensinamento vale para nós: na nossa comunidade de fé precisamos entender que somos servos, não senhores. Existimos na comunidade para servir, não para sermos servidos. Para amar ao nosso próximo como a nós mesmos. Isso vale para nossa comunidade de fé e para nossa vida como um todo. Uma comunidade de corações dispostos a servir é a chave para que estes problemas não aconteçam.

Tiago reforça a necessidade de unidade na comunidade de fé no versículo 11:

“Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão e julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.”

Tiago 4:11

Aqui ele nos ensina que não devemos falar mal das pessoas, que quando fazemos isso estamos nos colocando no lugar de quem julga, de quem está acima da lei. Essa não é a nossa posição, somos réus, culpados pelos nossos pecados, dependentes da graça do Senhor como qualquer outra pessoa.

Este trecho da carta ainda nos ensina que as orações daquelas pessoas estavam cheias do desejo próprio, buscando apenas satisfazer às vontades pessoais, e não olhando para a vontade de Deus. O mesmo ensinamento vale para nós: quando o nosso desejo está acima do desejo de Deus ou quando o nosso desejo é mais importante do que o do todo, oramos de uma maneira egoísta e não somos atendidos.

Isso é importante o suficiente para mudar as nossas vidas, para mudar nossas orações e maneira como somos atendidos. Devemos orar a vontade do Senhor, não a nossa. Jesus faz isso de maneira brilhante em uma de suas orações mais difíceis:

“E, indo um pouco adiante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.”

Mateus 26:39

Jesus entendia que importava mais cumprir a vontade do Pai do que ser atendido em seus desejos. Essa deve ser nossa intenção em nossas orações: atender à vontade de Deus.

Inimizade com Deus

Tiago também nos ensina que não temos um caminho do meio, que somos ou amigos ou inimigos de Deus:

“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”

Tiago 4:4

Não temos como andar de braços dados com o mundo e com Deus ao mesmo tempo. Estamos de um lado ou do outro. Deus não aceita dividir o Seu povo com outros deuses, não aceita que nossa adoração esteja dividida entre ele e nossos desejos, entre Ele e as coisas deste mundo. Isso nos remete diretamente ao primeiro mandamento:

“Não terás outros deuses diante de mim.”

Êxodo 20:3

Também nos leva ao que Pedro escreve em sua carta:

“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”

1 Pedro 2:9 – ARA

Não existe amizade com o mundo e com Deus ao mesmo tempo. Deus deseja exclusividade em nossas vidas, somos o povo Dele, não do mundo. Essa é nossa identidade.

Quando entendemos que somos de Deus e que Ele não aceita nos dividir com mais ninguém, entendemos o nosso papel, o que devemos fazer e como devemos nos comportar. Entender que Deus não aceita que tenhamos amizade com o mundo é uma chave de transformação das nossas vidas.

Instruções diretas para a igreja

Além disso, Tiago dá diversas instruções muito diretas para a igreja:

“Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração. Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo, em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.”

Tiago 4:7-10

Vou listar cada uma delas:

  • Sujeitai-vos a Deus
  • Resisti ao diabo
  • Chegai-vos a Deus
  • Limpai as mãos
  • Purificai o coração
  • Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai
  • Converta-se o vosso riso em pranto
  • Converta-se seu gozo em tristeza
  • Humilhai-vos perante o Senhor

Para cada um destes pontos, podemos relacionar diversos outros textos de apoio e que corroboram estes entendimentos. O ponto aqui é que, como igreja, precisamos aprender tudo isso e colocar em prática. Isso nos fará uma igreja forte, unida e que manifesta o Reino.

Um provérbio direto

Este capítulo se encerra com um dito proverbial muito direto:

“Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado.”

Tiago 4:17

Tiago eleva aqui o nosso entendimento sobre o que é pecado e o que não é. Ele define que o simples fato de sabermos sobre o bem que devemos fazer deve nos levar à uma atitude de rendição e obediência pois, caso contrário, estaremos pecando.

Este é mais um ensinamento totalmente aplicável em nossas vidas: devemos fazer o bem sempre.

Desafios do capítulo

Para o capítulo de hoje, os desafios são os seguintes:

  • Comente sobre o que você refletiu nos versículos 11 a 16;
  • Fale qual das instruções de Tiago 4:7-10 você mais se conectou e o motivo pelo qual isso aconteceu

Deixe seu comentário com suas respostas.

Paz.


Comments

12 respostas para “Estudo do livro de Tiago – Capítulo 4”

  1. Avatar de Juliana Vale
    Juliana Vale

    Nos versículos de 11 a 16, refleti que não cabe a mim julgar o meu irmão, isso apenas Jesus tem o direito, e que não sou dona do amanhã, não sei o que pode acontecer daqui 5 segundos, por isso preciso colocar os planos de Deus Pai acima de tudo!
    Sobre a parte de ter a mente dividida, não posso pertencer a Deus e ao mundo, Deus não quer me dividir, quero ser apenas Dele!

  2. Avatar de Lidiane
    Lidiane

    Nos versículos 11 ao 17 eu vejo o quanto uma pessoa que já conhece a verdade pode ainda cometer tanta maldade. Como eu, que estou ouvindo todos os dias a palavra é sei que só Jesus liberta posso ser tão presunçosa, egoísta e contencioso. Gostei muito da instrução que diz ‘Senti a vossa miséria, lamentai e chorai’. Porque o cristão precisa passar por um processo chamado santidade. Enquanto isso não for concluído em nossas vidas, precisamos estar vigilantes porque o que nossas mãos praticam são dignas se choro e não riso.

    1. Obrigado pelo comentário! Deus abençoe!

    2. Avatar de Glauco Yuri
      Glauco Yuri

      Muito Bom o Estudo Gostei , vocês poderiam Deixa O Link das Páginas do Instagram e Facebook Pra Gente tá Acompanhando os Estudos

      1. Olá Glauco, tudo bem? Na realidade, a melhor maneira de acompanhar nossos estudos é no nosso grupo do telegram -> https://t.me/+VlxO8y3u5jrihsdN

  3. Avatar de Leosandra
    Leosandra

    A palavra de Deus é sempre bem vinda em nossas vidas!
    Aprendi muito com todo o texto de Tiago 4
    Mais referente aos versículos 11 a 16, pude entender que não podemos julgar nosso irmão, não é nosso dever, somos falhos, e só DEUS tem esse poder de julgar. Também pude compreender que não adianta ficarmos ansiosos pelo amanha, pois não temos o controle sobre nada, nossa vida é como a neblina. Por isso é muito melhor deixarmos nas mãos de Deus e saber que Ele tem cuidado de nós a cada dia.
    A instrução que mais me conectei foi “Chegai-vos a Deus”
    Pois requer de nós intimidade com o Pai, quando nos achegamos a Ele, podemos de fato conhece-lo e assim seguir na direção correta, na medida em que nos achegamos a Ele, Ele se achega a nós.
    Servir a esse DEUS é INCRÍVEL de mais!!!

    1. Glória a Deus!!! Belíssima resposta ao nosso desafio do capítulo!

  4. A paz do Senhor André 🙏 Maravilhoso estudo.
    Eu refletir nos versículos 11a 16 com destaque no versículo 15 que, Eu devo entregar os meus planos e o meu dia de amanhã nas mãos de Deus, e deixar que seja feita a vontade Dele, os Planos Dele, pois é ele quem tem o controle da minha vida, e dos meus dias.
    Nas instruções dos versículos 7a10 eu mais me conectei com o versículo 7
    Quando surgem as tentações, quando o Diabo quer nos arrastar para cometer o pecado, devemos buscar a Deus nesse momento, e resistir as paixões da carne, e assim as tentações e o mal fugirá de nós.
    (Minha interpretação)

    1. Boa Felipe!! Glória a Deus! Já estava sentindo falta dos seus comentários aqui!

  5. Avatar de Selma
    Selma

    Não devemos fazer julgamento porque Deus é rico em sabedoria e justiça cabe a ele julgar nossas fraquezas

  6. Avatar de Thamires
    Thamires

    Reflexão do capítulo
    Percebi que tenho feito planos e não tenho consultado ao Senhor, planejo as coisas e não coloco ele em primeiro lugar. Em várias situações me encontro ansiosa, quando na verdade só poderia ter entregado para Ele.
    E muitas vezes falo mal do meu próximo como se fosse coisa natural do dia a dia e não é. Sou tão falha e pecadora quanto eles e não tenho esse direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *