Bíblia virando página

Explicação sobre Provérbios 9

Provérios 9 é um capítulo da bíblia onde aprendemos algo muito importante: temos dois convites na vida, precisamos escolher qual vamos responder.

VÍDEO DO ESTUDO DE PROVÉRBIOS 9

Antes de analisarmos o que conseguimos aprender aqui, precisamos olhar um pouco para a estrutura do livro. Os primeiros 9 capítulos de Provérbios são chamados de: “Provérbios de Salomão, filho de Davi, Rei de Israel”. Este trecho do livro contém 10 grandes instruções de Salomão para seu filho e quatro poemas da sabedoria. Ao fechar este conjunto de ensinamentos, Salomão traz o seu ensinamento final: em nossa vida receberemos dois convites:

Vemos o primeiro convite, feito pela sabedoria a nós nos versos 4 a 6:

“Quem é simples, volte-se para cá. Aos faltos de senso diz: Vinde, comei do meu pão, e bebei do vinho que tenho misturado. Deixai os insensatos e vivei; e andai pelo caminho do entendimento.” Provérbios 9:4-6

A mulher louca também nos faz um convite, vemos isso nos versos 15 a 17:

“E põe-se a chamar aos que vão pelo caminho, e que passam reto pelas veredas, dizendo: Quem é simples, volte-se para cá. E aos faltos de entendimento ela diz: As águas roubadas são doces, e o pão tomado às escondidas é agradável.” Provérbios 9:15-17

Note que ambos os convites são feitos aos faltos de “senso” ou “entendimento”. Apesar dessa versão Almeida que estou utilizando utilizar duas palavras diferentes, a palavra original é a mesma. Isso nos diz calaramente que estamos vendo uma comparação importante neste capítulo.

Diante disso, precisamos nos questionar: qual será a nossa decisão?

Vemos convites semelhantes ao longo da Palavra, por exemplo em Mateus 11:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30

Da mesma forma que essas duas mulheres nos fazem convites em Provérbios 9, Jesus nos convida em Mateus 11, nos convida em Apocalipse 22 e assim ao longo de toda a Palavra.

No final das contas, passamos por essa vida e vemos que tudo o que precisamos fazer é tomar uma decisão, a mais importante de todas: qual caminho seguirei?

Quero então que você reflita em algumas perguntas:

  • Qual caminho você seguirá no relacionamento com Deus?
  • Qual caminho você seguirá no relacionamento com as pessoas que te cercam?
  • Qual relacionamento você terá com o mundo?

Paz.


Comments

12 respostas para “Explicação sobre Provérbios 9”

  1. Avatar de Gilmara Santos
    Gilmara Santos

    Caminho com Deus: caminho da graça em Cristo, buscando comunhão através da oração leitura da palavra e louvor para que possa ter Caminho do amor ao próximo ,suportando um ao outro em amor, assim, no Relacionamento com o mundo serei a candeia acesa posicionada pelo Espirito Santo para que eles vejam e desejem Cristo.

    1. Amém!!!!

      Deus abençoe sua vida Gilmara!!

  2. *Em uma relacionamento com Deus, procuramos sempre seguir no caminho da sabedoria,fugindo do pecado, seguindo os passos do Senhor!

    *Em um relacionamento com as pessoas, temos que fazer sempre o bem, ajudar da melhor maneira a outra pessoa encontrar conforto em Deus!

    *Em um relacionamento com o mundo, crê que sempre haverá esperança de dias melhores, e não só o vê-lo com olhos negativos!

    #cursodeproverbios202102

    1. Glória a Deus. Valeu Juh!!!

  3. Avatar de Ricardo Ribeiro
    Ricardo Ribeiro

    A paz do Senhor Jesus!!

    “Em um relacionamento com Deus, procuro seguir um caminho de obediência ao Senhor, e tentando viver segundo à sua palavra.”

    “No relacionamento com as pessoas, procuro sempre falar de Jesus para elas, procuro também, fazer o bem e ajudar da melhor forma possível.”

    “Em um relacionamento com o mundo, devemos confiar que Deus pode tirar estas pessoas das trevas e traze-las para sua luz.”

    #cursodeproverbios202102

    1. Ótimas respostas Ricardo!! Glória a Deus!!

      1. Avatar de Tatiane Maldonado
        Tatiane Maldonado

        Qual caminho você seguirá no relacionamento com Deus?
        R. Me esforço para seguir o caminho dos sábios! Aprender com ele, estar mais perto dele

        Qual caminho você seguirá no relacionamento com as pessoas que te cercam?
        Aquele que edifica e me aproxima mais de Deus!

        Qual relacionamento você terá com o mundo?
        Não pretendo ter relacionamento com o mundo! Mas o fato de estar nele me “cobra” ser luz no mundo e usar está sabedoria sempre que for inevitável “estar no mundo”

        1. Bela reflexão!

  4. Avatar de Alana
    Alana

    1- A cada dia nos colocarmos diante da vontade do Senhor, e pedir ao Espírito Santo venha nos moldar.
    2- E com a ajuda do Senhor conseguiremos, perdoar, amar…aos que estão ao nosso redor.
    3-Quando nós entregamos a nossa vida nas mãos do Eterno e andamos em vigilância e oração.O senhor pela sua infinita bondade e misericórdia nos dará graça para andarmos segundo a vontade dEle.

    1. Amém!!! Glória a Deus!!!

  5. Avatar de Priscila
    Priscila

    Relacionamento com Deus:Intimidade até ser chamado de amigo de Deus
    Relacionamento com as pessoas: Ajudar a transformar as vidas que chegarem a mim.
    Relacionamento com o mundo: ser sal e Luz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *