Dicas para quem quer começar a ler a bíblia

Eu estudei muito para conseguir começar a entender a bíblia. A ideia com esse conteúdo é que você não precise passar pelo mesmo que eu passei no passado. Tudo de graça, sem pegadinhas, sem pedir seus dados pessoais.

Vamos direto ao ponto.

Dica #1 – Comece lendo um livro que seja mais simples

Por favor, não comece a ler a bíblia por Gênesis, que é o primeiro livro. Também não comece por Apocalipse, só por que parece ser interessante.

Como a bíblia é um conjunto de livros, existem livros que são mais fáceis de entender para quem está começando e livros que são mais difíceis. Existem alguns que são mais interessantes e dinâmicos, outros que são mais parados e menos empolgantes.

Existem livros que contam histórias, livros que falam sobre leis, poemas e muito mais.

Agora, imagine que você odeia poesia, mas começa a ler a bíblia através de um livro poético. Não vai dar muito certo.

Por isso minha dica é: se você está começando a ler a bíblia agora, comece por um dos 4 evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas ou João. Os 4 são muito simples de entender, contam a mesma história e são super dinâmicos.

Dica #2 – Escolha a tradução mais adequada para você

A bíblia é o livro mais traduzido do mundo. Por isso, só para o português, existem dezenas de traduções famosas.

Algumas delas são mais fieis aos textos originais, outras são mais complicadas de entender, outras foram traduzidas há muito tempo atrás e utilizam uma linguagem que já não se usa mais, outras são mais atuais e assim por diante.

Saber escolher uma boa tradução e que você entenda não é tarefa fácil. Para ser muito direto, se você está começando agora, use a Nova Versão Internacional (NVI). Não é uma tradução ruim e, com certeza, vai te dar tudo o que você precisa para entender a Palavra.

Dica #3 – Tenha mais de uma tradução

Sim, sei que pode ser conflitante com o que acabei de dizer, mas como as traduções podem ser bem diferentes, apesar de manterem o sentido original do texto, ter mais de uma tradução é um ótimo caminho.

Então, minha dica aqui é: além de ter uma Nova Versão Internacional (NVI), que usa uma linguagem mais simples de entender, tenha também uma Almeida Revista e Corrigida (ARC) ou uma Almeida Revista e Atualizada.

Isso vai te ajudar a decifrar textos que podem estar mais difíceis de entender em uma determinada tradução.

Dica #4 – Não gaste dinheiro à toa

A quarta dica é muito importante para que você consiga fazer tudo isso sem gastar dinheiro, afinal, algumas bíblicas são bem caras, principalmente as de estudo.

Aliás, não se engane, as bíblias de estudo são boas e nos ajudam muito, mas você depende delas para ter uma boa compreensão da Palavra. Hoje existem tantos recursos gratuitos disponíveis por aí, que você não precisa gastar mais de 100 reais para conseguir uma boa bíblia.

Aqui a minha dica é: baixe o aplicativo YouVersion. O YouVersion é um aplicativo de bíblia disponível para Android e iOS, gratuito, sem propagandas, em português, com diversas versões da bíblia, incluindo a NVI, ARC e a NAA, que são ótimas bíblias para comparação de textos.

Por isso, você não precisa gastar dinheiro comprando diversas bíblias físicas.

Claro, se você preferir uma bíblia física, ótimo, eu considero até melhor. Se esse é o seu caso, use a bíblia física e, em caso de necessidade de comprar com outras versões, use o aplicativo do celular para a comparação!

Dica #5 – Entenda o livro que você está lendo

Agora que você entendeu que a bíblia tem vários livros, escolheu qual livro vai ler e está preparado com mais de uma tradução, chegou uma hora crucial: entender o livro que você está lendo.

Se você seguiu minha recomendação e vai começar por um dos evangelhos, perfeito!

Os evangelhos narram a história de Cristo, de seu nascimento até sua crucificação, passando por vários eventos importantes da sua história. Um evangelho é um estilo literário em si mesmo, não apenas uma narrativa simples. Porém, mesmo sendo um estilo literário único, o que você precisa saber ao ler um evangelho é que está lendo sobre uma história real, escrita por pessoas que foram testemunhas dos acontecimentos ou que foram, no mínimo, contemporâneos (viveram na mesma época) dos acontecimentos.

Com isso em mente, saiba que o que você está lendo ali é real! Aquelas palavras foram ditas, as curas e milagres aconteceram, os lugares por onde Jesus passou são lugares reais e as pessoas com quem conversou existiram.

Nos evangelhos vemos alguns detalhes sobre a situação política daquele povo, a economia, as relações entre classes e diversos aspectos históricos que foram sendo comprovados através de diversas fontes ao longo do tempo. Tudo o que está narrado nos evangelhos é história real, isso muda completamente o nosso entendimento desses quatro livros.

Dica #6 – Leia em ciclos

Ler a bíblia, como eu já disse anteriormente, não é como ler um livro qualquer, onde você conhece a história, acha interessante e vai para a próxima.

A bíblia é a Palavra de Deus, que está vivo, que nos conhece e que criou todas as coisas.

Por isso, cada livro da bíblia precisa ser lido e relido, diversas vezes, de maneira que você tenha cada vez mais intimidade com o que a Palavra está dizendo.

Por exemplo: ao ler pela primeira vez o texto de João 3:16, você vai ter um entendimento superficial. O texto diz:

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”

João 3:16 – NVI

Porém, ao terminar de ler o evangelho de João e voltar a ler esse texto, seu entendimento já será muito mais amplo.

Ao ler todos os evangelhos e voltar a ler esse texto, terá uma visão ainda mais completa do que ele significa.

Quando estudar o pentateuco (5 primeiros livros da bíblia) e voltar a ler esse texto, conseguirá extrair ainda mais dele.

Ao entender os profetas, juízes, reis, livros de sabedoria, etc, ampliará ainda mais o significado dessas palavras de João.

Novamente, a bíblia não é um livro comum, que você vai ler apenas uma vez. É um livro para ser lido, estudado, absorvido, lido novamente e repetidamente. A cada leitura você entenderá um pouco mais sobre o significado de cada uma das passagens.

Dica #7 – Foco

Ler a bíblia é um exercício. Não é algo que você deve fazer enquanto faz outras coisas. É necessário foco, concentração e atenção total.

Você está diante da Palavra de Deus, não de um texto de um autor qualquer. É a Palavra do Deus vivo. Por isso ela precisa ser estudada e respeitada como tal.

A bíblia impressa é apenas um livro, como qualquer outro. O objeto em si não tem valor eterno. Mas o conteúdo desse objeto, o conteúdo da Bíblia, é a própria Palavra de Deus. Esse conteúdo não tem preço, seu valor é eterno.

Então, ao interagirmos com algo tão valioso quanto a própria Palavra de Deus, precisamos nos dedicar, ter atenção total.

Não podemos nos distrair com o celular, notificações, vídeos, etc. Separe um tempo de qualidade para você ler a Palavra, para você meditar na Palavra.

Dica #8 – Tenha ajuda

A dica número 8 é simples: tenha ajuda. A sua jornada de entendimento da Palavra não precisa ser solitária.

Peça ajuda para alguém mais experiente, assista bons vídeos, leia comentaristas famosos, estude livros de grandes autores.

Conte com a ajuda de quem já passou pelo caminho que você está passando. Temos milhares de grandes autores que já resolveram diversas das dúvidas que temos, comentaristas cheios do Espírito Santo que já trabalharam muito para que a Palavra se tornasse mais acessível para nós.

Caso você nunca tenha visto um comentário bíblico e tenha condições de comprar um, eu recomendo o Comentário Bíblico Vida Nova, para você começar.

Dica #9 – Fale com o autor

Imagine que você pudesse conversar pessoalmente com Tolkien sobre “O Senhor dos Anéis” ou com C. S. Lewis sobre “As crônicas de Nárnia”. Você certamente conheceria detalhes da história que um leitor comum não entenderia, saberia sobre o processo de criação dos personagens, do ambiente, de tudo.

Nós temos acesso eterno ao próprio Criador. Por que não falarmos com ele sobre nossas dúvidas, sobre os textos, sobre tudo o que lemos na Palavra?

Então, separe um tempo de oração antes, durante e depois da sua meditação na Palavra. Isso certamente vai fazer com que você compreenda de uma maneira muito mais profunda cada um dos textos.

Essas dicas para ler a bíblia te ajudaram?

Viu só? Como eu te prometi, sem cobrar nada, sem te vender nada.

Agora, se esse conteúdo te ajudou, considere fazer estas ações:

Veja a nossa playlist do evangelho de João e comece a estudar a bíblia agora!

Se você seguiu minhas dicas até aqui, você já entrou em nossas comunidades e já se inscreveu no canal.

Agora é hora de abrir a bíblia e começar a estudar. Leia o capítulo 1 do Evangelho de João e comece a acompanhar nossos vídeos do estudo capítulo a capítulo do Evangelho de João.

Deus abençoe a sua vida e que a sua leitura da Palavra seja cada dia mais transformadora!