Coisas que você não deveria fazer na igreja - Ficar levantando constantemente

Afastando-se de Deus aos poucos

Ontem estava conversando com minha esposa sobre como as pessoas têm se afastado de Deus, mesmo estando na igreja.

Apesar de também vermos muitas pessoas abandonando os caminhos de Deus e deixando de comparecer às reuniões, vemos muitos outros que continuam nas reuniões mas estão igualmente se afastando de Deus.

Isso acontece, numa análise muito pessoal, por conta de uma aproximação gradual com o mundo. Vejo que essa aproximação é lenta e parece até inofensiva no começo, mas culmina num afastamento total dos caminhos do SENHOR.

Um texto que fala sobre isso é o seguinte:

“Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” (1 João 2:16)

Começamos esse afastamento, muitas vezes, simplesmente querendo para nós algo que o mundo tem, e que pode ser inofensivo.

Isso, muitas vezes, se encaixa no que João chamou de “concupiscência dos olhos”. Vemos algo que queremos, algo que não é pecado, e começamos a trabalhar para conseguir aquilo.

Porém, apesar de não ser pecado, aquilo não nos aproxima de Deus. Simplesmente passamos a investir nosso tempo em algo que não nos trará beneficio eterno, apenas um benefício terreno, passageiro.

Não quero aqui criar nenhuma regra ou mandamento novo, porém me parece que essa é uma atitude que, apesar de não ser incorreta, poderia ser melhor.

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” (2 Coríntios 4:17‭-‬18)

Logo, iniciando com algo completamente inofensivo, passamos então para a soberba da vida. Esta soberba fala sobre a presunção de que podemos confiar naquilo que possuímos. Aqui começamos realmente a trabalhar com algo que nos afasta de Deus.

Por fim, caímos então na concupiscência da carne, onde todo tipo de pecado e abominação são cometidos.

Um processo simples, já previsto pela Palavra, e que devemos evitar.

Em que áreas da sua vida você tem entrado nesse processo?

Paz.


Comments

0 resposta para “Afastando-se de Deus aos poucos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *