Ícone do site JC na Veia

Ministração

bíblia sobre folhas

Texto base: Gênesis 18 e 19

Mensagem principal: quando o Senhor nos chama precisamos obedecer, agir rápido e honrá-lo.

Para você refletir

Em alguns momentos de nossa jornada com Deus, o Senhor vai nos pedir para fazer algo. Talvez Ele fale diretamente conosco, talvez Ele usa a Palavra para fazê-lo ou até mesmo alguma outra pessoa. A nossa reação nesses momentos vai falar muito sobre qual será o resultado gerado.

Ao analisar como Sara, Abaraão, Ló e sua esposa reagiram, podemos aprender bastante e trazer algumas aplicações práticas para nossas vidas. Os textos que vamos utilizar para compreender estes exemplos encontram-se todos nos capítulos 18 e 19 do livro de Gênesis.

Atitude da mulher de Ló

Uma das passagens mais conhecidas da Palavra é a aquela onde a mulher de Ló se transforma em uma estátua de sal. O caso é que Deus havia enviado anjos para livrarem Ló e sua família da destruição de Sodoma e Gomorra. Os anjos haviam sido muito claros ao dizerem que eles não deveriam sequer olhar para trás. Mas a mulher de Ló não obedeceu:

“Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra; E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra. E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.”

Gênesis 19:24-26

O ponto aqui é que não devemos desobedecer quando o Senhor nos pedir algo. A obediência a Deus é algo que deve estar presente em nossas vidas em todo o tempo.

Algumas perguntas simples que podem nos fazer refletir são:

Atitude de Sara

Quando Deus promete um filho para Abraão e sua esposa, lemos o seguinte:

“E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele. E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?”

Gênesis 18:10-12

O que vemos aqui é a dúvida que não deve estar presente em nossas vidas. Quando Deus diz que vai fazer algo, temos apenas que crer e confiar. Quando Jesus diz que vai voltar, temos apenas que crer e confiar. Quando Deus fala algo para você de maneira pessoal, creia e confie.

A presença dúvida da ação de Deus é a evidência da necessidade de fortalecimento da fé. Se você tem dúvidas, peça que Deus aumente a sua fé!

Atitude de Ló

Voltando ao exemplo de Ló, quando os anjos aparecem para ele, pedindo que ele leve sua família para fora da cidade, lemos o seguinte:

“E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade. Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade.”

Gênesis 19:15,16

Note que Ló, além de ter passado a noite ainda na cidade, ao amanhecer, continuava se demorando para deixar tudo para trás.

Algo que precisamos aprender aqui é: se Deus já ordenou, faça logo.

Não fique vacilando entre um pensamento e outro, não se preocupe com o restante, apenas obedeça a Deus e obedeça rapidamente. Quanto mais o tempo passa sem que obedeçamos, maior é a chance de não fazermos aquilo que Deus nos mandou fazer.

Se Deus te pediu para servir na igreja? Sirva agora. Se o Espírito Santo lhe pediu para ajudar alguém, ajude agora. Se você está sendo direcionado a falar de Cristo para alguém, fale agora.

Atitude de Abraão

Ao receber o Senhor em sua casa, Abraão nos mostra o padrão:

“Depois apareceu-lhe o Senhor nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia. E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra, E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo. Que se traga já um pouco de água, e lavai os vossos pés, e recostai-vos debaixo desta árvore; E trarei um bocado de pão, para que esforceis o vosso coração; depois passareis adiante, porquanto por isso chegastes até vosso servo. E disseram: Assim faze como disseste. E Abraão apressou-se em ir ter com Sara à tenda, e disse-lhe: Amassa depressa três medidas de flor de farinha, e faze bolos. E correu Abraão às vacas, e tomou uma vitela tenra e boa, e deu-a ao moço, que se apressou em prepará-la.”

Gênesis 18:1-7

Note que, antes de mais nada, Abraão honrou a presença do Senhor, entregando-lhe do melhor que ele tinha. Ofereceu-lhes água para os pés, lugar para descanso e pão para alimento. Quando aqueles homens aceitaram a oferta, Abraão foi além, preparando um bolo e assando uma vitela.

Não apenas honrou a presença do Senhor, como fez mais do que havia planejado.

Além disso, note o uso das palavras “correu” e “apressou-se”. Abraão não pensou duas vezes antes de servir da melhor maneira possível, pelo contrário, o fez de maneira rápida, como quem tenta garantir que será útil para a pessoa e causar uma boa impressão.

Abraão fez rápido e honrou aqueles que Deus havia enviado para falar com Ele. Esta atitude de Abraão é o nosso exemplo de conduta.

As perguntas que ficam para nós aqui são:

Tópicos para abordar

Perguntas para fazer

Veja as perguntas que deixei durante os tópicos desta ministração. Elas já são um ótimo ponto de partida para a sua conversa com a célula!

Sair da versão mobile