Ícone do site JC na Veia

Perdão em todas as horas

Homem e mulher se abraçando, representando a nossa ministração de célula sobre perdão

Fala galera, hoje temos uma ministração para célula sobre perdão. Este é um assunto simples de ser entendido, porém extremamente complicado de colocarmos em prática. Por isso podemos falar sobre ele de maneira recorrente sem termos o medo de errar.

O perdão é um assunto central na bíblia e dificilmente esse assunto esteja desconectado da visão de alguma igreja.

Todavia, não se esqueça de ter certeza de que essa ministração serve para sua célula e está alinhada com a sua igreja. Esse esboço de ministração tem a intenção de lhe ajudar, não de atrapalhar.

Ministração para célula sobre perdão

Texto base: “E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.” (Atos 7:60)

Mensagem principal: O perdão quebra barreiras, nos aproxima de Deus e é um mandamento para nossas vidas.

Tópicos para abordar

Perguntas para compartilhar

Para você refletir

É interessante pensar no perdão quando o analisamos a partir da vida de pessoas comuns. O que eu quero dizer é que, quando pensamos que Jesus perdoou todos nós, isso é de extrema importância – aliás, é o mais importante – porém somos humanos e falhos, acabamos mais impactados quando vemos uma notícia de uma mãe que perdoou o assassino do seu filho.

Logo, quando olho para a bíblia e vejo alguns homens comuns que perdoaram as pessoas que lhes fizeram mal, fico muito impressionado.

Uma das pessoas que fez isso foi Estêvão que, mesmo sendo acusado de maneira injusta e apedrejado até a morte, perdoou as pessoas que lhe fizeram mal.

Existem diversos outros exemplos na bíblia de pessoas que fizeram isso. Ao invés de analisar todos eles, quero lembrar que o perdão é um mandamento de Deus para nós:

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” (Mateus 6:14,15)

Quando não perdoamos as pessoas, não somos perdoados por Deus!!!

Agora, vamos pensar em alguns momentos onde deixamos de perdoar as pessoas: pequenas brigas em casal, desentendimentos com os pais, com os amigos na escola, com pessoas na rua, etc. Infelizmente vivemos num tempo onde a falta de perdão é muito mais comum do que o perdão verdadeiro.

E o que é o perdão?

No exemplo de Mateus 6, a palavra utilizada como perdão significa “cancelar a dívida”. Isso fala que, apesar do que aconteceu, aquilo não existiu em sua vida. É como se o que te fez ficar magoado, não tivesse acontecido.

Logo, para essa reflexão não ficar muito extensa, quero que você pense sobre quais pessoas você tem tido dificuldade de perdoar nesse nível. Se o Espírito Santo lhe lembrou de alguém, é importante você perdoar essa pessoa.

Para saber mais

Se quiser ler outros textos sobre esse assunto, que tal dar uma passada nestes posts?

Quer ter mais inspirações para sua ministração para célula? Que tal se inscrever em nosso canal no youtube?

Sair da versão mobile