Ícone do site JC na Veia

Versículo do dia – O que me convém?

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” (1 Coríntios 6:12)

Pessoal, estou recebendo os comentários da galera e atualizando o post. Leiam o post todo e também os comentários ok? São textos que realmente edificam o reino. Paz.

Talvez este seja um dos posts mais complicados que eu já escrevi. Mas vai valer a pena. Então, como decidir o que convém e o que não convém? Obviamente tudo o que é de Deus me convém, e podemos unir aqui o versículo 8 de Filipenses 4, que nos ajuda sobre o que pensar.

Mas e aquelas coisas que não são de Deus, mas também não fazem mal se usadas com o devido cuidado, afinal, “não me deixarei dominar por nenhuma”. Ahhh, então temos aqui a primeira chave para decidir o que me convém: aquilo que não me dominar. Se está me dominando, não me convém.

Mas voltando, e sobre as coisas que não são de Deus, o que me convém? Será que ouvir música secular é pecado? Será que me convém? Jogar vídeo-game? Assistir novela? Ler livros seculares? Será que tudo isso me convém?

Uma coisa eu sei. Se dedicarmos nosso tempo inteiramente para Deus e não usá-lo com músicas seculares, novelas, e outras coisas que nada mais são do que perda de tempo, com certeza estaremos agradando ao Pai. Porém, se você quiser assistir uma novela, lembre-se que poderia estar lendo a bíblia, mas não deve ser pecado. Todavia, se a novela te dominar, saiba que isso não te convém mais.

“Se algo pode nos parecer lícito, mas impede ou atrapalha a espiritualidade de outrem, é melhor que deixemos. Se fazemos algo que não atrapalharia a espiritualidade de ninguém, exceto a nossa própria, também é melhor que o deixemos. (Romanos 14)”. (Comentário Leandro)

“Em (Romanos 8.14) está escrito todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus, sendo assim não resta dúvida do que é certo ou errado, do que convém ou não para quem é dirigido pelo Espírito de Deus. O “problema” é que ser dirigido por Deus exige consagração e no mundo em que vivemos são poucas as pessoas que estão dispostas a pagar o preço da consagração.” (Comentário Alessandro)

Vejam, eu não sou ninguém, muito menos o dono da verdade, e estou aqui hoje apenas refletindo sobre esta passagem e o que me convém fazer. Não tome o que escrevi como regra ou como filosofia de vida cristã. A nossa base deve ser a palavra de Deus e não um texto do JC na veia, ok?

Vale lembrar também que devemos tomar cuidado com o legalismo. Não pensem que estou aqui criando regras sobre o que pode e o que não pode ser feito. Somos livres em Cristo, amém? (Baseado no comentário do Leandro)

Se não concorda com o que eu disse, comente. Se concorda, comente. Se pensa algo sobre isso, comente. Quero melhorar este post a cada dia com os comentários de cada um.

Paz.

Sair da versão mobile