Ícone do site JC na Veia

Versículo do dia – Deus criou o mal?

“Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.” (Isaías 45:7)

Bem, antes de mais nada quero lembrar aos leitores que não sou o dono da verdade, portanto analisem muito bem a Palavra de Deus antes de tomar qualquer coisa que eu digo como sendo algo bom.

Ontem entramos num debate com a seguinte questão: “Deus é o criador de tudo. É Ele também o criador do mal?”. E ficamos debatendo este assunto com diversos argumentos.

Se olharmos para o versículo 7 do capítulo 45 do livro de Isaías, veremos que Ele é o criador do mal, mas estaremos ignorando todo o contexto desta passagem e analisando ela de uma maneira errada. Então vamos ao contexto:

“Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão. Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses. Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças; Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas. Destilai, ó céus, dessas alturas, e as nuvens chovam justiça; abra-se a terra, e produza a salvação, e ao mesmo tempo frutifique a justiça; eu, o SENHOR, as criei. Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?” (Isaías 45:1-9)

Nesta passagem Deus está falando que Ele é o criador de tudo, que Ele é o Todo-Poderoso, e faz o que bem lhe aprouver, simplesmente pois Ele é. E agora, você pode estar se perguntando: “André, Deus não criou o mal, Ele é bom! Está escrito na bíblia.”, ou ainda: “Mas se Ele criou o mal, Ele é um Deus mal!!”, ou pode ainda estar pensando: “Você está louco, está dizendo que Deus criou o mal!!!”.

Amados, vamos entender meu ponto de vista. Concorde se quiser, discorde se achar necessário e comente abaixo se quiser edificar o reino: o que estou dizendo é que Deus é o Todo-Poderoso e pode fazer o que lhe for conveniente. Nós nunca entenderemos certas coisas, só Ele enxerga o plano completo, nós somos limitados.

“Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?” (Isaías 45:9)

Também não estou dizendo que Deus criou o pecado, afinal, o mal e o pecado são duas coisas completamente distintas. Deus é santo e não tem e nunca terá parte com o pecado, é algo inerente à sua divindade. Mas alguns tipos de mal, como as pragas no Egito, algumas perseguições ao povo de Israel, foram necessárias justamente por causa do pecado. E nós não podemos julgar se Deus está certo ou errado pois Ele é Deus, logo está certo.

Então, a resposta que fica é: “Deus criou o mal?”, bem, se você entende como “mal” algo que necessariamente não é bom, sim, alguns tipos de mal Deus criou, outros foram criados pela vontade do homem. Agora se você entende o mal como sendo igual ao pecado, a resposta é não: Deus não criou o pecado.

Para finalizar: o que quero passar hoje é que Deus é perfeito, suas vontades e desígnios são insondáveis. Mesmo que Ele faça algo que eu não considero bom, Ele continuará sendo um Deus bom e justo. Mesmo que Ele faça algo que eu não concorde, Ele continua sendo bom e justo. Ele é Deus e merece toda honra e toda glória.

E aí, o que acham?

Paz.

Sair da versão mobile