Ícone do site JC na Veia

Os muros de Rabá

“Por isso, meterei fogo aos muros de Rabá, fogo que consumirá os seus castelos, com alarido no dia da batalha, com turbilhão no dia da tempestade.” (Amós 1:14)

Antigamente quase todas as cidades eram delimitadas e protegidas por muros. Quanto mais fortes e imponentes eram estes muros, maior era a importância da cidade.

Estes muros impediam o ataque de invasores e a cidade de ser saqueada facilmente. Sentinelas eram colocados nos muros para avisar sobre possíveis inimigos que se encaminhassem para a cidade. Dentro de seus muros, os cidadãos se sentiam protegidos.

Era também um pouco comum que as cidades maiores tivessem seu próprio castelo, que seguia o mesmo padrão do muro: quão maior e mais imponente, assim era a importância da cidade.

Porém, neste versículo de Amós, Deus deixa bem claro o que faria com os muros de Rabá, principal cidade dos amonitas.

Ignorando a importância e imponência destes muros, Ele simplesmente destruiria tudo, como se fosse palha seca, que queima com qualquer faísca.

O que Deus ilustra aqui é que nossa segurança, nossa fortaleza, não está no que construímos para nós ou nas coisas terrenas. Ele, o Senhor todo poderoso, é nossa real fonte de segurança, de cuidado e de proteção.

Qual tem sido a sua fortaleza? É o seu emprego, o seu salário, suas economias, seu cônjuge?

Paz.

Sair da versão mobile