Ícone do site JC na Veia

Combater o bom combate

Todo ser humano tem dificuldades. A cada manhã é preciso renovar-se diante de Deus porque a guerra com o mundo espiritual é constante. Agora, se hoje fosse o último dia de nossas vidas, qual seria o resultado dos nossos combates? Poderíamos dizer que combater o bom combate foi nossa missão?

Em 2 Timóteo 4:07 o apóstolo Paulo diz:

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.”

Esse versículo possui três coisas muito importantes.

A primeira é “combati o bom combate”.

Mas que combate é esse? Trata-se da luta de todo cristão entre fazer a sua vontade ou a de Deus. Paulo negou-se a si mesmo e cumpriu aquilo que o Senhor queria.

Logo em seguida, vem “acabei a carreira”. Este livro é a última carta de Paulo a Timóteo. Nele, o apóstolo dá as últimas instruções a seu filho na fé, pois ele sabia que sua morte estava próxima. Ou seja, sua carreira de anunciante da palavra de Deus estava perto do fim.

Por último, está a palavra principal para que todo o restante se concretize: “guardei a fé”.

Paulo foi preso, humilhado, apedrejado e mesmo assim não deixou de confiar em Deus. Ele não permitiu que as situações adversas, que as pessoas que o viraram as costas ou a falta de atenção sobre aquilo que ministrava, influenciassem sua caminhada cristã. Ele se entregou ao Senhor. Amou, cuidou e exortou quem deveria com todo conhecimento que obteve de Deus, independente da dificuldade que surgisse.

Ao olhar para vida de Paulo, qual resposta daremos a respeito de como temos agido em nossos próprios combates? Temos realmente os combatido? Temos cumprido a carreira que Deus nos deu? E quanto a nossa fé, onde está guardada?

Que o testemunho de Paulo seja um dos impulsionadores de nosso caminhar com Cristo. Que a paixão dele por Jesus seja exemplo para nossas vidas.

A paz.

Sair da versão mobile