Ícone do site JC na Veia

Estudo de Eclesiastes 12

Chegamos ao final de mais um estudo bíblico. Vamos ver hoje o último capítulo do livro de Eclesiastes!

Vimos, ao longo deste livro, toda a construção do pensamento do pregador, suas angústias, reflexões profundas e, nos últimos capítulos, começamos a entender algumas de suas conclusões.

Aqui no capítulo 12, temos as suas conclusões finais:

VÍDEO DO ESTUDO DE ECLESIASTES 12

Buscar o Senhor

A primeira conclusão é de que devemos buscar ao Senhor enquanto é possível. O pregador fala aqui que chegará um tempo onde não teremos mais disposição e os problemas de nossas vidas serão pesados demais para nós. Este é um dos textos mais conhecidos do livro de Eclesiastes:

“Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;”

Eclesiastes 12:1

Então ele passa a descrever, de maneira alegórica, os dias onde as doenças chegam e os problemas da idade avançada aparecem. Porém, ao mesmo tempo, ele nos diz:

“Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço, E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.”

Eclesiastes 12:6,7

Ou seja, busque ao Senhor antes que o fim chegue. Outro texto da Palavra que diz a mesma coisa é o de Isaías:

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.”

Isaías 55:6,7

O fato é que, de acordo com o que o próprio pregador nos ensinou, não sabemos o dia de amanhã. Não sabemos quando as dores da vida nos atingirão, não sabemos quando voltaremos ao pó da terra. Este apelo de “lembrar-se do criador nos dias mocidade” é válido para qualquer pessoa que ainda não se converteu dos seus maus caminhos.

Em minha opinião o pregador está nos dando aqui um senso de urgência sobre a importância de buscar ao Senhor. Antes que venham os dias maus, antes que a velhice chegue, antes que nosso tempo se encerre.

Além disso, não podemos deixar de notar como se torna interessante o que Jesus disse:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Mateus 11:28-30

Ou seja, mesmo que você esteja cansado, mesmo que o dia mau já tenha vindo, a melhor opção continua sendo o Senhor. Ele é o único que pode aliviar o fardo que carregamos.

Tudo é vaidade

No versículo vemos, mais uma vez, um dos principais temas do livro aparecendo:

“Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.”

Eclesiastes 12:8

Dentre as conclusões finais do pregador, ele mantém sua opinião de que todas as coisas aqui, debaixo do sol, são passageiras e não devemos nos apegar a elas. Um dos grandes recados, como temos visto ao longo deste livro, é o de que existe uma diferença muito grande entre o agora e o depois, entre esta vida e a eternidade.

As coisas que fazemos nesta vida são passageiras, não devemos nos apegar a elas, não devemos considerá-las como sendo de grande valor. Tudo o que acontece debaixo do sol, é vaidade.

Essa conclusão do pregador está muito conectada com o que Jesus vai nos ensinar nos evangelhos, por exemplo, na parábola do tesouro escondido. Quando encontramos o Reino, percebemos que ele vale muito mais do que tudo o que temos de vaidade debaixo do sol.

Na perspectiva terrena, entender que tudo é vaidade parece ser algo duro. Quando colocamos o Reino nessa perspectiva, tudo o que acontece conosco se torna muito pequeno.

Teme ao Senhor

Por fim, o pregador vai nos dizer que devemos temer ao Senhor e guardar os seus mandamentos. Essa é a conclusão final do livro de Eclesiastes:

“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.”

Eclesiastes 12:13,14

Todas as reflexões do pregador durante o livro de Eclesiastes, desde as perguntas mais duras até os momentos de maior desespero, apontam para esta conclusão.

Então, o grande apelo que temos aqui no livro de Eclesiastes é este: teme ao Senhor, guarda os mandamentos e não considere as coisas debaixo do sol como tendo mais valor que o Reino.

Com isso, chegamos ao fim do estudo de Eclesiastes. Se você ainda tem alguma dúvida, se você ainda quer comentar algo, basta deixar o seu comentário.

Sair da versão mobile