Ícone do site JC na Veia

Estudo de 1 Tessalonicenses – Capítulo 3

bíblia sobre folhas

Neste estudo de 1 Tessalonicenses, capítulo3, vemos Paulo falando sobre a missão de Timóteo e uma bela oração pela igreja de Tessalônica.

O capítulo está organizado da seguinte forma:

Veremos alguns pontos nesse estudo de 1 Tessalonicenses, capítulo 3.

Vídeo do estudo de 1 Tessalonicenses 3

Timóteo é enviado para Tessalônica

Paulo continua aqui o assunto que começou no final do capítulo 2, desta vez explicando que não podiam mais suportar a ausência daquela igreja:

“Pelo que, não podendo esperar mais, de boa mente quisemos deixar-nos ficar sós em Atenas;
e enviamos Timóteo, nosso irmão, e ministro de Deus, e nosso cooperador no evangelho de Cristo, para vos confortar e vos exortar acerca da vossa fé;”

1 Tessalonicenses 3:1,2

Assim combinam, em Atenas, de se separarem novamente. Note que, no relato de Atos, não vemos esse encontro deles em Atenas. Lá, parece que eles se separam em Bereia e só se reencontram em Corinto. Eles se encontraram em Atenas e depois, novamente, em Corinto.

Isso mostra um pouco da importância de estudarmos a bíblia toda, e não apenas pequenas passagens. A Palavra se conecta de Gênesis a Apocalipse, precisamos entendê-la no todo.

Uma outra coisa que aprendemos aqui é sobre a importância de Timóteo para o ministério de Paulo. Já falei sobre algo parecido no estudo de Atos. Vemos aqui, novamente, que mesmo aquelas pessoas que nós não damos tanta atenção, são fundamentais no ministérios daqueles que aparecem mais, que se destacam.

Timóteo foi enviado para aquela igreja para lhes “confortar e exortar acerca da fé”. Certamente não era um trabalho qualquer, ainda mais se tratando de uma igreja que não havia recebido tanta atenção quanto, provavelmente, Paulo gostaria de ter liberado para eles e que estava passando por constantes perseguições.

A perseguição aos cristãos em Tessalônica era tão intensa que, quando Paulo sai de lá e vai para a Bereia, os judeus de Tessalônica vão atrás dele em Bereia. Estes judeus de Tessalônica odiavam o movimento cristão.

Em resumo, devemos sempre considerar todas as pessoas que trabalham no ministério. Tanto as que estão sob os holofotes, quanto as que estão trabalhando nas sombras.

O retorno de Timóteo

Quando Timóteo volta da expedição até Tessalônica, lemos o relato:

“Vindo, porém, agora, Timóteo de vós para nós e trazendo-nos boas novas da vossa fé e amor e de como sempre tendes boa lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como nós também a vós,”

1 Tessalonicenses 3:6

O jovem Timóteo que, pouco tempo antes, havia começado a caminhar com Paulo, retorna com boas notícias após seu trabalho de confirmação da igreja de Tessalônica. Isso conforta o coração de Paulo e o estimula a escrever essa carta.

Ao meditar nessa passagem, fiquei pensando sobre qual seria o relato de Timóteo se ele viesse me visitar como igreja. O que diria de mim e da comunidade com a qual caminho? Você pode fazer a mesma reflexão: qual relato Timóteo levaria para Paulo após lhe visitar?

Essa reflexão se conecta com as cartas de apocalipse para as igrejas. Aquelas cartas são um relato do que Cristo tinha para falar sobre as igrejas. O que Cristo fala sobre você?

A oração de Paulo

Paulo faz uma bela oração por essa igreja na parte final do capítulo:

“E o Senhor vos aumente e faça crescer em amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco; para confortar o vosso coração, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos.”

1 Tessalonicenses 3:12,13

Essa oração de Paulo é muito interessante. Ele aborda os seguintes temas:

Ainda nessa oração, Paulo fala pela terceira vez nesta carta sobre o retorno de Cristo dizendo que, na vinda de Cristo, devemos ser encontrados irrepreensíveis em santidade.

Cristo retornará para desposar a sua noiva. Ele quer encontrar uma noiva santa, não uma noiva promíscua, que adulterou com o mundo, que o traiu com o padrão do mundo. Nós somos a noiva de Cristo e Ele quer nos achar como a noiva perfeita.

Para compreender melhor

Deixo aqui duas atividades para esse estudo de 1 Tessalonicenses, capítulo 3:

Paz.

Sair da versão mobile