Ícone do site JC na Veia

Sim, sim, não, não…

Sim sim não não

“Acima de tudo, porém, meus irmãos, não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto; antes, seja o vosso sim sim, e o vosso não não, para não cairdes em juízo.” (Tiago 5:12)

Esta passagem é mais conhecida como “sim, sim, não, não” é muito de nós declaram-na com certa frequência. Porém, apesar das constantes vezes em que a trazemos à memória, sinto que ainda é muito maior a frequência com que aceitamos a nossa volatilidade.

Somos extremamente volúveis. Hoje nosso sim é “sim”, amanhã torna-se um “talvez” e muito provavelmente mais tarde torne-se um “não” com veemência.

Vejo isso acontecer comumente nos relacionamentos entre casais, infelizmente. E não pense que estou colocando-me numa posição superior ao dizer isso. Muito pelo contrário, isso certamente vale para mim antes de valer para qualquer leitor.

Hoje o casal se ama, se vê todos os dias, mantém um padrão correto antes do casamento não só de santidade, mas também de proceder. Amanhã as dúvidas e os desejos começam a surgir, toda aquela força que existia no “sim” começa a se tornar um “quem sabe” e as coisas desandam. Aí vemos namoros começando e terminando no meio da igreja com a velocidade dos vídeos do YouTube.

No casamento acontece a mesma coisa, no emprego, na própria igreja. Hoje aquela pessoa é fiel à igreja e está “na melhor igreja do mundo”. Amanhã ela se desentende com o suplente de auxiliar temporário de diácono e aquela igreja passa a ser uma porcaria.

Três semanas depois as mesmas pessoas lembram-se do “sim, sim, não, não”, mas não se lembram de suas atitudes recentes.

Somos extremamente volúveis. 

E eu não estou querendo concluir nada com este texto. Só quero que, assim como eu, você também esteja refletindo sobre você mesmo.

Paz.

Sair da versão mobile